A Amazon anunciou que vai bloquear aplicativos usados para acessar transmissões ilegais em dispositivos da linha Fire TV Stick, que transformam televisores comuns em smart TVs. A medida já começou a ser aplicada na França e na Alemanha, e deve se estender para outros países em breve.
Segundo a empresa, a iniciativa busca reforçar o combate à pirataria, especialmente em transmissões esportivas, e proteger os usuários contra riscos como malware, vírus e fraudes. O bloqueio vale tanto para novos aparelhos quanto para modelos antigos e atinge aplicativos instalados fora da Amazon Appstore, o que inclui plataformas alternativas e ferramentas que tentam burlar restrições geográficas com o uso de VPNs.
No Brasil, a Amazon informou que a medida ainda não está em vigor. Atualmente, o Fire TV Stick, vendido por R$ 329, oferece acesso oficial a plataformas como Netflix, Prime Video, YouTube, Globoplay e Disney+.
O que muda para os usuários
Os dispositivos Fire TV Stick há anos são associados ao uso de aplicativos de streaming pirata. Esses programas de terceiros permitiam assistir a filmes, séries e eventos esportivos sem pagar pelos serviços originais. Com o novo bloqueio, nem mesmo quem realizava a instalação manual — por meio do sideloading — conseguirá mais utilizar esses apps.
A decisão coincide com o lançamento do Fire TV Stick 4K Select, que substitui o sistema Android por uma versão baseada em Linux, mais segura e menos vulnerável a modificações. Esse novo modelo restringe a instalação de aplicativos apenas à loja oficial da Amazon, tornando o sistema mais fechado.
Combate à pirataria
Em comunicado ao portal The Athletic, a Amazon afirmou que o objetivo é proteger criadores de conteúdo e consumidores. “A pirataria é ilegal e sempre trabalhamos para bloqueá-la em nossa loja de aplicativos. Agora, também vamos bloquear aplicativos identificados como provedores de conteúdo pirata, inclusive os baixados de fora de nossa loja”, declarou a empresa.

Um levantamento da YouGov Sport, encomendado pelo The Athletic, revelou que 9% dos adultos do Reino Unido — cerca de 4,7 milhões de pessoas — assistiram a esportes de forma ilegal em 2025. Desses, 42% utilizam sites não autorizados e 31% recorrem a dispositivos como o Fire TV Stick.
Com essa decisão, a Amazon reforça sua política de segurança e combate à pirataria digital, movimento que tende a se expandir globalmente nos próximos meses.
Clique Aqui para ver a matéria de inspiração.








































