QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Pesquisadores utilizam IA na prospecção de medicamentos

UNIR e Fiocruz-RO desenvolveram softwares para acelerar a descoberta de fármacos, otimizar testes e facilitar diagnósticos.

Por ASCOM UNIR - 30

Publicado em 

Pesquisadores utilizam IA na prospecção de medicamentos

A cada dia, a inteligência artificial (IA) está mais presente em pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Em Porto Velho, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Fiocruz Rondônia utilizam o auxílio da IA na prospecção de novos fármacos para diversas doenças. O grupo já desenvolveu três softwares para auxiliar a comunidade acadêmica nessas investigações e uma quarta ferramenta está em fase de revisão para publicação.

As pesquisas são desenvolvidas no Centro de Estudos de Biomoléculas Aplicadas à Saúde (CEBio), no Campus UNIR de Porto Velho, sob a coordenação do pesquisador Fernando Zanchi. Uma equipe multidisciplinar também  atua no projeto e reúne alunos, pesquisadores e voluntários das áreas de Física, Química, Biomedicina, Biologia, Farmácia, Ciências da Computação e Bioquímica.

Com o auxílio da inteligência artificial, os softwares desenvolvidos pelos pesquisadores aplicam os conhecimentos dessas diversas áreas para analisar as estruturas moleculares de compostos químicos e verificar sua eficácia para o tratamento de enfermidades.

A intenção é facilitar as etapas da investigação de novos fármacos (medicamentos) ou ainda novas aplicações de medicamentos já conhecidos para o tratamento de doenças e problemas de saúde, especialmente aqueles que afetam os moradores da região Amazônica, como malária, dengue e leishmaniose, por exemplo.

Acelerar a produtividade e reduzir custos

Os estudos de viabilidade de potenciais medicamentos seguem etapas minuciosas, e muitas vezes demoradas. O objetivo das ferramentas desenvolvidas pelos pesquisadores da UNIR e Fiocruz é agilizar algumas dessas fases, otimizando o trabalho dos pesquisadores e gerando economia de tempo e de recursos financeiros.

Fernando Zanchi explica que para produzir um novo remédio é necessário conhecer tanto as estruturas moleculares dos patógenos, que são os microorganismos causadores de doenças, quanto a dos candidatos a fármacos. Depois, os pesquisadores fazem o cruzamento dessas informações, no chamado teste de interação no laboratório, até chegar a um potencial resultado.

Tudo isso leva bastante tempo, e o trabalho dos softwares é justamente armazenar e processar milhares de informações sobre a composição das estruturas moleculares dos patógenos, com o intuito de acelerar as etapas das pesquisas, poupando tempo de estudo e trabalho humano.

Os programas agilizam significativamente o trabalho dos pesquisadores: “Já deixamos diversos alvos preparados no sistema, eliminando todo o processo de filtragem dos alvos enzimáticos dos patógenos, de inserção desses dados no programa e de execução das interações de muitas moléculas contra muitos alvos. Ele [o pesquisador] só vai precisar entrar com as moléculas candidatas a fármacos. Por exemplo, se algum pesquisador suspeitar que um fármaco, já utilizado como antibiótico, poderá também atuar contra o Plasmódio causador da Malária, então ele poderá testar sua hipótese usando nosso software. E tudo isso de forma ágil e acessível via web”, explica Fernando.

Sobre os programas

Cada um dos softwares desenvolvidos possui suas especificidades. O Visual Dynamics, por exemplo, permite simular qualquer estrutura proteica de qualquer patógeno, enquanto o software que segue em fase de teste será dedicado exclusivamente ao Plamódio causador da Malária.

Visual Dynamics é uma ferramenta para simulação de dinâmica molecular. Disponibilizado desde 2022, é utilizado atualmente por mais de 50 países em todos os continentes. Esse programa permite que o usuário simule o comportamento e interação de qualquer proteína que tenha relação com alguma doença, como diversos tipos de câncer, malária, Aids e Covid-19. Seu objetivo é adiantar etapas de pesquisas que investigam novos medicamentos para essas doenças.

