QUARTA-FEIRA, 25/02/2026

Em destaque

Fundação Rondônia de Amparo às Ações Científicas e à Pesquisa completa 12 anos e se torna reconhecida nacionalmente

Em seus 12 anos a Fundação Rondônia atingiu o maior número de bolsistas.

Por Victória Angelo Bacon/Secon/Gov-RO/010

Publicado em 

SECOM, FAPERO E PGBIOEXP/UNIR

Em comemoração aos 12 anos de da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero, nos próximos dias 27 e 28 de julho a Fapero realiza em Porto Velho, o Simpósio de Ciência e Pesquisa – Simfap, alusivo à celebração dos seus 12 anos. Haverá palestras, mesa redonda e debates do universo rondoniense em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Fapero completa nesta terça-feira (25), 12 anos de existência. Foi em 2011, que a Constituição do Estado estabeleceu em Lei Estadual que, “o amparo à pesquisa científica será propiciado pelo estado de Rondônia, por meio de uma Fundação, organizada em moldes a serem estabelecidos por lei”. Criada pela Lei nº 2.528, de 25 de Julho de 2011, a Fapero teve um salto de crescimento e reconhecimento nos últimos quatro anos, dados os investimentos e atenção do Governo de Rondônia, que tem contribuído para o desenvolvimento da Fundação Rondônia.

A Fapero levou mais de uma década até se tornar realidade. Atualmente ampara pesquisa científica através do fomento com parcerias institucionais e paga mais de 170 pesquisadores bolsistas. São vários programas diferentes, destacando o Programa de Bolsas para Capacitação e Fixação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia – Cafix, criado em 2021, como marca da atual gestão da Fundação Rondônia, que institucionalmente, contribui para a cooperação mútua entre as áreas ambiental, social e da saúde.

A doutora e membro do Núcleo de Controle de Projetos e Bolsas da Fapero, Glaucilene da Silva Costa, que é bolsista Cafix, destacou que, a produção científica por meio de iniciativas de pesquisa e inovação em instituições de ensino superior, é um dos pilares da construção para o desenvolvimento de Rondônia. “Tais elementos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas e oferecer novas oportunidades à população rondoniense”, ressaltou.

A Fundação Rondônia tem como missão a formação de recursos humanos em alto nível e conta com comunidade de pesquisadores e suas instituições representativas, que avançam em pesquisas que podem mudar a realidade para melhorias econômicas do Estado. O presidente da Fapero, professor Paulo Renato Haddad afirmou que, “esse processo de cooperação intensa, de produção de conhecimento, difusão e divulgação, forma um estoque de informações que permite aos pesquisadores melhor desempenho e, consequentemente, melhorias em todas as áreas da atividade humana, em Rondônia como um todo.

Em seus 12 anos a Fundação Rondônia atingiu o maior número de bolsistas. O maior programa amparado pelo Governo de Rondônia por meio da Fapero é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – Pibic/Pibit. Ao todo são 89 bolsistas vinculados em universidades e institutos federais, nos principais municípios polos regionais de Rondônia. Enquanto o Pibic busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, o bolsista Pibit se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver, criar ou inventar um processo, produto ou serviço, visando o mercado.

Pela primeira vez em seus 12 anos de existência, a Fapero, através de seu presidente Paulo Haddad, ocupa a Diretoria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap, representando a região Norte. Outro destaque em seus 12 anos foi a conquista em 2022 da premiação nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I. O pesquisador Luis Francisco Machado Pfeifer conquistou a 1ª colocação em premiação nacional de Ciência e Tecnologia, em São Paulo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Discord fora do ar? Plataforma instável nesta segunda-feira (23)

Discord fora do ar? Plataforma instável nesta segunda-feira (23)

A plataforma Discord está instável nesta segunda-feira (23/02/2026), com pico de reclamações registrado por volta das 16h15.
L
Meta Platforms encerra Messenger.com: veja o que muda

Meta Platforms encerra Messenger.com: veja o que muda

Decisão da Meta Platforms desativa o Messenger.com e integra o serviço ao Facebook, alterando acesso via navegador para milhões de usuários.
L
Novo recurso do Xbox no PC exibe melhores momentos após partidas

Novo recurso do Xbox no PC exibe melhores momentos após partidas

Microsoft lança Resumos de Pós-jogo no aplicativo Xbox para PC, exibindo conquistas, eventos e capturas de tela ao fim das sessões.
L

Internet para jogos, streaming e trabalho remoto exige mais do que “megas”

Em um cenário cada vez mais digital, escolher internet vai além da velocidade, estabilidade, segurança e suporte se tornaram essenciais para quem joga, trabalha e consome conteúdo online.
L
Caso Epstein: Bill Gates cancela palestra em cúpula de IA

