A Prefeitura de Porto Velho, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, atualizou a orientação para atendimento de casos suspeitos de Mpox na capital. A partir de agora, pessoas com sintomas compatíveis com a doença devem procurar preferencialmente as unidades de pronto atendimento 24 horas da rede municipal.
Segundo a Semusa, o paciente não terá atendimento negado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No entanto, a recomendação de buscar diretamente as unidades de urgência e emergência tem como objetivo reduzir o risco de transmissão e evitar deslocamentos desnecessários entre unidades.
A medida foi adotada porque, ao procurar inicialmente uma UBS, o paciente suspeito tende a ser posteriormente encaminhado para uma unidade de pronto atendimento, o que pode gerar demora no atendimento.
Onde procurar atendimento
A orientação é que casos suspeitos se dirijam preferencialmente às seguintes unidades em Porto Velho:
-
UPA Leste (Provisória) — Rua Fernando Corona, nº 2704, esquina com a Rua Plácido de Castro, bairro Juscelino Kubitschek (JK)
-
UPA Sul — Rua Urtiga Vermelha s/n (esquina com Avenida Jatuarana), bairro Nova Floresta
-
Pronto Atendimento Dra. Ana Adelaide — Rua Padre Chiquinho, nº 1060, bairro Pedrinhas
-
Pronto Atendimento José Adelino da Silva (Pronto-socorro) — Rua Órion, 11646, bairro Ulisses Guimarães
Devem buscar avaliação pessoas que apresentem sintomas como:
-
Febre
-
Ínguas
-
Lesões na pele, inclusive na região genital
A Secretaria reforça que mantém vigilância ativa sobre a doença e orienta a população a evitar contato direto com lesões de pele de outras pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e procurar atendimento ao surgimento de sintomas.
O prefeito Léo Moraes destacou a estrutura disponível na rede municipal. “Importante a população ficar informada que a prefeitura disponibiliza toda sua estrutura de saúde das UPAs, para que os casos notificados sejam tratados por meio das nossas equipes”.
O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, reforçou a preparação das equipes. “Nas unidades de pronto atendimento temos equipes de saúde preparadas para orientar a população e adotar as medidas necessárias para cada paciente”.
Segundo a gestão municipal, o cenário epidemiológico segue sendo monitorado continuamente.









































