DOMINGO, 24/08/2025
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores utilizam IA na prospecção de medicamentos

UNIR e Fiocruz-RO desenvolveram softwares para acelerar a descoberta de fármacos, otimizar testes e facilitar diagnósticos.

Por ASCOM UNIR - 30

Publicado em 

Pesquisadores utilizam IA na prospecção de medicamentos

A cada dia, a inteligência artificial (IA) está mais presente em pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Em Porto Velho, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Fiocruz Rondônia utilizam o auxílio da IA na prospecção de novos fármacos para diversas doenças. O grupo já desenvolveu três softwares para auxiliar a comunidade acadêmica nessas investigações e uma quarta ferramenta está em fase de revisão para publicação.

As pesquisas são desenvolvidas no Centro de Estudos de Biomoléculas Aplicadas à Saúde (CEBio), no Campus UNIR de Porto Velho, sob a coordenação do pesquisador Fernando Zanchi. Uma equipe multidisciplinar também  atua no projeto e reúne alunos, pesquisadores e voluntários das áreas de Física, Química, Biomedicina, Biologia, Farmácia, Ciências da Computação e Bioquímica.

Com o auxílio da inteligência artificial, os softwares desenvolvidos pelos pesquisadores aplicam os conhecimentos dessas diversas áreas para analisar as estruturas moleculares de compostos químicos e verificar sua eficácia para o tratamento de enfermidades.

A intenção é facilitar as etapas da investigação de novos fármacos (medicamentos) ou ainda novas aplicações de medicamentos já conhecidos para o tratamento de doenças e problemas de saúde, especialmente aqueles que afetam os moradores da região Amazônica, como malária, dengue e leishmaniose, por exemplo.

Acelerar a produtividade e reduzir custos

Os estudos de viabilidade de potenciais medicamentos seguem etapas minuciosas, e muitas vezes demoradas. O objetivo das ferramentas desenvolvidas pelos pesquisadores da UNIR e Fiocruz é agilizar algumas dessas fases, otimizando o trabalho dos pesquisadores e gerando economia de tempo e de recursos financeiros.

Fernando Zanchi explica que para produzir um novo remédio é necessário conhecer tanto as estruturas moleculares dos patógenos, que são os microorganismos causadores de doenças, quanto a dos candidatos a fármacos. Depois, os pesquisadores fazem o cruzamento dessas informações, no chamado teste de interação no laboratório, até chegar a um potencial resultado.

Tudo isso leva bastante tempo, e o trabalho dos softwares é justamente armazenar e processar milhares de informações sobre a composição das estruturas moleculares dos patógenos, com o intuito de acelerar as etapas das pesquisas, poupando tempo de estudo e trabalho humano.

Os programas agilizam significativamente o trabalho dos pesquisadores: “Já deixamos diversos alvos preparados no sistema, eliminando todo o processo de filtragem dos alvos enzimáticos dos patógenos, de inserção desses dados no programa e de execução das interações de muitas moléculas contra muitos alvos. Ele [o pesquisador] só vai precisar entrar com as moléculas candidatas a fármacos. Por exemplo, se algum pesquisador suspeitar que um fármaco, já utilizado como antibiótico, poderá também atuar contra o Plasmódio causador da Malária, então ele poderá testar sua hipótese usando nosso software. E tudo isso de forma ágil e acessível via web”, explica Fernando.

Sobre os programas

Cada um dos softwares desenvolvidos possui suas especificidades. O Visual Dynamics, por exemplo, permite simular qualquer estrutura proteica de qualquer patógeno, enquanto o software que segue em fase de teste será dedicado exclusivamente ao Plamódio causador da Malária.

Visual Dynamics é uma ferramenta para simulação de dinâmica molecular. Disponibilizado desde 2022, é utilizado atualmente por mais de 50 países em todos os continentes. Esse programa permite que o usuário simule o comportamento e interação de qualquer proteína que tenha relação com alguma doença, como diversos tipos de câncer, malária, Aids e Covid-19. Seu objetivo é adiantar etapas de pesquisas que investigam novos medicamentos para essas doenças.

