O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reforçou a importância de manter o cartão vacinal atualizado como medida fundamental para a proteção individual e coletiva da população. Além do alerta, o Estado informou os pontos disponíveis para vacinação, garantindo acesso amplo e gratuito às vacinas previstas no calendário do Ministério da Saúde (MS).
Segundo o governador Marcos Rocha, manter a imunização em dia é uma estratégia essencial para evitar surtos e proteger a sociedade. “O governo do estado segue trabalhando e investindo para assegurar o acesso aos serviços públicos voltados à proteção da população, e a disponibilização de vacinas na rede pública de saúde amplia esse cuidado”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou que a vacinação vai além da proteção individual. “Ela fortalece nosso corpo contra doenças que podem ser graves, salva vidas e evita a superlotação dos hospitais. Quando cada pessoa se vacina, não cuida apenas de si, mas também da família, dos amigos e de toda a comunidade. Vacinar-se é um ato de responsabilidade e solidariedade”, afirmou.
Pontos de vacinação
Em Rondônia, a população encontra todas as vacinas do calendário nacional disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Espaço Saúde, localizado em Porto Velho, dentro de um estabelecimento comercial na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
O Espaço Saúde funciona:
- De segunda a sábado: das 10h às 21h30
- Domingos e feriados: das 13h às 21h30
De acordo com a coordenadora do Espaço Saúde, Solange Ferreira, a alta cobertura vacinal é decisiva para reduzir a circulação de vírus. “Quando a maioria da população está vacinada, a propagação de doenças diminui e protegemos também quem não pode ser vacinado, como bebês, pessoas imunossuprimidas ou alérgicas a componentes das vacinas”, explicou.
Vacinas disponíveis
Entre os imunizantes ofertados estão:
- Hepatite A (infantil)
- Hepatite B
- HPV
- Influenza
- Febre Amarela
- Pentavalente
- Pneumo 10
- Rotavírus
- Varicela
- Meningocócica C e ACWY
- Tríplice Viral (e variações)
- DTP, DTPa adulto e DT adulto
- VIP (pólio inativada)
- Antirrábica humana
- Covid-19 (Baby, Pediátrica e Adulto)
- Vacina para bronquiolite (gestantes)
A Sesau reforça que a população deve verificar o cartão vacinal e procurar o ponto de vacinação mais próximo para manter todas as doses em dia, contribuindo para a prevenção de doenças e para a saúde pública em todo o estado.






































