DOMINGO, 19/10/2025

Em destaque

Projeto do programa Centelha financiado pelo governo de Rondônia é destaque em artigo científico sobre piscicultura

Estudo apresenta protótipo de aerador fotovoltaico aplicado à piscicultura familiar e reforça viabilidade técnica e econômica de energia solar em áreas rurais.

Por Victória Angelo Bacon |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Projeto do programa Centelha financiado pelo governo de Rondônia é destaque em artigo científico sobre piscicultura
Fotos: Arquivo Fapero

Um estudo realizado por pesquisadores de uma instituição de ensino superior privada de Ji-Paraná e da Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi publicado na Revista de Ciências, Tecnologia e Inovação (Nativa), intitulado: “Viabilidade técnica e econômica para implantação de um protótipo de aerador fotovoltaico aplicado à Piscicultura Familiar no interior de Rondônia”.

O governo de Rondônia celebra mais uma contribuição significativa para o avanço da ciência e do desenvolvimento sustentável da piscicultura,  resultado do trabalho do pesquisador Jerônimo Vieira Dantas Filho, desenvolvido com apoio financeiro da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), por meio de sua participação no programa Centelha II.

O estudo apresenta um protótipo inovador de aerador fotovoltaico, desenvolvido com foco na piscicultura familiar. O sistema mostrou-se viável para garantir a operação contínua dos equipamentos essenciais à piscicultura e propõe a implementação de um sistema off-grid (sistema de energia, geralmente solar, que funciona de forma autônoma) para atender às demandas energéticas de pequenas propriedades no interior de Rondônia, especialmente em locais sem fornecimento convencional de energia elétrica, promovendo a sustentabilidade energética e reduzindo a dependência de fontes tradicionais de energia. Os resultados reforçam a viabilidade técnica e econômica da adoção de soluções fotovoltaicas em pequenas propriedades aquícolas, sobretudo em regiões remotas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a publicação evidencia a capacidade do estado em fomentar projetos que geram impactos reais na economia e na qualidade de vida das comunidades rurais. “Ao apoiar pesquisadores e projetos inovadores, o governo contribui para que Rondônia se destaque na pesquisa científica e na aplicação de tecnologias sustentáveis para o setor produtivo”, ressaltou.

Projeto foi desenvolvido com apoio financeiro da Fapero, por meio de sua participação no programa Centelha II

O projeto “Aerador fotovoltaico aplicado à Piscicultura Familiar de Rondônia” foi aprovado nas três etapas do programa Centelha II, sendo devidamente formalizado e contratado, o que possibilitou o recebimento do recurso financeiro de subvenção. O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi.

MAIS SOBRE O ARTIGO

A pesquisa em questão demonstra que o Brasil possui características geográficas e climáticas extremamente favoráveis à geração de energia solar, tornando este tipo de sistema ideal para propriedades afastadas da rede elétrica convencional ou que buscam maior autonomia energética. O artigo ressalta que o sistema desenvolvido garante a operação contínua do aerador, contribui para a saúde dos peixes e reduz os custos operacionais, representando ainda uma alternativa limpa e econômica para áreas rurais com acesso limitado à rede elétrica. O artigo completo está disponível no link.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia anuncia 2ª edição do Conexão Tech.RO em novembro

Governo de Rondônia anuncia 2ª edição do Conexão Tech.RO em novembro

Maior evento de tecnologia do estado reunirá especialistas e estudantes para debater inovação digital e transformação tecnológica.
L

22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: IFRO destaca cultura oceânica e inovação em Porto Velho

Com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o câmpus Porto Velho Zona Norte do IFRO promove oficinas, palestras e experiências imersivas que conectam ciência e sociedade.
L
Governo de Rondônia adere ao ProPEN e reforça compromisso com a transformação digital na gestão pública

Governo de Rondônia adere ao ProPEN e reforça compromisso com a transformação digital na gestão pública

A adesão ao Programa Nacional de Processo Eletrônico amplia a digitalização administrativa, trazendo mais agilidade, transparência e economia de recursos no Estado.
L

Como criar um funil de vendas eficiente com WhatsApp automatizado?

