SÁBADO, 06/12/2025

Em destaque

'Golpe da novinha', a nova modalidade de cibercrime no Brasil

Criminosos seduzem vítimas e cobram para não vazar imagens íntimas

Publicado em 

O cibercrime, que já havia registrado crescimento no Brasil em 2020, voltou a bater recordes em 2021. Um levantamento da empresa Kaspersky revela que o Brasil teve um aumento de 23% nos casos de cibercrimes nos primeiros oito meses de 2021 em comparação ao mesmo período no ano anterior. E uma modalidade de crime vem fazendo um número cada vez maior de vítimas: o sextortion, do inglês, extorsão sexual, caracterizado quando o criminoso pede dinheiro para não divulgar fotos e vídeos íntimos da vítima.

O advogado criminalista Renan Farah explica que, dentre as formas de extorsão sexual, uma vem atingindo com frequência os homens: o chamado ‘golpe da novinha’, também conhecido como 'golpe da falsa delegacia'. “Uma pessoa usa uma conta falsa e se faz passar por uma bela mulher. Ela aciona as vítimas pelas redes sociais, como Instagram e Facebook, e estabelece um relacionamento virtual que rapidamente evolui para a troca de fotos íntimas. Quem começa enviando os nudes é o criminoso e quando a vítima envia imagens íntimas que permitem identificá-la, o estelionatário entra em ação”, explica.

Nesse momento, explica Farah, a suposta mulher bloqueia a vítima e um falsário entra em contato, se identificando ou como pai da menina ou delegado de polícia. O golpista informa que a moça é menor de idade e pede dinheiro para que a vítima não seja exposta à família, ao empregador, à polícia e à imprensa. “Quando o golpista se apresenta como delegado, envia um vídeo com um trecho da suposta denúncia da mãe da moça. Todo o cenário é montado de forma a levar a vítima crer que se trata de uma delegacia de polícia, tem banner, uniforme e até carteiras funcionais falsificadas. Em alguns casos, enviam documentos falsificados com o timbre da corporação e certidões de nascimento falsas. Assustados, muitos homens não percebem os indícios de fraude e costumam pagar as quantias exigidas para não serem expostos”, completa Farah.

Confira o vídeo em que a suposta mãe da garota registra o boletim de ocorrência contra o homem, vítima do golpe.

O criminalista explica que, para muitas vítimas, o que pesa é a falsa acusação de ter cometido um crime de pedofilia. “É importante ressaltar que não há, nesse golpe, a possibilidade de a vítima ter cometido o crime, uma vez que o perfil falso é administrado por um criminoso que, muitas vezes, é homem e está preso. Em nenhum momento as vítimas são informadas de que a suposta mulher é menor de idade, eles acreditam que estão conversando com uma mulher maior de idade, mas ficam apavorados de serem falsamente acusados e acabam cedendo às chantagens”, comenta.

Uma das vítimas conta, em condição de total anonimato, que só percebeu que havia sido vítima de um golpe dois dias depois, ao consultar um advogado. Antes de ter essa noção, no entanto, pagou R$ 10 mil aos criminosos. Mas diz que o prejuízo financeiro foi menor que os danos psíquicos provocados pela chantagem. “Eles colocam tanta pressão que abalam o nosso psicológico e fazem a gente pensar até em suicídio”, narra.

O advogado explica que esse golpe teve um crescimento em 2021, provocado pelo prolongado isolamento social. “A quarentena deixou muita gente carente e as relações virtuais se intensificaram. Tudo isso transformou a internet em um terreno fértil para ação dos criminosos”, completa.

Segundo Farah, a maior dificuldade de coibir esse tipo de crime é a vergonha da vítima, que a impede de denunciar e solicitar a instauração de um inquérito policial. “Minha orientação é para que as pessoas desconfiem de relações com estranhos que rapidamente evoluem para a troca de nudes. Elas também devem evitar ao máximo ter esse tipo de relação virtual com desconhecidos e jamais enviar fotos e vídeos que as identifiquem”, completa.

Em outro vídeo, os golpistas filmam o que seria a mesa do delegado ou escrivão de polícia.

O criminalista orienta as vítimas a bloquearem os golpistas e não cederem à chantagem. “Se a pessoa for comprometida, o ideal é que abra o jogo para a companheira porque muitos estelionatários costumam enviar os vídeos mesmo que tenham recebido alguma quantia”, conta.

Outra orientação é procurar um advogado de confiança e registrar o crime na delegacia. “Sempre que perceber que está sendo coagido, ameaçado e não estiver seguro de procurar as autoridades policiais, procure um advogado da sua confiança. Nesse caso as vítimas não procuram porque têm certeza de que estão sendo autores do crime de pedofilia, quando na verdade estão conversando com falsários. Essa é a principal estratégia dos golpistas, fazer a vítima se sentir culpada e pensar que está sendo beneficiada ao ceder à extorsão”, afirma o criminalista.

Farah explica que o advogado da vítima pode ingressar com o requerimento de instauração de inquérito policial. “Nesse documento é possível juntar provas de forma ordenada, narrar os fatos com a versão da vítima e depois passa a participar do inquérito como assistente da acusação. A polícia tem condições de identificar, por meio de investigações e perícias criminais, os autores do golpe”, completa.

