QUARTA-FEIRA, 12/06/2024

ClickIP constrói datacenter e backbone em Manaus em parceria com a WDC Networks

Modelo de Tecnologia as a Service da WDC viabiliza projeto inovador de Datacenter Edge, que consumiu investimentos na ordem de R$ 18 milhões para entregar Internet de alta disponibilidade no Norte do país

Por Mariana Lima

Publicado em 

ClickIP constrói datacenter e backbone em Manaus em parceria com a WDC Networks - News Rondônia
Foto: FreePik

Quando os dois empreendedores Neilson Reis e Maykon Souza uniram-se em sociedade para fundar o Grupo ClickIP, em 2016, o objetivo era reunir as carteiras de assinantes de Internet de Manaus das suas empresas individuais, para criar mais volume de tráfego, negociar melhores custos de capacidade de trânsito IP, alcançar requisitos para CDNs e melhorar a experiência dos seus clientes. Hoje, passados sete anos, eles estão construindo o maior datacenter comercial da Região Norte e expandindo seu backbone, indo de Porto Velho (RO) à Araraquara (SP) em rede OPGW na linha de transmissão, e tudo isso com o auxílio do modelo de negócios Technology as a Service (TaaS), viabilizado pela WDC Networks – empresa de tecnologia que importa, fabrica e distribui suas soluções no Brasil e na Colômbia.

A ClickIP rapidamente atingiu seu objetivo inicial e, em 2017, já era reconhecida como o melhor e mais estável serviço de Internet de Manaus, alcançando as principais redes de distribuição de conteúdo (CDNs) – foram dos 1.100 assinantes iniciais para mais de 90 mil hoje. Porém, a visão de negócios dos sócios sempre foi mais ambiciosa. “Traçamos um plano de longo prazo cujo primeiro passo foi construir uma rede metropolitana para conectar as zonas da cidade de Manaus. O segundo passo seria construir um datacenter para deixar o conteúdo mais próximo do cliente e hospedar toda essa infraestrutura imprescindível para a operação do ISP, que entendemos ser um ambiente de missão crítica”, relembra Neilson Reis.

Em 2020, acompanhando o desenvolvimento do mercado nacional e vendo o uso de datacenters por parte de provedores para ampliar o potencial do negócio, os empreendedores da ClickIP decidiram fazer um investimento mais robusto e construir um Datacenter Edge de uso comercial em Manaus, seguindo todas as normas internacionais de certificação, assegurando um serviço de alta qualidade e disponibilidade ao cliente que optasse por hospedar seus dados nesse local.

Modelo As a Service

O passo que faltava para viabilizar o projeto e reforçar a parceria com a WDC Networks veio justamente da inspiração de um caso de sucesso entregue pela distribuidora de TI e Telecom paulista de um datacenter implantado na cidade de Limeira, interior de São Paulo. “Já conhecíamos o modelo de negócios TaaS da WDC quando ainda éramos concorrentes e atuávamos como provedores independentes, contratando a modalidade para aquisição dos nossos equipamentos. Agora resolvemos expandir nossa parceria para um projeto maior”, comenta Maykon Souza, sócio da ClickIP.

O TaaS funciona como um serviço de assinatura de tecnologia: o integrador firma um contrato de uso dos equipamentos mediante valor mensal pré-determinado com a WDC. Desta forma, o integrador troca o Capex (capital expenditure) por Opex (operational expenditure), sem precisar afetar muito seu fluxo de caixa e ainda com vantagens fiscais.

É desta forma que os empresários estão finalizando a instalação de um datacenter com mais de 680 m², 34 racks úteis e que será uma ferramenta importantíssima em Manaus para reduzir a latência do sinal de Internet, um grande diferencial para a região. O investimento de R$ 18 milhões inclui construção civil, aquisição de terreno, soluções voltadas para datacenter e toda a infraestrutura de um datacenter de ponta.

Backbone do Norte ao Sudeste

As decisões ousadas da ClickIP surgem do desafio logístico que é trabalhar como provedores de Internet na Região Norte do país. Até o ano de 2014, quando Manaus foi uma das cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, a conexão de Internet para a região era feita por rádio, usando antenas, ou pela única rota por via aérea, que pertencia a uma grande operadora de forma exclusiva. Foi para o grande evento esportivo que se estendeu até lá o “linhão”, como chamam a conexão via OPGW (Optical Ground Wire), cabos de fibra óptica integrados às redes de transmissão de energia elétrica.

