O processo de transformação digital na fiscalização de trânsito em Rondônia avança com a implementação do talonário eletrônico no Cone Sul do estado. A ferramenta, já utilizada em outras regiões, moderniza o trabalho do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), proporcionando mais agilidade nas abordagens, precisão nas informações e maior segurança para a população.
Na última semana, agentes de trânsito de Vilhena participaram de capacitação, coordenada pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), que envolveu teoria e prática. A parte prática ocorreu durante a operação “Duas rodas, uma só vida”, focada na fiscalização de motociclistas inabilitados.
O talonário eletrônico permite que as autuações sejam feitas em tempo real, reduzindo erros e facilitando a inserção de dados durante as abordagens. Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a ferramenta representa um salto de eficiência. “O agente, na rua, com o talonário na mão, consegue acessar e inserir dados com maior precisão, o que antes demorava mais tempo e exigia etapas manuais.”
O diretor da DTFAT, Welton Ribeiro, destacou que o principal objetivo da ferramenta é aumentar a segurança no trânsito. “O talonário não é apenas para fiscalização, mas para salvar vidas.”
Com essa implementação em Vilhena, todas as regionais do Detran-RO já utilizam o talonário eletrônico, parte de um conjunto de ações da atual gestão focadas na redução de acidentes e na melhoria dos serviços à população.
Na operação “Duas rodas, uma só vida”, realizada no bairro Jardim das Oliveiras, os agentes focaram na remoção de motociclistas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para a chefe da divisão de Operações e Monitoramento de Trânsito em Vilhena, agente Daiane Lopes, o talonário eletrônico representa uma grande mudança. “A ferramenta traz mais celeridade e eficiência, facilitando abordagens rápidas e seguras. Motoristas inabilitados colocam em risco a si e aos outros, e essa fiscalização é fundamental para a segurança de todos.”