Profissionais da saúde de Guajará-Mirim participam, entre os dias 2 e 6 de fevereiro, de uma capacitação teórica e prática sobre tuberculose, como parte das ações do Projeto Mobiliza TB. A iniciativa contempla atividades realizadas tanto na área urbana quanto em comunidade indígena do município, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença.
A ação integra a estratégia do governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), para fortalecer o enfrentamento da tuberculose em regiões consideradas prioritárias. O objetivo é ampliar a capacidade técnica das equipes locais, qualificar o diagnóstico e garantir o acompanhamento adequado dos pacientes em tratamento.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o estado tem investido em ações integradas para proteger a população e reduzir a transmissão da doença. “Estamos levando capacitação, informação e atendimento direto às comunidades, inclusive em áreas mais distantes”, afirmou.
Segundo a coordenadora estadual do Controle da Tuberculose da Agevisa/RO, Nilda Barros, a capacitação inclui a aplicação e a leitura da prova tuberculínica (PPD), exame utilizado para identificar a infecção latente da tuberculose.
“Realizamos a parte teórica e prática da aplicação do exame nos contactantes de pessoas com tuberculose. Na quinta-feira (5), faremos a leitura dos resultados para identificar se há infecção latente ou não, o que é fundamental para interromper a cadeia de transmissão”, explicou.
Rondônia mantém a tuberculose como prioridade de saúde pública, especialmente em áreas de fronteira, comunidades indígenas e regiões de maior vulnerabilidade social. Para o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, iniciativas como essa reforçam o compromisso do estado com a prevenção e o cuidado integral.
Atuação em Guajará-Mirim
As ações desenvolvidas em Guajará-Mirim ocorrem em parceria com a Associação Beradeiro, o município e a saúde indígena. A programação inclui capacitação técnica, aplicação e leitura do exame PPD, ações de base comunitária e atividades na Aldeia Ribeirão, fortalecendo a atuação conjunta entre estado, municípios e sociedade civil.









































