DOMINGO, 12/10/2025

PROGRAMAS E AÇÕES DEVEM ESTIMULAR A INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EM RONDÔNIA

Governador assina a mensagem de proposta de lei para a Assembleia Legislativa sobre o Programa de Inovação, a Rede de Incubadoras de Rondônia e a criação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado em 

Terminou no dia 21 o Meetup.RO, o primeiro fórum de inovação e competitividade de Rondônia. Com 12 horas de palestras e rodas de conversa, o evento trouxe para o Estado profissionais e agentes públicos que atuam na área de inovação e, com a presença do governador Marcos Rocha, foi lançado o Programa de Inovação da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), com cinco ações e projetos que pretendem movimentar o cenário de inovação e empreendedorismo do Estado.

Foi apresentada a Reinc, a Rede Estadual de Incubadoras, criada para fomentar e incentivar a criação e fortalecimento das incubadoras residentes no Estado. Uma dessas incubadoras será a Hub/RO, a primeira incubadora de empresas do Governo do Estado, um coworking público para incentivar o empreendedorismo e a incubação de empresas de base tecnológica.

Vários eventos vão ajudar a desenvolver uma cultura inovativa em Rondônia, como o Hackathon, uma maratona hacker para gerar soluções para a economia de Rondônia, a Feira Disruptiva, que irá incentivar a cultura do empreendedorismo, da economia criativa e da inovação por meio de hackathons, palestras, rodadas tecnológicas e painéis e, por fim, o Meetup.RO, que além da primeira edição em Porto Velho, irá levar para o interior os agentes que pensam a inovação, gerando soluções de emprego e renda.

Com um público composto de empresários e agentes públicos, o Meetup.RO reuniu cerca de 300 pessoas no auditório da Faculdade Sapiens, em Porto Velho. A servidora pública Marina Lans assistiu aos dois de palestra e rodas de conversa e contou sobre como a inovação está sendo implementada na Defensoria Pública.

“Ainda estamos iniciando o processo de inovação, informatizando as áreas administrativas. Mas nós já temos sistemas com inteligência artificial, com chatbot para atendimento online, porque às vezes o público da Defensoria não tem dinheiro pro ônibus, mas tem acesso a internet”, explica a Marina.

O Eduardo Guilherme é estudante universitário e foi ao evento buscando se conectar com o ecossistema de inovação de Rondônia. “Ideias todos têm, mas muitas vezes o desafio é colocar essa ideia em prática, e sabemos que sozinho não vamos avançar, então acho importante um evento como esse pra gente conhecer outras pessoas, e, quem sabe, juntar forças”.

O RANKING DE COMPETITIVIDADE

Um importante indicador utilizado para guiar as ações governamentais é o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Pública (Clp). A Sedi, por meio da coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, buscou o Clp para entender melhor o que é a competitividade e como Rondônia pode melhorar no ranking e trouxe para o Meetup.RO.

“A competitividade é a capacidade de um estado em cumprir, com mais sucesso, a sua missão de promover bem-estar social, por meio de um conjunto de fatores, instituições e políticas”, explica Lucas Cepeda, analista de mobilização do Clp.

O caso de Rondônia tem pilares de destaque e de atenção. Na segurança pública, o Estado ocupa a quinta posição no ranking nacional, com índices como o menor número de presos sem condenação. Em infraestrutura, Rondônia está em sexta colocação, e, segundo o ranking, com a melhor mobilidade urbana do país.

No entanto, há pontos de atenção. Sendo o maior emissor de gás carbônico por habitante do país, o Estado fica em penúltima colocação em sustentabilidade ambiental. Ainda mais preocupante são os pilares de capital humano e inovação, em que Rondônia amarga a última colocação entre todos os estados.

Respondendo a uma pergunta da plateia, Lucas disse que para Rondônia chegar entre os dez primeiros em competitividade, a principal lição necessária é a de continuar os programas, mesmo que mude o Governo. “Continuidade é fundamental. Em Paraíba, único estado do Nordeste entre os dez primeiros, eles fizeram um trabalho muito consistente de desdobrar as políticas públicas em cima de cada indicador, e a partir de cada um desses dados se desdobra uma ação certeira para em certa quantidade de tempo o Estado consiga melhorar suas condições”.

É por isto que o Centro de Liderança Pública enfatiza o desenvolvimento de líderes na máquina pública para melhorar a eficiência da máquina estatal. “Nosso maior sonho é um Estado que funcione, que tenha eficiência e consiga cumprir sua missão de promover o bem-estar”, afirma José Henrique Nascimento, que também palestrou no evento.

