QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

Novas tecnologias fortalecem as ações da Politec para desvendar crimes em Rondônia

Com estrutura de ponta, a Politec se destaca pela qualidade na apuração dos crimes, com mais agilidade no tempo de resposta para a elucidação de atrocidades em todo o Estado.

Publicado em 

Novas tecnologias fortalecem as ações da Politec para desvendar crimes em Rondônia - News Rondônia

Com importantes atuações da perícia criminal do Estado de Rondônia, que têm reforçado as ações de  investigações científicas, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (Politec), tem conquistado  vários avanços em sua estrutura, com a tecnologia sendo utilizada para desvendar inúmeros crimes ocorridos e até mesmo, solucionar casos de pessoas desaparecidas. Com estrutura de ponta, a Politec se destaca pela qualidade na apuração dos crimes, com mais agilidade no tempo de resposta para a elucidação de atrocidades em todo o Estado.

O Governo de Rondônia tem propiciado avanços na parte organizacional, bem como operacional, elevando todo o trabalho desempenhado pela Politec. Com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), o Governo Federal também tem injetado recursos na Segurança Pública rondoniense.

Novas tecnologias fortalecem as ações da Politec para desvendar crimes em Rondônia - News Rondônia

Recentemente, a Sesdec recebeu 199 kits e nove viaturas, com recursos do próprio Governo de Rondônia e também do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Para os exames periciais, também houve a entrega de 18 maletas e mais três caminhonetes, doadas pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Senasp), que investiu mais de R$ 558 mil.

Para o diretor-geral da Polícia Técnico-Científica (Politec), Domingos Sávio, é um momento importante para ter maior qualidade na apuração dos crimes.

DNA

De acordo com Domingos Sávio, apesar de toda a estrutura da polícia criminal, a atenção está sendo dada para o DNA, sendo um carro-chefe para a superintendência, em que os exames são inseridos em banco de dados nacional de perfis genéticos e dispostos em uma rede internacional, em que até a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), tem acesso aos exames inseridos pelo Estado.

“Isso gerou até reconhecimento por parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos à Politec, por alcançar o primeiro lugar em número de inserções com valores relativos ao Banco Nacional de Perfis Genéticos na categoria Identificação Criminal, em que recebemos durante cerimônia no Paraná, sendo de grande significância para o trabalho feito”, disse o diretor-geral da Politec, que destaca o comprometimento do governador Marcos Rocha com atenção voltadas para a Segurança Pública do Estado.

A Politec também recebeu certificação por ter alcançado o 3º lugar em número de inserções em valores relativos no Banco Nacional de Perfis Genéticos na categoria “Identificação de Pessoas Desaparecidas. “Com essas certificações recebidas, se torna uma quebra de paradigmas, pois em conjunto com o Governo Federal, estamos atuando para devolver às famílias pessoas desaparecidas há mais de 40 anos”, salienta Domingos Sávio.

MANUSEIO DE ARMAS

Outra tecnologia propiciada pelo Poder Executivo Estadual para desvendar crimes, será a autoria de manuseio de armas de fogo. O gestor da Politec explana que por meio da coleta de pólvora, o exame é feito para detectar a autoria de quem utilizou a arma para a execução do tiro.

Para o ano que vem, de acordo com Domingos Sávio, a Politec vai atuar com o Sistema Nacional de Análise Balística. “É mais um ineditismo em nosso Estado, pois existem casos até de serial killers que foram descobertos por meio de exames balísticos, e com mais esta modalidade, estaremos atuando com mais robustez em elucidar ações criminosas”, diz.

SERVIÇOS VIRTUAIS

Domingos Sávio acentua que o Governo de Rondônia colocou no planejamento técnico de sua gestão três premissas. “Uma já executamos e hoje, virtualizamos os serviços periciais, com todos os atendimentos sendo feitos por meio de cadastro no Sistema Eletrônicos e Ocorrências Policiais, ao invés do usuário se dirigir até um balcão de atendimento, onde laudos poderão ser emitidos”.

LEI DE CARGOS E SALÁRIOS

Em seis anos de criação, a Politec teve a Lei de Cargos e Salários criada para os servidores, acarretando no primeiro concurso público, visando o fortalecimento dos trabalhos da Superintendência, com o melhor atendimento para a sociedade.

Domingos Sávio agradece pelas conquistas em prol da Polícia Técnico-Científica em 2021, pois afirma que foi um divisor de águas para a instituição, com diversos trabalhos feitos em várias frentes, com a aquisição de insumos e equipamentos. “Para 2022, com as novas tecnologias, será preciso mais recursos humanos para o manuseio dos equipamentos e coleta dos exames, assim, fortalecendo e trazendo mais resultados para a Segurança Pública de Rondônia”, finaliza.