Além disso, os dados reunidos no programa também podem levar à criação de outros produtos, como inseticidas e larvicidas, e auxiliar pesquisas voltadas para a preservação do meio ambiente. “Há registros de estudos que utilizam o programa na técnica de bioremediação – que usa microrganismos como bactérias, fungos e plantas, para descontaminação de áreas afetadas pela poluição”, afirma Fernando.

A pesquisa sobre o Visual Dynamics foi publicada na revista BMC Bioinfomatics (acesse aqui), e a ferramenta está disponível no link https://visualdynamics.fiocruz.br.

Já o PlasmoIA é um software baseado em inteligência artificial que foi desenvolvido para identificar o plasmódio causador da malária em imagens de microscopia. De acordo com o professor Fernando, essa ferramenta possui uma taxa de acerto de 98% na detecção da presença ou ausência de malária em amostras de sangue coletadas na lâmina. Nesse caso, a análise é feita rapidamente por meio de uma foto da amostra de sangue, produzida com auxílio de um microscópio e enviada para o sistema.

Por outro lado, a análise das lâminas feita por humanos é um pouco mais demorada e requer muita habilidade dos profissionais para rastrear o plasmodium nas amostras de sangue.

“Além do número reduzido de profissionais capacitados nas instituições de saúde, são necessários muitos anos de treinamento para atingir a excelência na profissão. Por isso, treinar o algoritmo para reconhecer a doença nas lâminas é uma alternativa para abreviar o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento dos pacientes, o que pode reduzir a transmissão entre pessoas”, observa o pesquisador Fenando Zanchi.

O software ainda precisa de um refinamento no sistema de identificação de casos em que não há malária. Isso porque, embora ele apresente uma alta sensibilidade de 98% para identificar os casos positivos, sua especificidade para os casos negativos ainda é baixa, impedindo a determinação de outras possíveis enfermidades que possam estar afetando o paciente.

Apesar dessa limitação, a combinação do diagnóstico médico, dos exames clínicos e dos resultados fornecidos pelo software permite uma identificação mais precisa de outras eventuais doenças.

Mais detalhes sobre o PlasmoIA estão disponíveis na revista PLOS (acesse aqui) e a ferramenta online, ainda em fase de validação, pode ser acessada em https://www.plasmoia.labioquim.fiocruz.br.

O terceiro programa, o PlasmoQSAR é uma ferramenta online para cálculo e predição de atividade anti-malária. Publicado na revista ACS OMEGA (acesse aqui) e disponibilizado no endereço www.qsar.labioquim.fiocruz.br,  o software está registrado no INPI sob o número  BR 51 2024 000346-0.

A “calculadora”, como é chamada por Fernando, é um modelo matemático utilizado para realizar testes de determinado composto químico no combate a uma cepa do plasmódio, parasita causador da malária. Nesse estudo, o modelo consegue prever a eficácia de compostos químicos análogos ao triclosan contra a cepa 3D7 do parasita Plasmodium falciparum.

O PlasmoQSAR é resultante de uma dissertação de mestrado orientada por Zanchi no Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PPGBIOExp), ofertado em cooperação entre a UNIR e a Fiocruz.

E o Plasmodocking, por sua vez, é uma ferramenta de prospecção de novos fármacos exclusivo contra malária, através de docking molecular. O programa oferece um aumento significativo na velocidade de cálculo do docking molecular, permitindo análises mais rápidas e triagem virtual de milhares de compostos, ideal para estudos de larga escala. Para isso, utiliza técnicas avançadas de busca e otimização, como algoritmos genéticos e busca local baseada em gradientes. O estudo está em fase de revisão para publicação, mas a ferramenta já pode ser acessada em:  https://plasmodocking-unir.ecotechamazonia.com.br/.