EXPERIÊNCIA DE OUTROS ESTADOS

O fórum trouxe a experiência de dois estados líderes na inovação brasileira: São Paulo e Santa Catarina, os primeiros dois colocados no Ranking de Competitividade.

 Lucas Cepeda, do Centro de Liderança Pública/Secretário de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina

O secretário de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, argumentou que investir em inovação precisa ser um pensamento a longo prazo. “Florianópolis foi o berço dos primeiros movimentos de inovação do país. Com o tempo, isso acabou fazendo parte da nossa cultura. Estamos colhendo hoje o que foi plantado há 10 anos, como o Acate, a Associação Catarinense de Tecnologia e o parque tecnológico Sapiens Park, referências quando falamos de inovação”.

O secretário defendeu que um ecossistema de inovação é composto de três pilares. As pessoas, com os talentos técnicos, criativos e de empreendedorismo; os recursos, composto de tecnologia, infraestrutura e capital; e a cultura, que é o relacionamento, a confiança, a colaboração e o fluxo entre os agentes de inovação.

Agliberto Chagas, diretor de inovação de uma empresa privada, contou sua experiência com a agência de desenvolvimento Inova Sorocaba e com a criação de ambientes de inovação. “É preciso levantar primeiro a visão ampla e entender que cada região tem peculiaridades. Não adianta criar uma política única e achar que vai dar certo pra todo mundo”.

Florianópolis é um exemplo da visão ampla defendida por Agliberto. Com mais de 900 empresas de tecnologia, três parques tecnológicos, seis incubadoras de empresas, quinze universidades, oito centros de tecnologia e mais de 50 milhões de investimentos diretos do Estado nos últimos 25 anos colocou a cidade como um modelo.

Marcos Sabino, o diretor executivo de um desses parques tecnológicos, o Sapiens Park, veio explicar o que seria um parque e como ele atua no ecossistema de inovação. “Um parque tecnológico é um ambiente dotado de infraestrutura e sistemas para atrair e formar talentos e empreendimentos capazes de gerar ideias e conhecimentos e transformá-los em novos produtos e serviços para a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável sócio-econômico-ambiental da região”.

O papel do governo nisso tudo, segundo Agliberto, acaba sendo o de induzir o pensar inovação. Opinião compartilhada pelo diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo, João Arthur Reis, que veio trazer as experiências do Estado líder em competitividade.

“Nós temos muitos problemas estruturais. Uma das mais importantes são as regulatórias. As universidades, por exemplo, têm medo de cooperar por insegurança jurídica”, explicou João, que incentivou uma discussão sobre o marco regulatório das startups e de licitações no setor público.

 

O público que assistiu ao Meetup.RO – Fórum de Inovação e Competitividade

A INOVAÇÃO EM RONDÔNIA

 

Em Rondônia, o ecossistema de inovação começa a dar seus primeiros passos com ações como o Programa de Inovação da Sedi. Mas Edson Pontes trouxe a experiência da Tambaqui Valley, uma comunidade de inovação e startups de Porto Velho.

“Nosso maior desafio atualmente é conectar as pessoas. Fazer a conexão entre quem tem a ideia e a experiência com os desenvolvedores”. Edson também apontou que há falta de desenvolvedores no ecossistema de inovação rondoniense, e pediu para que quem tem experiência em design e desenvolvimento participe mais ativamente.

O Meetup.RO trouxe um case de sucesso estadual. Bruno Campos criou um aplicativo para facilitar o mercado imobiliário, o Casapê. “Se você pensa que uma startup vai te dar dinheiro rápido, não vai funcionar. E diferente de uma empresa tradicional, na startup você precisa botar a mão na massa, às vezes fazer até tudo sozinho”.

Essa também foi a dica de Mori Alexandre, líder de comunidade da Tambaqui Valley, que ao responder uma pergunta da plateia, falou que a melhor dica para criar seu próprio negócio é ‘meter a cara’. “Hoje em dia temos muito mais recursos, então a grande questão é se capacitar, procurar conhecimento e mentores”.

