O Brasil deu um passo decisivo para reduzir sua dependência externa de insumos farmacêuticos ao firmar, neste sábado, 21, três Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a Índia. Os acordos focam na produção de medicamentos biológicos essenciais para o tratamento de câncer de mama, pele e leucemia, garantindo o fornecimento de terapias avançadas para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os fármacos incluídos no pacote são o pertuzumabe, o dasatinibe e o nivolumabe. No primeiro ano da parceria, o governo brasileiro investirá R$ 722 milhões, com a meta de internalizar totalmente a tecnologia de fabricação nos próximos dez anos. O objetivo é que laboratórios públicos e privados nacionais desenvolvam a capacidade de produzir esses medicamentos em solo brasileiro, garantindo estabilidade de estoque e soberania sanitária.
A Índia é hoje um dos principais fornecedores de produtos farmacêuticos para o Brasil. Em 2024, as importações de fármacos atingiram a marca de US$ 7,3 bilhões. Com a nova parceria, além da compra direta, o Brasil passa a focar na biofabricação e no desenvolvimento de biológicos, utilizando a experiência indiana para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Além dos medicamentos, o Ministério da Saúde e a Anvisa firmaram memorandos para cooperação em telessaúde, inteligência artificial e troca de informações regulatórias. A Fiocruz também terá um papel central, atuando em conjunto com laboratórios indianos em pesquisas para medicamentos considerados “estratégicos” para a saúde pública brasileira, visando o desenvolvimento de genéricos de alta complexidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre Padilha destacaram que a iniciativa não apenas assegura o tratamento no SUS, mas também gera empregos qualificados e renda no Brasil. “Trabalhamos lado a lado pela equidade no acesso e pela soberania sanitária”, afirmou o presidente, reforçando que a transferência de tecnologia é o cerne do acordo para ampliar a autonomia nacional.










































