SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026
Publicidade

Em destaque

Fundação Rondônia de Amparo às Ações Científicas e à Pesquisa completa 12 anos e se torna reconhecida nacionalmente

Em seus 12 anos a Fundação Rondônia atingiu o maior número de bolsistas.

Por Victória Angelo Bacon/Secon/Gov-RO/010

Publicado em 

SECOM, FAPERO E PGBIOEXP/UNIR

Em comemoração aos 12 anos de da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero, nos próximos dias 27 e 28 de julho a Fapero realiza em Porto Velho, o Simpósio de Ciência e Pesquisa – Simfap, alusivo à celebração dos seus 12 anos. Haverá palestras, mesa redonda e debates do universo rondoniense em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Fapero completa nesta terça-feira (25), 12 anos de existência. Foi em 2011, que a Constituição do Estado estabeleceu em Lei Estadual que, “o amparo à pesquisa científica será propiciado pelo estado de Rondônia, por meio de uma Fundação, organizada em moldes a serem estabelecidos por lei”. Criada pela Lei nº 2.528, de 25 de Julho de 2011, a Fapero teve um salto de crescimento e reconhecimento nos últimos quatro anos, dados os investimentos e atenção do Governo de Rondônia, que tem contribuído para o desenvolvimento da Fundação Rondônia.

A Fapero levou mais de uma década até se tornar realidade. Atualmente ampara pesquisa científica através do fomento com parcerias institucionais e paga mais de 170 pesquisadores bolsistas. São vários programas diferentes, destacando o Programa de Bolsas para Capacitação e Fixação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia – Cafix, criado em 2021, como marca da atual gestão da Fundação Rondônia, que institucionalmente, contribui para a cooperação mútua entre as áreas ambiental, social e da saúde.

A doutora e membro do Núcleo de Controle de Projetos e Bolsas da Fapero, Glaucilene da Silva Costa, que é bolsista Cafix, destacou que, a produção científica por meio de iniciativas de pesquisa e inovação em instituições de ensino superior, é um dos pilares da construção para o desenvolvimento de Rondônia. “Tais elementos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas e oferecer novas oportunidades à população rondoniense”, ressaltou.

A Fundação Rondônia tem como missão a formação de recursos humanos em alto nível e conta com comunidade de pesquisadores e suas instituições representativas, que avançam em pesquisas que podem mudar a realidade para melhorias econômicas do Estado. O presidente da Fapero, professor Paulo Renato Haddad afirmou que, “esse processo de cooperação intensa, de produção de conhecimento, difusão e divulgação, forma um estoque de informações que permite aos pesquisadores melhor desempenho e, consequentemente, melhorias em todas as áreas da atividade humana, em Rondônia como um todo.

Em seus 12 anos a Fundação Rondônia atingiu o maior número de bolsistas. O maior programa amparado pelo Governo de Rondônia por meio da Fapero é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – Pibic/Pibit. Ao todo são 89 bolsistas vinculados em universidades e institutos federais, nos principais municípios polos regionais de Rondônia. Enquanto o Pibic busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, o bolsista Pibit se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver, criar ou inventar um processo, produto ou serviço, visando o mercado.

Pela primeira vez em seus 12 anos de existência, a Fapero, através de seu presidente Paulo Haddad, ocupa a Diretoria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap, representando a região Norte. Outro destaque em seus 12 anos foi a conquista em 2022 da premiação nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I. O pesquisador Luis Francisco Machado Pfeifer conquistou a 1ª colocação em premiação nacional de Ciência e Tecnologia, em São Paulo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Infraestrutura elétrica adequada é determinante para carregamento veicular

Infraestrutura elétrica adequada é determinante para carregamento veicular

Capacitação contínua apoia instaladores diante das novas demandas do setor
L
Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Pesquisa e relatório da Microsoft indicam que devs estão abandonando o Xbox, enquanto a divisão de games registra queda de faturamento no início de 2026.
L
Transformação digital: SENAI-RO oferece consultorias pelo B+P

Transformação digital: SENAI-RO oferece consultorias pelo B+P

SENAI-RO está habilitado a ofertar consultorias em transformação digital para indústrias de médio e grande porte, usando metodologia internacional SIRI no programa Brasil Mais Produtivo.
L
Governo de RO lança Ambiente Virtual de Aprendizagem para qualificação de servidores

