A Prefeitura de Porto Velho começou a utilizar, nesta segunda-feira (1º), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A ferramenta digital permite a produção, gestão e tramitação eletrônica de documentos e processos administrativos, promovendo maior eficiência e transparência na gestão pública.
O SEI possibilita o acompanhamento em tempo real dos processos, reduzindo o uso de papel, impressão e transporte de documentos, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental. A nova plataforma integra órgãos como Ministério Público, Tribunal de Contas, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e tribunais federais, garantindo fluxo de informações mais ágil entre setores.
Segundo o superintendente municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa, Cezar Marini, o sistema possui uma interface intuitiva que simplifica o dia a dia dos servidores e promove maior integração entre as áreas. “Nossa equipe treinou quase mil servidores, que agora são multiplicadores do uso do SEI. Ele vai facilitar o trabalho entre as secretarias e demais instituições públicas”, destacou.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, reforçou que a implantação do SEI marca o início de uma transformação digital na administração municipal, fortalecendo a proteção de dados, agilizando decisões e tornando os serviços mais acessíveis à população. “Essa tecnologia consolidada, sem custos de licenciamento, representa um avanço significativo na gestão da nossa capital”, afirmou.