Sobre o coordenador –  A bioprospecção para tratamento de doenças é uma das principais motivações do pesquisador Fernando Zanchi, coordenador da pesquisa biinstitucional. Além de servidor da Fiocruz, ele também é professor nas pós-graduações em Biologia Experimental (PGBIOExp) e na Rede Bionorte. Desde 2014, passou a estudar ferramentas para ajudar pesquisadores iniciantes ou que estão trilhando o início da propescção de fármacos.

O professor Fernando acrescenta que o CEBIO – Centro de Estudos de Biomoléculas Aplicadas à Saúde está aberto para visitação e estágio. E os alunos da UNIR que tiverem interesse em conhecer o laboratório e as pesquisas desenvolvidas podem encontrá-lo no Bloco 3A (Bloco do Curso de Medicina), 2º piso.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Buscas com DNA é fortalecida pelo governo de RO; mobilização nacional amplia chances de reencontros

Buscas com DNA é fortalecida pelo governo de RO; mobilização nacional amplia chances de reencontros

Estado integra campanha nacional e mantém atendimento gratuito durante todo o ano nas unidades da Politec, com tecnologia e suporte às famílias.
L
Campanha em Rondônia amplia coleta de DNA entre 5 e 15 de agosto para identificar pessoas desaparecidas

Campanha em Rondônia amplia coleta de DNA entre 5 e 15 de agosto para identificar pessoas desaparecidas

Governo de Rondônia intensifica mobilização para coleta de DNA em várias cidades, fortalecendo o Banco Nacional de Perfis Genéticos.
L
Inscrições abertas para capacitação do Centelha III em Rondônia; programa deve lançar edital em fevereiro de 2026

Inscrições abertas para capacitação do Centelha III em Rondônia; programa deve lançar edital em fevereiro de 2026

A Trilha Pré-Centelha oferece formação gratuita e online para quem deseja transformar ideias inovadoras em negócios viáveis e concorrer no Centelha III
L
Rondônia avança no ranking de serviços digitais e conquista nível máximo em inclusão e modernização

Rondônia avança no ranking de serviços digitais e conquista nível máximo em inclusão e modernização

Estado sobe cinco posições no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais 2025, se destacando nacionalmente pela excelência em transformação digital
L

Adobe Express vs. Illustrator: qual é o melhor para conversão vetorial?

Esta publicação explica tudo de forma simples e interessante para que você possa fazer a melhor escolha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

RondonCAP realizou sorteio especial com sorteio de 40 salários mínimos no valor líquido de R$ 61.000,00 neste domingo

Sorteio do RondonCAP premiou com R$ 61 mil, TVs e Giros da Sorte neste domingo em Rondônia.
L

Muero por mi patria – Por Marquelino Santana

Amazônia e direitos humanos: como o discurso de ódio, a ganância e as feridas coloniais ameaçam territórios, culturas e populações ancestrais.
L

O conciliábulo do ato de ter – Por Marquelino Santana

Amazônia e direitos humanos: como o discurso de ódio, a ganância e as feridas coloniais ameaçam territórios, culturas e populações ancestrais.
L

Fiat Argo 2026 mantém protagonismo entre os hatches compactos

Linha traz recursos de segurança, conectividade e conforto para ampliar participação no segmento
L

Chevrolet Tracker 2026 mostra evolução em design, conectividade e eficiência

Linha chega em cinco versões e preserva características de espaço e autonomia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Gestão Marcos Rocha entrega caminhão de combate a incêndio ao Corpo de Bombeiros em Pimenta Bueno

O governador Marcos Rocha destacou que o novo veículo fortalece a segurança pública e amplia a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros em Rondônia
L
Deputado Ribeiro destaca aumento do limite de idade para ingresso na PM e Bombeiros de Rondônia

Deputado Ribeiro destaca aumento do limite de idade para ingresso na PM e Bombeiros de Rondônia