Além disso, os dados reunidos no programa também podem levar à criação de outros produtos, como inseticidas e larvicidas, e auxiliar pesquisas voltadas para a preservação do meio ambiente. “Há registros de estudos que utilizam o programa na técnica de bioremediação – que usa microrganismos como bactérias, fungos e plantas, para descontaminação de áreas afetadas pela poluição”, afirma Fernando.

A pesquisa sobre o Visual Dynamics foi publicada na revista BMC Bioinfomatics (acesse aqui), e a ferramenta está disponível no link https://visualdynamics.fiocruz.br.

Já o PlasmoIA é um software baseado em inteligência artificial que foi desenvolvido para identificar o plasmódio causador da malária em imagens de microscopia. De acordo com o professor Fernando, essa ferramenta possui uma taxa de acerto de 98% na detecção da presença ou ausência de malária em amostras de sangue coletadas na lâmina. Nesse caso, a análise é feita rapidamente por meio de uma foto da amostra de sangue, produzida com auxílio de um microscópio e enviada para o sistema.

Por outro lado, a análise das lâminas feita por humanos é um pouco mais demorada e requer muita habilidade dos profissionais para rastrear o plasmodium nas amostras de sangue.

“Além do número reduzido de profissionais capacitados nas instituições de saúde, são necessários muitos anos de treinamento para atingir a excelência na profissão. Por isso, treinar o algoritmo para reconhecer a doença nas lâminas é uma alternativa para abreviar o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento dos pacientes, o que pode reduzir a transmissão entre pessoas”, observa o pesquisador Fenando Zanchi.

O software ainda precisa de um refinamento no sistema de identificação de casos em que não há malária. Isso porque, embora ele apresente uma alta sensibilidade de 98% para identificar os casos positivos, sua especificidade para os casos negativos ainda é baixa, impedindo a determinação de outras possíveis enfermidades que possam estar afetando o paciente.

Apesar dessa limitação, a combinação do diagnóstico médico, dos exames clínicos e dos resultados fornecidos pelo software permite uma identificação mais precisa de outras eventuais doenças.

Mais detalhes sobre o PlasmoIA estão disponíveis na revista PLOS (acesse aqui) e a ferramenta online, ainda em fase de validação, pode ser acessada em https://www.plasmoia.labioquim.fiocruz.br.

O terceiro programa, o PlasmoQSAR é uma ferramenta online para cálculo e predição de atividade anti-malária. Publicado na revista ACS OMEGA (acesse aqui) e disponibilizado no endereço www.qsar.labioquim.fiocruz.br,  o software está registrado no INPI sob o número  BR 51 2024 000346-0.

A “calculadora”, como é chamada por Fernando, é um modelo matemático utilizado para realizar testes de determinado composto químico no combate a uma cepa do plasmódio, parasita causador da malária. Nesse estudo, o modelo consegue prever a eficácia de compostos químicos análogos ao triclosan contra a cepa 3D7 do parasita Plasmodium falciparum.

O PlasmoQSAR é resultante de uma dissertação de mestrado orientada por Zanchi no Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PPGBIOExp), ofertado em cooperação entre a UNIR e a Fiocruz.

E o Plasmodocking, por sua vez, é uma ferramenta de prospecção de novos fármacos exclusivo contra malária, através de docking molecular. O programa oferece um aumento significativo na velocidade de cálculo do docking molecular, permitindo análises mais rápidas e triagem virtual de milhares de compostos, ideal para estudos de larga escala. Para isso, utiliza técnicas avançadas de busca e otimização, como algoritmos genéticos e busca local baseada em gradientes. O estudo está em fase de revisão para publicação, mas a ferramenta já pode ser acessada em:  https://plasmodocking-unir.ecotechamazonia.com.br/.

Sobre o coordenador –  A bioprospecção para tratamento de doenças é uma das principais motivações do pesquisador Fernando Zanchi, coordenador da pesquisa biinstitucional. Além de servidor da Fiocruz, ele também é professor nas pós-graduações em Biologia Experimental (PGBIOExp) e na Rede Bionorte. Desde 2014, passou a estudar ferramentas para ajudar pesquisadores iniciantes ou que estão trilhando o início da propescção de fármacos.