Caso Epstein: Bill Gates cancela palestra em cúpula de IA

Cancelamento ocorre após novos arquivos ligados ao caso Epstein e marca abertura tensa da AI Impact Summit, que reúne Lula, Modi e líderes globais na Índia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks: Isaías Fonseca Moraes e a proteção à infância, juventude e pessoa idosa

O desembargador Isaías Fonseca Moraes fala no Única Talks sobre a atuação do TJRO na proteção da infância, juventude e pessoa idosa, com foco em políticas públicas e impacto social.
L
Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Além das 1.700 mulheres que serão beneficiadas, o prefeito anunciou que novas unidades do implante foram solicitadas ao Ministério da Suade, devido a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).
L
Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Estudantes devem acessar o portal FiesSeleção nesta terça-feira para garantir a vaga; etapa é obrigatória para a contratação do financiamento estudantil.
L
Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

A nutricionista apresenta o método ÂMMA, que une alimentação, movimento e acolhimento, e explica como transformar a relação com a comida de forma leve, possível e sem regras rígidas
L
Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Instituto enviará 2,6 milhões de doses ao SUS ainda no primeiro semestre; imunizante de dose única e nacional tem eficácia de 100% contra hospitalizações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa anuncia emendas para Cabixi

Dra. Taíssa anuncia emendas para Cabixi

Investimentos incluem 18 motocicletas para agentes de saúde, trator para produtores rurais e caminhão caçamba para infraestrutura.
L
Emenda de Dra. Taíssa leva Regional Norte de Motocross a Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa leva Regional Norte de Motocross a Guajará-Mirim

Etapa acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março e deve movimentar hotéis, ambulantes e comércio local
L
Pedro Geovar garante limpeza de rua tomada pelo mato que colocava crianças em risco

Pedro Geovar garante limpeza de rua tomada pelo mato que colocava crianças em risco

Solicitação do vereador Pedro Geovar é atendida e serviços da Seinfra reforçam segurança no bairro Nacional.
L
Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Ex-deputado federal, que reside nos Estados Unidos, tem prazo de 15 dias para apresentar defesa; processo envolve acusações de coação no curso do processo.
L
Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Condições da rodovia causavam riscos à população e prejuízos ao escoamento da produção.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende dupla com pistola 9mm

BPTAR prende dupla com pistola 9mm

Suspeitos foram abordados no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
10
Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Colisão ocorreu na Rua Daniela, no bairro Cuniã; câmeras de segurança flagraram o momento em que um dos pilotos tentou realizar conversão sem sinalizar.
12
PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

Iniciou-se ontem (23) a Operação Nacional de Segurança Viária, que se estenderá até novembro.
10
PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

A operação ainda contou com o apoio da Funai e duas prisões foram efetuadas.
10
PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

Organização criminosa comercializou mais de 4 milhões de litros de combustível em 21 meses; operação em Mato Grosso cumpriu mandados de prisão e apreensão.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho instala gabinete em Brasília

Prefeitura de Porto Velho instala gabinete em Brasília

Representação institucional fortalece articulação com Congresso e ministérios, amplia captação de recursos e agiliza projetos federais.
L
Itamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático

Itamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático

Cartilha detalha táticas de recrutamento para exploração laboral em países como Mianmar e Camboja; brasileiros são forçados a praticar crimes virtuais.
L
Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Victor Hugo, da empresa BirsSeg, responsável pela assessoria técnica em segurança do trabalho junto ao município.
L
Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório da sede da Energisa, em Porto Velho, reunindo formandos, familiares, instrutores e representantes das instituições.
L
Resultado final do concurso da Conab é divulgado nesta terça-feira

Conab lança plataforma para certificar café brasileiro como livre de desmatamento

Ferramenta pública, gratuita e desenvolvida em parceria com a UFMG garante rastreabilidade, atende às exigências da União Europeia e fortalece a competitividade do café nacional no mercado internacional.
L
Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Governo alerta para chaves PIX falsas e orienta que doações financeiras sejam feitas apenas por canais oficiais; Hemominas faz apelo por doadores de sangue.
L
Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Temporal na Zona da Mata atinge Juiz de Fora e Ubá com volume de chuva esperado para um mês; governo libera R$ 46 milhões para ações emergenciais.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI, LO): SORVETES NATIVUS LTDA – ME

Licença Ambiental de Instalação e Operação.
L
RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

Programa oferece descontos de até 95% em multas e juros para produtores rurais; adesão deve ser feita de forma eletrônica pelo portal da Sedam.
L

Pânico 7 estreia no Cine Araújo de Porto Velho nesta sexta-feira

O sétimo capítulo da franquia chega aos cinemas com o retorno de Neve Campbell como Sidney Prescott e um novo Ghostface que coloca a família da protagonista no centro do perigo.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.