Além do crime de extorsão, os golpistas podem ser processados por estelionato; organização criminosa, já que o crime é feito por várias pessoas; falsidade ideológica; falsificação de documento público e falsificação de documento particular. “Apesar de não ser um crime com emprego de violência, a soma das penas atinge um mínimo de 16 anos e 4 meses e a máxima de 42 anos, então não cabe penas alternativas, é regime fechado”, completa.

Em uma dessas ações, no final de agosto, policiais do Rio Grande do Sul fizeram uma operação para coibir o golpe, cumprindo 16 mandados judiciais. Em três presídios, a polícia encontrou um roteiro que explicava como abordar e extorquir as vítimas. Seis pessoas foram presas.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

ClayRat se aprimora, fica mais difícil de detectar e amplia riscos de roubo de dados e invasão total de dispositivos Android.
L
Tecnologias que ajudam a desvendar crimes em Rondônia são tema da Expo Forense 2025 na EFMM

Tecnologias que ajudam a desvendar crimes em Rondônia são tema da Expo Forense 2025 na EFMM

Evento apresenta ao público ferramentas avançadas usadas pela Politec e reforça transparência na investigação científica
L

IA à Produção de Vídeos: Como Vidnoz Permite Que Qualquer Pessoa Crie Conteúdo Profissional

Plataforma baseada em inteligência artificial permite criar vídeos profissionais com avatares falantes e animação de fotos de forma rápida, acessível e sem necessidade de conhecimento técnico.
L
Netflix anuncia acordo bilionário para comprar Warner Bros. Discovery, incluindo HBO Max

Netflix anuncia acordo bilionário para comprar Warner Bros. Discovery, incluindo HBO Max

Negócio de US$ 82,7 bilhões permitirá à Netflix assumir estúdios, canais e franquias icônicas; conclusão depende de aprovação regulatória
L
Rússia bloqueia Roblox e acusa plataforma de divulgar ‘propaganda LGBT’ e conteúdo extremista

Rússia bloqueia Roblox e acusa plataforma de divulgar ‘propaganda LGBT’ e conteúdo extremista

Regulador russo afirma que crianças são expostas a assédio, violência e materiais considerados ilegais no ambiente do jogo; empresa americana ainda não comentou o bloqueio.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Lúcio de Almeida Morais

Durante a entrevista, ele vai destacar estratégias de desenvolvimento, a necessidade de profissionalização contínua e o papel do turismo como motor de crescimento sustentável.
L

Povoado Nerd: Pamela Vercesi Fala Sobre Cura Energética e Espiritual

Ao longo de sua jornada, ela já guiou centenas de mulheres e homens na liberação de traumas profundos, padrões ancestrais e bloqueios ligados ao merecimento.
L
Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi realizado nesta sexta-feira, em Washington, e a Seleção Brasileira terá adversários da África, Europa e Concacaf em sua chave na primeira fase do torneio.
L
62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

O estudo do instituto de pesquisa mapeou que 42 mil dos 68 mil hectares de exploração madeireira no Amazonas não tinham autorização ambiental, um aumento de 9% na área ilegal em comparação com o levantamento anterior.
L
STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, por omissão dolosa na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas as penas não serão executadas de forma imediata.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

A vereadora Helen Cabral, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, denunciou ter sofrido violência política de gênero após ser atacada verbalmente por outro parlamentar durante sessão plenária e exige a responsabilização do agressor.
L
DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

A Defensoria Pública da União concluiu que a consulta livre, prévia e informada não se aplica a povos isolados, alegando que o isolamento por si só já representa uma negativa a qualquer intervenção ou empreendimento.
L
Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável guia o discurso de Lula e a apresentação de propostas estratégicas até 2035.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

Ação ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré, na BR-364.
10
Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Droga foi encontrada durante ação integrada de combate ao tráfico na fronteira.
12
PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacinação contra a gripe tem Dia D em Porto Velho, mas adesão do público prioritário permanece baixa

Vacinação contra a gripe tem Dia D em Porto Velho, mas adesão do público prioritário permanece baixa

A vacinação contra a gripe volta ao foco neste sábado em Porto Velho, quando a Semusa realiza o Dia D para tentar ampliar a cobertura e incentivar a participação do público prioritário.
L
Ações preventivas do Comitê de Enfrentamento às Crises Hídricas garantem abastecimento em Porto Velho

Ações preventivas do Comitê de Enfrentamento às Crises Hídricas garantem abastecimento em Porto Velho

Ações reforçam o monitoramento e ampliam a segurança do abastecimento de água na capital
L
Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Município está entre os 998 do país a alcançar a pontuação máxima do maior programa de transparência do mundo.
L
Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Veículo de dois andares, com 60 poltronas semi-leito e infraestrutura completa, garante mais conforto e dignidade aos jaruenses.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

O serviço gratuito do Banco Central, o BC Protege+, impediu 6.879 aberturas fraudulentas na primeira semana de operação; mais de 238 mil cidadãos e empresas já ativaram a proteção.
L
EUA reafirmam Doutrina Monroe para garantir proeminência na América Latina

EUA reafirmam Doutrina Monroe para garantir proeminência na América Latina

O governo dos Estados Unidos publicou a Estratégia Nacional de Segurança, que formaliza a retomada da Doutrina Monroe sobre o Hemisfério Ocidental, sendo um claro recado à China sobre sua crescente influência regional.
L
Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa em dez anos

Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa em dez anos

Estudo da FGV, em parceria com o MDS, mostra que 60,7% das pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014 deixaram o programa assistencial até 2024; jovens de 15 a 17 anos apresentaram a maior taxa de saída.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.