PRÓXIMOS PASSOS

O primeiro fórum de inovação e competitividade foi considerado por Thalles Gomes, coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedi, como um sucesso. “Estamos levando o Meetup.RO para mais 10 cidades do interior. Além do lançamento do nosso Programa de Inovação, vamos realizar outras ações como discutir mais ativamente o marco legal de startups, fomentar o ambiente de negócios, facilitar os investimentos e as compras públicas e fazer programas educacionais, junto com os órgãos competentes, para capacitar os jovens que querem inovar”.

Sérgio Gonçalves, superintendente da Sedi, apontou que a Sedi entende que existe uma latência de inovação que agora está sendo amparada. “O que nós esperamos é o envolvimento desse público jovem que tem o seu sonho e ainda não tinha esse lugar pra se reunir. Que agora ele tenha essa infraestrutura, esse apoio de equipamento e também de treinamento e mentoria em que ele possa pegar seu produto e transformar em uma empresa e consequentemente ter realização, gerar emprego e renda”.

Marcos Rocha, governador de Rondônia, falou sobre como a inovação é um pilar importante de seu governo. “Eu sempre sonhei com o desenvolvimento do nosso Estado por ações tecnológicas, por projetos tecnológicos. E tecnologia vai muito além de sistemas. Tudo aquilo que vem para mudar um paradigma, a história, tudo aquilo que a gente já tem como verdade é tecnologia”.

 

Devanil Júnior

Fotos: Ésio Mendes, Devanil Júnior, Thaíssa Brandão

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: IFRO destaca cultura oceânica e inovação em Porto Velho

Com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o câmpus Porto Velho Zona Norte do IFRO promove oficinas, palestras e experiências imersivas que conectam ciência e sociedade.
L
Governo de Rondônia adere ao ProPEN e reforça compromisso com a transformação digital na gestão pública

Governo de Rondônia adere ao ProPEN e reforça compromisso com a transformação digital na gestão pública

A adesão ao Programa Nacional de Processo Eletrônico amplia a digitalização administrativa, trazendo mais agilidade, transparência e economia de recursos no Estado.
L

Como criar um funil de vendas eficiente com WhatsApp automatizado?

Descubra como criar um funil de vendas eficiente com WhatsApp automatizado, usando automação de vendas, qualificação de leads e controle de jornada para aumentar conversões.
L

Smartphones, IA e moedas digitais: o futuro dos dispositivos e do dinheiro

Novos smartphones com chips avançados e câmeras robustas vão além do hardware, tornando-se centrais em pagamentos digitais e identidade eletrônica.
L

Linha Xiaomi 17 é lançada com tela secundária e Snapdragon 8 Elite Gen 5

Fortemente inspirados no iPhone 17, os novos celulares premium da Xiaomi se destacam pelo design, câmera potente e baterias de alta densidade, com destaque para a tela secundária nas versões Pro.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ramon da Silva Cunha Vargas

Homenagem a Ramon da Silva Cunha Vargas, 44, eletricista dedicado e homem de fé, lembrado pelo amor à família, ao futebol e à pescaria, com despedida em Porto Velho e cortejo ao Recanto da Paz.
L

Agenda News recebe Bruno Ferreira, do Buba Burgers

Bruno Ferreira participa do Agenda News e fala sobre a inauguração da loja física do Buba Burgers, hamburgueria que está conquistando Porto Velho.
L

Telona garantida: promoção leva fãs ao cinema com ingressos gratuitos

Na última sexta-feira (10), quem comemorou foi Maria Jéssica Barbosa da Frota, identificada pelo final do telefone 7208.
L

Promoção Cine Araújo: Sexta-feira com cheirinho de pipoca e emoção na telona? Temos!

Sexta-feira com cheirinho de pipoca e muita diversão! News Rondônia e Cine Araújo vão sortear pares de ingressos toda semana para você viver momentos incríveis no cinema.
L

MOMENTO AGRO: Gleidson Schubert e a revolução da genética Jersey em Rondônia

A trajetória de Gleidson Schubert revela como tecnologia, genética e gestão eficiente estão transformando a pecuária leiteira em Rondônia com foco na raça Jersey e sustentabilidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Dr. Gilber no Giro News: bastidores da política, desafios de gestão e planos para 2026

Em conversa franca, o vereador Dr. Gilber fala de prevenção às chuvas, transporte público, regularização fundiária, apoio ao esporte e relação com o prefeito Léo Moraes, defendendo gestão técnica e diálogo.
L

Vereador Dr. Gilber e secretário da Seinfra percorrem Porto Velho para diagnosticar obras emergenciais antes do início do período chuvoso

