Expojud 2025 destaca inovações do TRT-14 com uso de Inteligência Artificial
Escola Judicial apresenta avanços no uso ético e eficiente da tecnologia para aprimorar a formação de magistrados e servidores.
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TRT14 - 50
Publicado em
foto - TRT-14
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) marcou presença na Expojud 2025, o maior congresso internacional de tecnologia, inovação e direito voltado ao ecossistema de Justiça. O evento reuniu especialistas e instituições de todo o país para debater os impactos e oportunidades da Inteligência Artificial (IA) no aperfeiçoamento dos serviços públicos e na formação de profissionais do sistema judiciário.
--Continua após a publicidade--
A comitiva do TRT-14 contou com o presidente desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, a diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, a juíza do Trabalho e vice-diretora da Ejud-14 Soneane Raquel Dias Loura Simioli, o secretário-geral João Bosco Machado de Miranda e o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação Robert Armando Rosa.
Durante o congresso, o presidente Ilson Pequeno destacou o papel estratégico da Inteligência Artificial na transformação digital da Justiça do Trabalho.
“A IA se tornou uma ferramenta essencial para aprimorar a prestação jurisdicional. Ela nos ajuda a ser mais eficientes, acessíveis e efetivos para a sociedade”, afirmou.
O secretário-geral João Bosco Miranda ressaltou que o investimento em tecnologia deve caminhar junto com a capacitação profissional:
“A IA é um caminho promissor para modernizar nossos processos e garantir que a Justiça do Trabalho continue protegendo os direitos dos trabalhadores.”
foto – TRT-14
Escola Judicial e o futuro da formação
A Escola Judicial (Ejud-14), sob a direção da desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, apresentou suas experiências no Painel Leaders Talks Escolas Judiciais, com foco no uso da IA para modernizar práticas pedagógicas e administrativas.
“Na Ejud-14, vemos a Inteligência Artificial como uma poderosa aliada na busca pela excelência na formação dos nossos magistrados e servidores. Nosso objetivo é usar a tecnologia de forma ética, responsável e validada por humanos”, afirmou Cesarineide.
Entre as aplicações da IA destacadas pela Ejud-14 estão:
Avaliação de normas e diretrizes;
Elaboração de expedientes padronizados;
Otimização da comunicação institucional;
Apoio ao Plano de Capacitação;
Aprimoramento de projetos pedagógicos.
A participação do TRT-14 na Expojud reforça o compromisso da Justiça do Trabalho com a inovação tecnológica, a transparência e a formação continuada, pilares essenciais para um Judiciário mais moderno e acessível.
Atrasos superiores a três meses nos repasses da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU/RO) levam a empresa INSTRUAUD a suspender atividades a partir de 31 de outubro, afetando serviços essenciais em Porto Velho, Extrema e São Francisco do Guaporé.
O ministro da Defesa Nacional, Cíbar Benítez, anunciou que o governo de Santiago Peña emitirá um decreto classificando o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
Os interessados em vagas remanescentes do Fies têm até as 23h59 desta quinta-feira (30) para se inscreverem exclusivamente pela internet. O financiamento é destinado a estudantes de baixa renda.
Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou pela segunda vez o pedido do deputado Gustavo Gayer para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro. A proibição se deve ao fato de Gayer ser investigado em um caso conexo ao de Bolsonaro.
O Ministério da Cultura (MinC) lançou o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais, que disponibilizará R$ 17 milhões via Lei Rouanet para incentivar pelo menos 30 projetos em todo o país, com foco em inclusão e diversidade regional.
Após o acidente, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenaram o resgate em uma aeronave do Grupo de Aviação do Estado (GAVE), que encaminhou a vítima às pressas ao Hospital João Paulo II.
Power trio rondoniense comemora o segundo aniversário do álbum Voice Of Rage com apresentação gratuita neste sábado (1º) no Teatro Belas Artes de Ariquemes.
Sebrae Rondônia lança programa nacional Ali Coop para modernizar cooperativas e impulsionar a bioeconomia, beneficiando mais de 3 mil famílias na Amazônia.
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu diversas medidas na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas, para reduzir a letalidade policial no Rio de Janeiro. A discussão retornou após a Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou a abertura de 213.002 postos de trabalho com carteira assinada em setembro. A criação de vagas, no entanto, caiu 15,6% em relação ao mesmo mês de 2024.
Os candidatos da segunda etapa do Revalida 2025/1 que apresentaram recursos já podem consultar o parecer final das bancas de especialistas. O resultado definitivo do exame será publicado nesta sexta-feira (31).
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/2025), aposta do governo para a segurança pública, enfrenta resistência no Congresso e de governadores. A principal crítica é a atribuição à União da elaboração do plano nacional, vista como uma “centralização” de poder.