Os sócios da ClickIP têm uma visão ampla sobre a importância logística da conexão de Internet e se tornaram parceiros de duas iniciativas público-privadas, como Consorciados das Infovias 00 e 01 do Programa Norte Conectado, para melhoria da rede e construção de um backbone de longa distância na Região Norte. E foram além: estão construindo o seu próprio backbone, que vai de Porto Velho, capital de Rondônia, a Araraquara, no interior do estado de São Paulo, percorrendo mais de 2.450km por três regiões brasileiras.

Trata-se de um IRU (Indefeasible rights of use) de OPGW que conta com 22 estações de repetição de sinal, possibilitando abertura de tráfego em 17 delas para venda de sinal a outros ISPs, das quais 13 são construções novas da ClickIP e outras quatro são propriedade da linha de transmissão – equipadas com DWDM, 48 canais, capacidade de transmissão de canais de 100Gbps a 200Gbps para longas distâncias e até 400Gb em transmissões de menor distância. O empreendimento tem financiamento de um edital de inovação para a parte de eletrônica, recursos próprios da empresa e TaaS da WDC para a construção e equipagem das 22 estações.

“Nesta rota nós contamos com 13 racks inteligentes completos na parte de IoT, as outras estações já estão em instalações climatizadas. São racks completos com sistema anti-incêndio, ar-condicionado de precisão, corredor quente-frio e tudo controlado de forma remota, por isso nossa decisão por esse tipo de equipamento”, destaca Reis, falando da distância não apenas pela extensão do backbone, mas pela experiência de viver e trabalhar em uma região onde muitas viagens são feitas apenas de barco ou avião.

Datacenter de repetição

Atentos às possibilidades de negócios, os planos não param por aí. “Nossa ideia é concluir e entregar este datacenter ao mercado e já iniciar a construção de um segundo datacenter em Manaus mesmo, temos até o local definido. Acreditamos que vai ter demanda no mercado para repetição do serviço, pois o cliente quer colocar o servidor dele e, ao mesmo tempo, replicar os dados como backup, disaster recovery e outros serviços desse tipo em um datacenter complementar,”, explica Souza.

A ousadia é típica dos provedores regionais que realmente conectaram todo o Brasil à Internet, como diz Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks. A ClickIP atende 15 cidades no Amazonas e 4 no vizinho Pará, no entanto encaram particularidades não encontradas em nenhuma outra região do Brasil. Como exemplo, cita o caso de Silves (AM), cidade em uma ilha em plena selva amazônica, distante 400 km da capital Manaus e que a ClickIP conecta com capacidade de 2Gb por rádio enlace e FTTH (Fiber to the Home) na última milha, ofertando banda larga de alta capacidade em uma cidade quase isolada de 15 mil moradores, dos quais apenas 4 mil estão na área urbana, os demais espalhados pela zona rural. “Em Itacoatiara, são 300 km de rede aérea para conseguir levar sinal a uma cidade de 100 mil habitantes. Se eu passo 300 km de fibra óptica em Minas Gerais, devo passar em 500 cidades”, brinca Maykon Souza.

Daí o título de desbravadores que Rigatieri atribui a esses empreendedores. “A banda larga só é o que é no Brasil por causa dos provedores regionais de Internet. Eles têm um protagonismo incrível nesse cenário, pois na época as operadoras tinham outros objetivos com a Internet e os provedores perceberam que tinham que passar fibra, construir as estradas digitais do Brasil para conectar o máximo de cidades e pessoas possível. Se somarmos, hoje, todos os ISPs com fibra óptica, eles são um provedor muito maior que as operadoras, um caso de sucesso mundial”, destaca o CEO da WDC Networks.

