O Pix do Itaú Unibanco está enfrentando instabilidade na manhã desta quinta-feira (19), com clientes relatando dificuldades para realizar transferências pelo aplicativo. O banco confirmou que o problema está afetando parte dos usuários e afirmou que está trabalhando para que as operações sejam normalizadas o mais rápido possível, sem informar previsão de resolução.
De acordo com relatos e monitoramento de serviços especializados, a falha se manifesta quando o aplicativo indica que a “chave informada não existe” ao tentar iniciar uma transação via Pix — tanto para contas do próprio Itaú quanto para contas de outras instituições, indicando um problema generalizado no uso do meio de pagamento pelo aplicativo.
A instabilidade também foi percebida quando usuários tentaram realizar transferências para contas do Itaú a partir de apps de outros bancos, com mensagens dizendo que o Pix está “em processamento”, o que reforça as dificuldades momentâneas na comunicação do sistema.
Segundo dados do site de monitoramento Downdetector, que registra queixas de usuários em tempo real, as notificações de problema começaram a aparecer por volta das 9h, com a maioria delas relacionada especificamente ao Pix no Itaú. As buscas por termos como “Itaú fora do ar hoje” e “Pix Itaú instabilidade” também tiveram aumento nas ferramentas de tendências de pesquisa nesta manhã.
Até o momento, outros serviços financeiros de diferentes bancos não registram problemas equivalentes, indicando que a instabilidade está concentrada no Itaú. Autoridades bancárias ou o próprio banco ainda não detalharam a origem técnica da falha.







