Em ação conjunta, Dr. Gilber e Thiago Catanhede vistoriaram bairros da capital para identificar pontos críticos e garantir intervenções preventivas, evitando alagamentos e transtornos à população.
L

Vereador Dr. Gilber visita linha C-10 na BR-319 e se compromete a cobrar melhorias na estrada junto à Prefeitura

Durante visita técnica à linha C-10, Dr. Gilber ouviu moradores, constatou a situação precária da via e garantiu que levará as demandas à Prefeitura para viabilizar ações emergenciais de recuperação.
L
Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Ministro solicitou mais tempo para analisar recurso que tenta derrubar decisão que tornou Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes.
L
Sílvia Cristina reúne mulheres que venceram o câncer em podcast especial

Sílvia Cristina reúne mulheres que venceram o câncer em podcast especial

Deputada conduziu o Podcast A Vida é Rosa, que destacou histórias de superação e conscientização sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado é socorrido em estado grave após engolir drogas em presídio de Porto Velho

Detento passou mal durante operação da Polícia Penal no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603) neste sábado (11).
12
Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Vítima de 34 anos foi levada por criminosos até a Estrada do Belmont, onde foi amarrada e agredida antes de ser abandonada no local.
14
Mulher fica ferida após colisão entre moto e carro de aplicativo em Porto Velho

Mulher fica ferida após colisão entre moto e carro de aplicativo em Porto Velho

Acidente no cruzamento das Avenidas Pinheiro Machado e Rio Madeira deixou motociclista ferida.
12
Homem é baleado no Orgulho do Madeira

Homem é baleado no Orgulho do Madeira

Vítima de 36 anos foi socorrida ao Hospital João Paulo II após ser atingida por disparos.
12
Acidente de moto deixa dois homens, uma mulher e uma criança feridos na Cidade do Lobo

Acidente de moto deixa dois homens, uma mulher e uma criança feridos na Cidade do Lobo

Colisão entre duas motocicletas na Rua Emílio Feitosa provocou ferimentos em quatro pessoas, incluindo uma criança de 5 anos, na tarde deste sábado (11).
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa no Parque da Cidade encanta mais de 30 mil pessoas com show gratuito do Mundo Bita

Festa no Parque da Cidade encanta mais de 30 mil pessoas com show gratuito do Mundo Bita

Evento em comemoração ao Dia das Crianças reuniu famílias no Parque da Cidade com atrações gratuitas, sorteios e espaço inclusivo neste sábado (11).
L
Abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025 emociona público em Ji-Paraná

Abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025 emociona público em Ji-Paraná

Cerimônia no Ginásio Gerivaldão celebrou tradição, esportistas e lançou o mascote oficial Tambajir na noite de sexta-feira (10).
L
Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Estado conquistou o 3º lugar no Prêmio Mérito & Talento, da ABBTUR, em evento realizado no Rio de Janeiro, destacando-se pelas ações estratégicas e investimentos no setor.
L
Carro invade loja de instrumentos e motorista foge no Centro de Porto Velho

Motorista invade loja com carro e causa destruição após dívida de R$250 mil em Porto Velho

Após a ação, o suspeito fugiu com o apoio de comparsas em outro veículo.
10

ABRACADABRA: A palavra mágica da cura e proteção

Mais do que uma palavra mágica de contos infantis, Abracadabra carrega séculos de tradição esotérica. Das ordens herméticas à Magia do Caos, seu uso ritualístico envolve vibração, intenção e poder transformador.
L

Requerimento de Outorga: INSTITUTO DE PREV DOS SERV PUBLICOS DO EST DE RONDONIA

OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Polícia Penal flagra mulher com 43 porções de drogas no Presídio 603

Polícia Penal flagra mulher com 43 porções de drogas no Presídio 603

Ação ocorreu na manhã deste sábado (11), em Porto Velho, e resultou na prisão de duas mulheres que tentavam levar entorpecentes para dentro da unidade prisional.
10
Briga termina em tentativa de homicídio na feira livre de Porto Velho

Briga termina em tentativa de homicídio na feira livre de Porto Velho

Homem foi esfaqueado na barriga após discussão na feira livre localizada no cruzamento da Rua Jaci-Paraná com Buenos Aires, na capital.
14
Governo de RO reforça cuidados com a saúde no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Governo de RO reforça cuidados com a saúde no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Roda de conversa na Policlínica Oswaldo Cruz marcou o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, reunindo pacientes e profissionais do Programa da Obesidade, referência no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.