Sobre a WDC Networks

A WDC Networks (Livetech da Bahia Ind. e Com. SA) é uma empresa distribuidora de tecnologia que atua nos segmentos de Telecomunicações, Energia solar, Áudio e Vídeo Profissional, Cibersegurança, Segurança eletrônica, Infraestrutura de redes, Wi-Fi, Comunicação Unificada e Serviços gerenciados. Listada na B3, desde 2021 sob ticket LVTC3. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS – Tecnologia “As a Service” (Hardware e Software as a Service). A empresa industrializa no Brasil mais de 50% dos itens de maior volume, conta com parcerias estratégicas com fabricantes internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos, e conta com uma rede de canais em todo o Brasil. Isso garante um portfólio amplo, com mais de 30 marcas.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Segurança da Informação: Rondônia adere à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

A assinatura aconteceu no dia 4 de junho, no edifício sede do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília.
L

Precisa transferir suas mensagens de um celular para outro? Conheça 5 alternativas! (a 3ª é a melhor opção)

Diferentes métodos podem auxiliar o usuário a transferir mensagens, mas qual deles é o melhor?
L
Nova ferramenta dá mais celeridade ao processo de regularização fundiária em Porto Velho

Nova ferramenta dá mais celeridade ao processo de regularização fundiária em Porto Velho

Sistema desenvolvido pela SMTI permite agilidade nos trabalhos de regularização dos imóveis pela Prefeitura
L

Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho e Ifro lançam o projeto Inclusão Digital CCI/PVH

Projeto foca na inclusão dos idosos em conhecimentos básicos de informática e digitais
L
Tecnologias sustentáveis na Amazônia em foco na Rondônia Rural Show Internacional

Tecnologias sustentáveis na Amazônia em foco na Rondônia Rural Show Internacional

O agricultor José Francisco dos Santos, que compareceu à feira pela primeira vez, destacou a importância de informações como essas para o cuidado com o meio ambiente.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Empresa na “DÍVIDA ATIVA”?

No caso da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), é o órgão que administra a dívida ativa da União, que são todos os créditos de titularidade da União.
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Estado vizinho a Rondônia decreta situação de emergência por causa da falta de chuvas

Entre as justificativas, Gladson considerou a redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, o Acre já soma prejuízos sociais e econômicos, além de riscos de incêndios florestais em seu território.
L

#MomentoEmpresarial | Entrevista Flaviana Moreira Garcia

No programa Sintonia 360 desta quarta-feira, dia 08, às 09h, Ezielmo Rodrigues entrevistará Rony Melo, professor de educação física que presta serviços para todas as idades no futebol.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Inscrições do processo seletivo do Idep para contratação de instrutores começam nesta terça-feira, 11

Inscrições podem ser realizadas até domingo (16), para Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Rolim de Moura
L

Concurso UNIR 2024: Últimos dias das inscrições para contratação de 74 técnicos administrativos

As provas serão aplicadas no dia 21 de julho em Porto Velho e Ji-Paraná, em uma única etapa composta por prova objetiva para os candidatos inscritos em todos os cargos/vagas disponíveis. 
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Sine Municipal divulga 141 vagas disponíveis nesta semana

Sine Municipal divulga 141 vagas disponíveis nesta semana

São diversas áreas de atuação, com e sem experiência necessária
L
Publicidade

POLÍTICA

Kadu: Pré-Candidato a Vereador de Porto Velho Defende Transparência e Participação Cidadã no #ComunidadeNews

Com 30 Anos de Experiência na Fisioterapia, Carlos Eduardo Rocha Araújo Apresenta Propostas para Saúde, Educação e Qualidade de Vida em Porto Velho
L

Helton Cordeiro: Pré-candidato a vereador de Porto Velho compartilha visões e propostas no #ComunidadeNews

Ele destacou sua trajetória profissional, desde o início no mercado de trabalho até a administração de seu próprio negócio na área de alimentos e sua transição para o mercado financeiro
L
Cláudia de Jesus elogia investimentos do governo federal e cobra melhorias na saúde

Cláudia de Jesus elogia investimentos do governo federal e cobra melhorias na saúde

Parlamentar celebra investimentos no PAA e alerta para falhas no TFD no estado.
L
Deputado Pedro Fernandes defende captação de recursos para investir na infraestrutura de Rondônia

Deputado Pedro Fernandes defende captação de recursos para investir na infraestrutura de Rondônia

Segundo o deputado, com as finanças estaduais em ordem, Rondônia tem condições favoráveis para acessar crédito e realizar melhorias necessárias.
L