Governo de RO lança Ambiente Virtual de Aprendizagem para qualificação de servidores

Plataforma AVA da Sejus inicia atividades com curso sobre Princípios da Administração Pública focado na modernização e eficiência da gestão estadual
L
Doom roda até em fones de ouvido sem tela em experimento hacker

Doom roda até em fones de ouvido sem tela em experimento hacker

Projeto experimental adapta o clássico jogo de tiro para PineBuds Pro e demonstra criatividade técnica e limites do hardware.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Bloco das Kaxorras promete irreverência e diversidade no Carnaval

Homens podem se vestir de mulheres, mulheres podem virar super-heróis, personagens, figuras inusitadas ou qualquer criação que a imaginação permitir.
L
Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

O ministro Alexandre de Moraes validou o pacto de não persecução penal para dois integrantes das Forças Especiais envolvidos em tramas golpistas após condenações brandas.
L
Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira permitem o rastreamento do dinheiro em contas intermediárias e agilizam a devolução de valores em casos de fraude.
L

Primeiro clipe híbrido de Carnaval de Rondônia apresenta “Eu Sou o Lobo Mau”

Produção inédita no estado une gravações reais e Inteligência Artificial, levando a identidade cultural do Norte para o centro da inovação audiovisual brasileira.
L
STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

A cerimônia contou com a presença dos chefes dos Três Poderes e marca o retorno das atividades da Corte, que terá pautas polêmicas sobre redes sociais e educação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou da abertura do ano Legislativo e destacou que o Judiciário priorizará julgamentos de feminicídio e questões raciais em 2026.
L
Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Artigo critica trajetória política do senador, aponta contradições ideológicas e questiona ausência de projeto estruturado para Rondônia, além de citar episódio envolvendo indicação familiar.
L
Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

O presidente da Corte, Edson Fachin, indicou a ministra para conduzir a proposta de autorregulação, buscando restaurar a legitimidade do tribunal após crises recentes.
L
Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Deputada cumpriu agenda com lideranças, visitou empreendimentos rurais e defendeu regulamentação federal para criação de novos municípios em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Deputada visitou unidade em Guajará-Mirim, ressaltou avanços na hemodiálise e pediu que população utilize a capacidade de até 600 exames mensais oferecida pelo tomógrafo.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

A droga era transportada em um veículo de aplicativo na BR-364; dois condutores acabaram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico durante a madrugada.
10
Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi encontrado com sinais de execução em Santa Cruz, fronteira com Rondônia; autoridades bolivianas investigam o caso.
18
Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

A equipe do 5º BPM localizou uma pistola com numeração raspada após denúncia anônima; o suspeito confessou ter efetuado os tiros para testar o armamento ilegal.
14
Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

A ação integrada entre as polícias Civil e Militar localizou duas caminhonetes oficiais furtadas em Cacoal, além de apreender um fuzil e munições na região de fronteira.
10

Embriagado: Homem é preso após ameaçar matar toda a família na zona leste de Porto Velho

Indivíduo sob efeito de álcool e drogas tentou extorquir a companheira e ameaçou acionar membros de facção criminosa.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Projeto vai destinar R$ 80 milhões para comunidades tradicionais da Amazônia
L
Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Aplicativo Energisa On lidera atendimentos e reforça transformação digital no estado
L
Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Iniciativa esclarece impactos da nova legislação para micro e pequenos empresários e orienta adaptação ao novo modelo de tributação.
L
Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Evento vai avaliar cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2025 e é aberto à participação da população.
L
CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

Nova linha “Construção Sustentável” exige eficiência energética, tecnologias limpas e redução de impactos ambientais, atendendo pessoas físicas no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
L
Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Trabalhadores com contratos suspensos ou extintos entre 2020 e 2025 poderão sacar o saldo remanescente da modalidade Saque-Aniversário, sem necessidade de solicitação.
L
Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

As imagens do encontro reforçaram a cordialidade entre Brasil e Bolívia.
L
UNIR abre inscrições para ingresso com notas do Ensino Médio no PS UNIR 2026

UNIR abre inscrições para ingresso com notas do Ensino Médio no PS UNIR 2026

Seleção gratuita oferece 174 vagas remanescentes em cursos presenciais e a distância, com inscrições abertas até 9 de fevereiro pela internet.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.