Descubra como criar um funil de vendas eficiente com WhatsApp automatizado, usando automação de vendas, qualificação de leads e controle de jornada para aumentar conversões.
L

Smartphones, IA e moedas digitais: o futuro dos dispositivos e do dinheiro

Novos smartphones com chips avançados e câmeras robustas vão além do hardware, tornando-se centrais em pagamentos digitais e identidade eletrônica.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura realiza limpeza e remove entulho na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição

No sábado, (18), a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) removeu o entulho acumulado em quintais da rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição, zona Sul.
L

Momento Agro: Rastreabilidade bovina com Julio Cesar Rocha Peres

Durante a entrevista, Julio Cesar irá explicar como funciona o sistema de rastreamento.
L

Programa Gospel News: Entrevista com Pr. Davi Lamarão

Uma conversa de fé e esperança que vai inspirar você!
L
Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Ministério da Saúde atualiza dados e informa 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, com 87 ocorrências ainda em investigação.
L

Sintonia 360: entrevista com Maria Emanuella Lima e Marlene Lima

Um bate-papo sobre esporte, superação e oportunidades para jovens na Praça Céu.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

POLÍTICA

Ciro Gomes deve se filiar ao PSDB e disputar governo do Ceará em 2026, diz presidente da sigla

Presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirma que filiação será oficializada na próxima semana e que Ciro pretende retornar ao comando do estado nas eleições de 2026.
L

Lula busca aproximação com a Assembleia de Deus Madureira

Encontro com o bispo Samuel Ferreira reforça estratégia política e religiosa do governo para 2026
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

A capacitação é voltada a mulheres que desejam iniciar um empreendimento ou aprimorar a gestão de negócios já existentes.
L
Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, concede cinco dias para defesa do ex-presidente Fernando Collor justificar equipamento sem bateria durante prisão domiciliar.
L
Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Com voto de Luís Roberto Barroso, placar no STF fica em 2 a 0 pela descriminalização, mas julgamento é suspenso por pedido de destaque de Gilmar Mendes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Apesar da gravidade da batida, o motorista não ficou ferido, havendo apenas danos materiais.
10
Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

O homem de 26 anos foi cercado e agredido por moradores após ser flagrado dentro de uma residência no bairro Agenor de Carvalho.
10
Carro avança preferencial e atinge casal de amigos em moto na Pau Ferro

Carro avança preferencial e atinge casal de amigos em moto na Pau Ferro

O casal ficou ferido após o motorista de um Palio invadir a preferencial no cruzamento da Rua Pau Ferro com Vitória Régia, no bairro Eldorado.
12
Curso de combate veicular aprimora técnicas e segurança dos policiais penais

Curso de combate veicular aprimora técnicas e segurança dos policiais penais

Capacitação em Porto Velho reforça estratégias de defesa e atuação em situações de risco.
L
Militares do BPFRON dão instrução sobre sono no Curso de Operações Policiais da PCRO

Militares do BPFRON dão instrução sobre sono no Curso de Operações Policiais da PCRO

Coronel De Oliveira, do Batalhão de Polícia de Fronteira, ministra aula a policiais civis sobre “Efeitos Fisiológicos do Sono” e sua importância para o desempenho tático e a segurança operacional.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especialista em saúde pública desafia presidente do Conselho Municipal de Bellingham em disputa eleitoral

Disputa pelo Distrito 2 em Bellingham coloca frente a frente a presidente do Conselho Municipal, Hollie Huthman, e a epidemiologista Leah Wainman, que defendem propostas ligadas à habitação, saúde pública e equidade social.
L

Johnson chama protesto “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”; organizadores rebatem

Após chamar a manifestação “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”, o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, é alvo de críticas de democratas e organizadores, que defendem o movimento como pacífico e pró-democracia.
L
Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Investigada por suposta ligação com organização criminosa e atos de tortura, a influencer tem o caso acompanhado de perto pelo advogado, que defende a aplicação de medidas cautelares.
L
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

A entrega de 269 títulos reforça o compromisso da Prefeitura em garantir moradia digna, segurança jurídica e inclusão social para centenas de famílias.
L
Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Eventos em Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal reforçam educação fiscal e transparência.
L
Energisa leva Caminhão Itinerante ao “Portões Abertos” da Base Aérea

Energisa leva Caminhão Itinerante ao “Portões Abertos” da Base Aérea

Unidade Móvel oferece experiências interativas sobre energia e segurança à comunidade.
L
MPRO reforça atuação no segundo grau com posse de João Francisco Afonso

MPRO reforça atuação no segundo grau com posse de João Francisco Afonso

Novo Procurador de Justiça assume cargo e reafirma compromisso com combate à corrupção e defesa da sociedade.
L
Acidente deixa motociclista ferido no bairro Dom Bosco

Acidente deixa motociclista ferido no bairro Dom Bosco

Colisão lateral entre carro e moto em Ji-Paraná resulta em atendimento médico de emergência.
14
Polícia Civil prende quatro suspeitos de latrocínio em Pimenta Bueno

Polícia Civil prende quatro suspeitos de latrocínio em Pimenta Bueno

PCRO cumpre mandados de prisão temporária contra quatro investigados por roubo seguido de morte de homem brutalmente agredido na cidade em agosto.
14
Dupla suspeita de furto na zona rural de Nova Londrina é presa

Dupla suspeita de furto na zona rural de Nova Londrina é presa

Polícia Militar recupera armas, objetos e motocicleta utilizados no crime em propriedade rural.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.