Em Rio Pardo, distrito de Porto Velho (RO), uma iniciativa inovadora vem unindo educação, tecnologia e sustentabilidade: o projeto “Rega Inteligente”, desenvolvido por professores e alunos da Escola Estadual Fernando de Souza Gomes, mostra que a robótica educacional pode ser uma poderosa aliada na preservação ambiental e no aprendizado prático das ciências.
Idealizado pelos autores do capítulo de livro:
Maicon Maciel Ferreira de Araújo (Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – PGDRA/UNIR e Professor da Mediação Tecnológica de Rondônia – Seduc/RO), Weliton Monção Cordeiro (Professor da Escola Fernando de Souza Gomes em Rio Pardo/RO), Pedro Gabriel da Silva Barros (estudante), Wemerson Souza da Silva (estudante) e Fabrício Moraes de Almeida (Docente na Universidade Federal de Rondônia), o projeto “Rega Inteligente” nasceu do desafio de ensinar Ciências da Natureza de forma contextualizada, aproximando o conteúdo acadêmico da realidade do campo.

O grupo utilizou robótica alternativa educacional, feita com materiais recicláveis e sucata eletrônica, para desenvolver um sistema de irrigação automatizado capaz de monitorar a umidade do solo e acionar uma bomba d’água por 30 segundos quando o índice de umidade cai abaixo de 50%. O sistema também envia alertas automáticos via WhatsApp, utilizando plataformas de baixo custo como Arduino e ESP32.

O resultado foi surpreendente: uma horta escolar inteligente que economiza água, promove o aprendizado multidisciplinar e estimula o pensamento computacional, a criatividade e a consciência ambiental dos alunos. Ao todo, cerca de 80 estudantes do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos participaram diretamente do projeto, integrando ciência, agricultura familiar e hábitos alimentares saudáveis.

Além de conquistar espaço nas salas de aula, o “Rega Inteligente” ganhou destaque em eventos científicos de Rondônia, sendo apresentado no Seminário Regional de Tecnologia, em Ariquemes, e na Exposição de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional de Rondônia (Expocitec), em Porto Velho. Essas participações reforçaram o potencial da iniciativa como modelo de ensino sustentável e replicável em outras escolas rurais.
Mais do que uma ferramenta de automação, o projeto representa uma nova forma de ensinar, onde alunos são protagonistas do processo criativo e aprendem a resolver problemas reais com base na ciência e na tecnologia. A robótica, antes restrita a grandes centros urbanos, agora ganha um toque amazônico, transformando escolas do interior em laboratórios de inovação sustentável.








