JAIME BAGATTOLI: Após pressão, MP do Pis/Cofins é devolvida ao governo

Senador defendeu a devolução da medida e detalhou efeitos negativos na economia
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrões arrombam joalheria e praticam furto que gerou prejuízo de mais de 20 mil reais, em Rolim de Moura

Ladrões arrombam joalheria e praticam furto que gerou prejuízo de mais de 20 mil reais, em Rolim de Moura

Os criminosos fugiram levando diversas joias, estimando-se até o momento mais de 200 alianças, relógios, notebook, além de mais de 60 gramas de ouro.
12
Homem é encontrado morto com tiro na nuca às margens RO-471 que dá acesso à Ministro Andreazza

Homem é encontrado morto com tiro na nuca às margens RO-471 que dá acesso à Ministro Andreazza

Adilson M. R. teria avisado a esposa que se demorasse chegar ao local onde deveria trabalhar, que acionasse alguém para ir atrás dele pela rodovia.
18
Vizinhos acionam PM por suposta violência doméstica e mulher presa acidentalmente com bebê dentro de casa é resgatada

Vizinhos acionam PM por suposta violência doméstica e mulher presa acidentalmente com bebê é resgatada

Sargento que estava de folga ajudou guarnições em ocorrência inusitada
14
Assaltante é preso com arma após arrastão na zona leste

Assaltante é preso com arma após arrastão na zona leste

Com o criminoso foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições, vários celulares e um notebook roubados.
12

BPTAR estoura boca de fumo e prende bando com drogas no “Beco do Amor”

O Canil do Batalhão de Choque foi acionado para buscar mais drogas no local.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TCE-RO oferece curso para fortalecer atuação das ouvidorias municipais

TCE-RO oferece curso para fortalecer atuação das ouvidorias municipais

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) abriu 120 vagas para o curso “Ouvidoria Participativa e Efetiva” que será ministrado nos dias 19 e 20 de junho.
L
Semana da Enfermagem é realizada pela Unidade de Pronto Atendimento da zona Sul

Semana da Enfermagem é realizada pela Unidade de Pronto Atendimento da zona Sul

Evento se estendeu por três dias e contou com diversas atividades voltadas para a capacitação e descontração dos profissionais.
L
Nova Junina do Orgulho: promessa de emoção no Arraial Flor do Maracujá

Nova Junina do Orgulho: promessa de emoção no Arraial Flor do Maracujá

A Nova Junina do Orgulho tem apresentação marcada para segunda-feira (24), às 20h30
L
Prefeitura participa de Festival Junino com a Feira da Mulher Empreendedora

Prefeitura participa de Festival Junino com a Feira da Mulher Empreendedora

Evento acontecerá nesta quinta-feira (13) na Faculdade Unama, em Porto Velho.
L
Campanha de Vacinação contra a Pólio encerra na sexta-feira (14) em Porto Velho

Campanha de Vacinação contra a Pólio encerra na sexta-feira (14) em Porto Velho

Imunizante está disponível em todas as unidades de saúde das 8h às 18h.
L
Moradores de Pimenteiras do Oeste recebem serviços do Rondônia Cidadã neste fim de semana 

Moradores de Pimenteiras do Oeste recebem serviços do Rondônia Cidadã neste fim de semana 

Em Primavera de Rondônia foram feitos mais de 2.300 atendimentos em diversas áreas no último fim de semana.
L
Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia estão abertas até o dia 17

Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia estão abertas até o dia 17

Educação profissional se expande em Rondônia com a  oferta de cursos gratuitos  online e presencial.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza manutenção na comunidade Cidade Alta

Prefeitura de Porto Velho realiza manutenção na comunidade Cidade Alta

Melhorias beneficiam alunos e produtores da zona rural.
L

Senador comemora relatório que aprova pavimentação da BR-319

Temos ouvido a ministra Marina Silva, com seu “santuarismo” birrento, assegurar que faria de tudo para barrar a recuperação da rodovia BR-319
L
Prefeitura de Porto Velho reforça ações para a erradicação do trabalho infantil na capital

Prefeitura de Porto Velho reforça ações para a erradicação do trabalho infantil na capital

Dia 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil; prática é considerada crime.
L