Lei sancionada por Marcos Rocha amplia para 35 anos a idade máxima de candidatos aos concursos das forças de segurança no Estado.
L
Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Vereadora recebeu denúncias de moradores sobre descarte irregular e falta de coleta de resíduos no trecho próximo ao Parque Natural.
L
Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Senador destinou três máquinas à Prefeitura e mais de R$ 800 mil para manutenção de UBS e compra de equipamentos de saúde.
L
Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

A ação, promovida pela Escola do Legislativo de Rondônia, com apoio do deputado Cássio Gois e de vereadores, reforça a importância da comunicação acessível para todos.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: PM prende motorista que fugiu pelo mato após matar motociclista atropelado

O fato aconteceu no início da tarde deste domingo (24), na Estrada do Areia Branca, zona rural em Porto Velho
18

Motorista foge depois de atropelar casal com criança em moto na zona sul; piloto morreu

O Samu socorreu a mãe com a criança para o Hospital João Paulo II, já o piloto não resistiu e morreu.
18

Padre é preso no Paraná suspeito de abusar sexualmente de adolescentes e jovens

Religioso de 41 anos foi detido temporariamente em Cascavel por envolvimento em crimes contra membros de comunidade católica e adolescentes em situação de vulnerabilidade
16

Foragido por fraude milionária em criptomoedas é preso na Coreia do Sul após jogar bituca de cigarro

Homem de 60 anos era procurado havia cinco anos por esquema que lesou mais de 1.300 investidores em cerca de R$ 71 milhões
10

Homem acusado de ser ‘serial killer’ de gatos é preso

Vitor J. d. S., de 47 anos, foi detido após denúncia de maus-tratos; 18 animais foram resgatados em estado crítico
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vale Tudo: Afonso deixa mensagem emocionante para filhos antes de enfrentar fase crítica da leucemia

Personagem de Humberto Carrão grava vídeo para os gêmeos de Solange (Alice Wegmann) em um dos momentos mais tocantes do remake da Globo
L

Filho de lenda do UFC agride lutador inconsciente em evento de Wrestling

Raja Jackson desferiu mais de 20 socos em adversário já nocauteado; pai, Rampage, condena atitude nas redes sociais
10

Homem se arrepende após beijar outra mulher em show de Nattanzinho por R$ 1 mil

Desafio proposto pelo cantor durante apresentação em Três Lagoas terminou com fim de namoro e pedidos de desculpas públicos
L

Da casa de taipa ao tapiri – poemas de uma grande marcha – I – Por Marquelino Santana

A luta diária do homem do sertão revela resistência, fé e adaptação frente às adversidades do semiárido nordestino.
L

‘Meu filho nunca provou uma fruta’: relatos da fome em Gaza segundo moradores

Moradores da Faixa de Gaza relatam à BBC os impactos da fome, confirmada por relatório apoiado pela ONU como “provocada pelo homem”
L

A incrível história do garoto de 12 anos que fotografou a Guerra do Vietnã

Lo Manh Hung, conhecido como “Jimmy”, acompanhava o pai fotojornalista e se tornou um dos fotógrafos de guerra mais jovens do mundo
L

Ana Castela se disfarça para chegar ao palco no meio da arena em show histórico em Barretos

A embaixadora da Festa do Peão vestiu calça e moletom pretos para não ser reconhecida pelo público antes da apresentação no maior rodeio da América Latina
L

Modelo supera concorrentes em desempenho e segurança em piso seco e molhado

Modelo supera concorrentes em desempenho e segurança em piso seco e molhado
L

FPT Innovation Day 2025 apresenta avanços em descarbonização e conectividade

A cidade de Belo Horizonte foi palco, em 2025, da quarta edição do FPT Innovation …

Read more

L

O papel silencioso dos animais que apoiam a saúde humana

É preciso conhecer os limites de cada categoria para garantir direitos e bem-estar dos pets e dos tutores
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.