A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda, fabricação e consumo do azeite de oliva extravirgem Terra das Oliveiras. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, foi motivada pela origem desconhecida do produto, que era comercializado em plataformas de vendas online.
De acordo com a agência, a empresa que constava no rótulo como importadora oficial já foi extinta, o que caracteriza a irregularidade da mercadoria. Além do azeite, outros itens de consumo comum, como doce de leite e sal grosso, sofreram sanções por não atingirem os padrões de qualidade exigidos.
O sal grosso da marca Marfim teve um lote específico suspenso após testes laboratoriais indicarem um teor de iodo insatisfatório. Já o doce de leite em pedaços da marca São Benedito foi barrado por problemas na identificação do lote e por irregularidades no uso de ácido sórbico, conservante essencial para evitar a deterioração.
Em nota, a fabricante do doce de leite informou que já ajustou seus processos internos para garantir a segurança alimentar e colabora com as autoridades. As empresas responsáveis pelas marcas de sal e azeite não se manifestaram sobre as suspensões e o recolhimento dos produtos.











