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Néry

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L

Governo de RO moderniza gestão pública com tecnologia e facilita acesso a mais de 150 serviços

Sistemas e serviços de TIC que modernizam a administração pública
L
Brasil celebra três anos de 5G com mais de mil municípios atendidos e desafios em legislação local

Brasil celebra três anos de 5G com mais de mil municípios atendidos e desafios em legislação local

Mil municípios e 47 milhões de clientes usufruem de conexão mais veloz
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L

Momento Empresarial | Entrevista Michele Correa e Thansey Iara

Nesta quarta-feira, dia 09, às 9h da manhã, o programa Momento Empresarial recebe Michele Correa, analista de Educação, e Thansey Iara Constantino, consultora. Em pauta, as oportunidades oferecidas pelo Portal Carreiras e pelo Portal Fiero Talentos, com foco em estágios, orientação de currículos e desenvolvimento profissional.
L

Coluna do Simpi: FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

Relatório da FGV sobre impacto dos MEIs no INSS gera polêmica e expõe debate sobre desigualdade nos incentivos entre pequenos negócios e grandes corporações.
L

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Senador Jaime Bagattoli defende segurança jurídica e articula novo projeto para unificar regras em todo o país.
L
Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

A exoneração do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento marca nova fase na gestão estadual. Lauro Fernandes assume o comando da pasta.
L
Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Publicidade

POLÍCIA

Trio do CV é preso com armas antes de ataque a rivais na zona leste de Porto Velho

Trio do CV é preso com armas antes de ataque a rivais na zona leste de Porto Velho

Polícia Militar impede ataque de facção criminosa ao prender trio do CV armado no residencial Cristal da Calama, zona leste de Porto Velho.
10
Polícia Civil prende autor de homicídio em Jaru

Polícia Civil prende autor de homicídio em Jaru

Prisão de J.F.R. em Buritis é parte da Operação Mãos Limpas, que investiga a morte de G.P. da S. em Jaru, Rondônia, motivada por dívida de propriedade.
14
Câmera registra suspeitos após morte de jovem e adolescente baleado

Câmera registra suspeitos após morte de jovem e adolescente baleado

Uma câmera de segurança registrou o momento que dois indivíduos passam de moto pela Rua Aracari, em seguida, é possível escutar quase 10 tiros.
12

Caminhoneiro é atacado a tiros ao sair para comprar refrigerante na zona leste

No local foram apreendidas várias capsulas de pistola.
14
Jovem é morto a tiros e amigo é baleado na zona leste

Jovem é morto a tiros e amigo é baleado na zona leste

Crime ocorreu na noite desta terça-feira (08) no bairro Três Marias; autoria e motivação ainda são desconhecidas
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: AUTO POSTO HAWAII

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LAO Nº 48 SOL/DLA
L
Brasil e Índia reivindicam vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU

Brasil e Índia reivindicam vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU

Presidente Lula e Primeiro-Ministro Narendra Modi defendem maior protagonismo global de seus países e ampliação do comércio bilateral em encontro em Brasília.
L
Consulta Pública do plano nacional do Livro e Leitura abre prazo até 8 de agosto

Consulta Pública do plano nacional do Livro e Leitura abre prazo até 8 de agosto

Cidadãos podem enviar sugestões para o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035 e contribuir para o desenvolvimento da leitura no Brasil.
L
Mega-Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$ 32 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$ 32 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2.885 da Mega-Sena na terça-feira, levando o prêmio a acumular para R$ 32 milhões no próximo sorteio.
L
Loterias Caixa: Preços das apostas aumentam a partir desta quarta-feira (09)

Loterias Caixa: Preços das apostas aumentam a partir desta quarta-feira (09)

Valores da Mega-Sena, Lotofácil e Quina são reajustados para ampliar premiações e repasses sociais das Loterias Caixa.
L
Tremores na Guatemala: Série de sismos mata duas pessoas e causa danos

Tremores na Guatemala: Série de sismos mata duas pessoas e causa danos

Uma série de tremores de terra atingiu a Guatemala nesta terça-feira, 8 de julho de 2025, resultando em pelo menos duas mortes e significativos danos materiais, especialmente na região sudoeste da capital.
L
Ondas de calor em junho triplicam mortes na Europa, com 2,3 mil óbitos

Ondas de calor em junho triplicam mortes na Europa, com 2,3 mil óbitos

O mês de junho de 2025 registrou duas ondas de calor excepcionais na Europa, resultando em 2,3 mil mortes em 12 cidades e acendendo o alerta para os impactos do clima.
L
Ataque massivo de drones russos atinge Ucrânia após promessas de Trump

Ataque massivo de drones russos atinge Ucrânia após promessas de Trump

Rússia lança 728 drones contra a Ucrânia, o maior ataque do conflito, dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer mais armas e criticar Vladimir Putin.
L
Raiva em Morcegos: DF intensifica vigilância após dois casos confirmados

Raiva em Morcegos: DF intensifica vigilância após dois casos confirmados

Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta para a circulação do vírus da raiva em morcegos na capital e reforça medidas de prevenção e vacinação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO HAWAII

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LAO Nº 48 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.