O professor Fernando acrescenta que o CEBIO – Centro de Estudos de Biomoléculas Aplicadas à Saúde está aberto para visitação e estágio. E os alunos da UNIR que tiverem interesse em conhecer o laboratório e as pesquisas desenvolvidas podem encontrá-lo no Bloco 3A (Bloco do Curso de Medicina), 2º piso.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SMTI apresenta balanço das ações realizadas em 2025

SMTI apresenta balanço das ações realizadas em 2025

Avanços em tecnologia, transparência e serviços digitais ampliaram a eficiência da gestão e o atendimento ao cidadão.
L
Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Instabilidade afeta transações e acesso aos aplicativos das instituições bancárias.
L
Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Operation Bluebird planeja lançar plataforma até 2026 alegando abandono de marca por Elon Musk.
L
Governo de RO avança na transformação digital em 2025 e conquista destaque nacional e internacional

Governo de RO avança na transformação digital em 2025 e conquista destaque nacional e internacional

Estado figura entre os 10 mais avançados do país em inovação e serviços digitais.
L
Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Bio do perfil oficial foi modificada com frase associada ao fascismo, e empresa restaurou conteúdo após ser alertada.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Primeira Turma do STF condena cinco réus por unanimidade; general Mário Fernandes recebe a maior pena (26 anos e 6 meses); condenados devem pagar R$ 30 milhões em indenização solidária e ficam inelegíveis.
L
Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vota por 4 a 0 para condenar Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três do Núcleo 2 da trama golpista; julgamento continua para definir as penas.
L
STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem 3 votos a 0 pela condenação de Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três envolvidos no Núcleo 2 da trama golpista.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura anuncia suspensão de atividades em repartições públicas, mas serviços essenciais seguem normalmente.
L
Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Premiação nacional destaca boas práticas responsáveis por avanços históricos na segurança alimentar nesta quarta-feira.
L
Lula destaca avanços sociais e econômicos em entrevista ao SBT News

Lula destaca avanços sociais e econômicos em entrevista ao SBT News

Presidente cita queda do desemprego, redução das desigualdades, reforma tributária e fortalecimento de políticas sociais como marcas do terceiro mandato.
L
Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Ministro Alexandre de Moraes vota pela condenação de Filipe Martins, Mário Fernandes, Marcelo Câmara e Silvinei Vasques, todos envolvidos na trama golpista; julgamento será retomado com voto de Cristiano Zanin.
L
STF tem placar de 2 a 0 por condenação de réus do Núcleo 2 da Trama Golpista

STF tem placar de 2 a 0 por condenação de réus do Núcleo 2 da Trama Golpista

Ministro Cristiano Zanin acompanha o relator Alexandre de Moraes e vota pela condenação de cinco acusados na trama golpista, incluindo Filipe Martins e Silvinei Vasques.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

Grupo utilizava avionetas para transporte de entorpecentes no Norte; ação da PF, em cinco estados, combate o Tráfico Aéreo de Drogas e sequestra imóveis e aeronaves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Iniciativa percorreu seis escolas de Rondônia e promoveu educação sobre energia sustentável e tecnologia interativa.
L
Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Investimento de R$ 13 milhões beneficia 8 mil famílias em todo o país e promove modernização da produção agrícola.
L
Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Vaqueiro Marcos Antônio Pereira da Cruz foi assassinado em emboscada durante operação de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa; ministra cobra investigação rigorosa.
L

Governo aprova novo Plano Clima e define metas até 2035

Plano Clima orienta ações para cumprir Acordo de Paris e reduzir emissões.
L
Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Monitor de Assédio Judicial da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo aponta alta de 19,87% nos casos contra jornalistas desde março de 2024; STF reconheceu a prática como ameaça democrática.
L
Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Projeto de Integração do Rio São Francisco garante água a 12 milhões de pessoas e impulsiona desenvolvimento regional.
L
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2024 ocorrerão entre 15 de fevereiro e 15 de agosto de 2026; critérios para acesso ao benefício passam a ser mais rígidos.
L

A nova era dos centros de desenvolvimento e o futuro do futebol na região norte

Expansão de centros de desenvolvimento no Norte fortalece a base do futebol brasileiro ao integrar formação técnica, educação, tecnologia e impacto comunitário de longo prazo.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.