Órgãos estaduais, municipais e federais participaram, na última semana, de uma reunião estratégica para definir o plano de atuação conjunta no enfrentamento às queimadas em Rondônia. Durante o encontro, realizado no Corpo de Bombeiros Militar, foi apresentado o Projeto Sentinela, ferramenta tecnológica que reforça o monitoramento e combate aos incêndios florestais.
Tecnologia a serviço do meio ambiente
Desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o Sentinela cruza dados de satélites da NASA e do Painel do Fogo, do Ministério da Defesa (Censipam), para identificar focos de calor em tempo real. Essas informações são processadas por um chatbot, que envia alertas automáticos diretamente aos bombeiros por Telegram.
Segundo o diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, a proposta é agilizar a resposta às ocorrências. “Unimos dados precisos, comunicação automatizada e mapas georreferenciados. Essa integração entre tecnologia e equipes de campo é fundamental para preservar o meio ambiente e proteger a população”, explicou.
Desde sua implantação em 2024, o Sentinela já emitiu mais de 3 mil alertas, colaborando diretamente com o trabalho do Corpo de Bombeiros.
Expansão com Sala de Situação
Além do monitoramento automatizado, o projeto está em fase de expansão com a criação da Sala de Situação, painel visual que exibe focos de incêndio e a estrutura de resposta disponível. A plataforma também terá suporte de uma mesa de monitoramento no Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), que vai permitir acionar batalhões com mais agilidade.
“A Sala de Situação oferece uma visão clara e estratégica das ocorrências, facilitando decisões integradas. Já a base no CIOP vai garantir mobilização rápida dos recursos”, destacou Pedro Gomes, coordenador de Gestão de Dados da Setic.
Integração entre órgãos e Operação Verde Rondônia
A reunião também contou com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Força Nacional e Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
O encontro reforçou o compromisso de atuação integrada dentro da Operação Verde Rondônia, ampliando a fiscalização e a resposta imediata aos focos de incêndio, principalmente no período mais crítico de estiagem.