Com o intuito de priorizar o atendimento ao público, a comodidade e agilidade nos serviços, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) apresentou os avanços realizados pelo órgão, ao público presente na 12ª Rondônia Rural Show Internacional, na quinta-feira (29), no Centro tecnológico Vandeci Racki, em Ji-Paraná.
As transformações tecnológicas, que visam a modernização dos serviços, iniciaram em junho de 2024, trazendo ainda mais eficiência e segurança para o atendimento público, e fortalecendo o compromisso com a transparência e a cidadania.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as inovações e tecnologias são determinantes para agilizar os serviços, proporcionando mais praticidade para a vida do cidadão no seu dia a dia.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da Autarquia, pois além de tornar o serviço mais ágil, seguro e digital ao cidadão nos postos de atendimento, o uso da tecnologia adotada no trânsito permitiu, também, maior segurança, com as câmeras de vigilância e de identificação das placas veiculares.
AVANÇOS
Sob a liderança da CTI, o Departamento implementou inovações que aprimoram os serviços relacionados a veículos, habilitação e fiscalização de trânsito. O coordenador Franco Luiz Bianchini Maciel enfatizou os avanços realizados e os investimentos para facilitar a vida do cidadão rondoniense.
O assessor de Pesquisas e Inovações, Carlos Malty Junior, apresentou as principais novidades:
Consulta do Transporte Escolar, que proporciona mais segurança e tranquilidade às famílias, ao permitir a verificação da vistoria dos veículos de forma online;
Sistema de Defesa de Recurso de Multa Online, que agiliza processos e reduz a burocracia para o cidadão;
Vistoria Eletrônica, que simplifica o procedimento para registro de veículos;
Blitzes Inteligentes, equipadas com câmeras OCR, que já contribuíram para a recuperação de mais de 20 veículos em 2024, aumentando a segurança da população;
Implantação de plataforma para realização de leilão de forma eletrônica, facilitando o acesso e participação da população para aquisição de veículos junto ao Departamento; e
Sistema de CNPJ para indicação de condutor do veículo, que trouxe economia significativa para as empresas, que passaram a ter autonomia, onde anteriormente era comum a contratação de profissionais autônomos para intermediar os processos junto ao Detran-RO (despachantes).
Além disso, a implantação do atendimento virtual, feita pela Central de Serviços, supera 90 mil registros mensais, evidenciando o compromisso da instituição com a eficiência e a modernização.
Com foco contínuo na evolução, o Detran-RO se prepara para lançar ainda mais inovações, incluindo o sistema da CNH Social, a automatização de recursos com inteligência artificial, atendimento ao cidadão via WhatsApp e um novo sistema de venda digital e primeiro emplacamento.