Porto Velho iniciou, nesta segunda-feira (2), uma importante etapa de ampliação nos serviços de oftalmologia gratuita. Por meio do programa “Agora Tem Especialistas”, carretas equipadas foram instaladas no Parque da Cidade para realizar consultas, exames e cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A estrutura móvel tem capacidade para realizar até 150 consultas e 100 cirurgias diariamente. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que a integração entre as esferas municipal, estadual e federal é fundamental para reduzir as filas de espera e garantir dignidade no atendimento aos pacientes da região.
Estrutura completa e fluxo otimizado
As unidades de oftalmologia funcionam como centros hospitalares compactos. Elas contam com consultórios, central de esterilização, centro cirúrgico e farmácia própria. Segundo o secretário da Sesau, Jefferson Rocha, essa concentração de serviços no mesmo local otimiza o tempo do paciente e acelera a recuperação.
Além do procedimento cirúrgico, o estado garante o acompanhamento pós-operatório completo. Os usuários atendidos recebem, de forma gratuita, os medicamentos necessários para o tratamento em casa e óculos escuros específicos para a proteção ocular após a cirurgia de catarata.
Como acessar os serviços de saúde
Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve primeiro comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a avaliação clínica inicial, o paciente é inserido no sistema de regulação estadual, que realiza a convocação conforme a ordem da fila e a necessidade médica identificada.
Os atendimentos no Parque da Cidade seguem até o dia 13 de março de 2026. A ação abrange moradores de Porto Velho, seus distritos e municípios da Região Madeira Mamoré, incluindo Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.










































