Um vídeo amador flagra uma cena dramática em frente à Unidade de Saúde da Família Vista Alegre do Abunã, onde uma mulher estava passando muito mal e não teve atendimento na unidade de saúde de Vista Alegre do Abunã, que é distrito de Porto Velho (Rondônia), na divisa com o Acre. Dentro de um carro, a mulher contorce-se de dor no banco do passageiro. “Não há médico, não há ninguém para atendê-la. A pessoa que socorreu está desesperada, tentando salvá-la”, descreve o homem.
Diante da situação e devido a fortes dores, a paciente, que até o fechamento desta reportagem não teve o nome identificado, foi levada a uma farmácia, onde também não foi atendida devido à gravidade da situação.
A ausência de médico na sexta-feira (02/01) na Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Salete Miotto Lorenzetti impossibilitou que o atendimento médico fosse prestado, como pontua o código de postura que rege a saúde pública brasileira.
“Estamos aqui na farmácia. A moça vai fazer o diagnóstico da mulher dentro do carro. O farmacêutico teve que sair para socorrer outra pessoa, porque a unidade de saúde daqui de Vista Alegre não tem ninguém disponível. Ele teve que socorrer outra pessoa!”

Enquanto ainda tentavam buscar ajuda, o homem, que se declarou vizinho e amigo da paciente e do esposo dela, ameaçou danificar a unidade como resposta à ausência clínica local.
“Ao perceber que eu o filmava, o segurança fechou a porta. Quando ameacei quebrar a janela, ele disse que chamaria a polícia. Ele também me alertou sobre a gravidade da situação da paciente dentro do carro: ‘A mulher está muito mal aqui dentro, exposta ao calor’”
Moradores de Vista Alegre do Abunã, distrito na região de Porto Velho, pedem socorro para que o prefeito Léo Moraes (Podemos) e o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola Filho, investiguem a crescente precariedade da saúde local. Exigem também a adoção de medidas urgentes para sanar a falta de assistência médica e o revezamento de plantonistas para os casos de urgência. A falta de organização e responsabilidade com a vida humana representa um grave risco para a população.

Diante da carência de infraestrutura na região, muitos residentes de Vista Alegre do Abunã e distritos desta parte do município preferem buscar atendimento médico nos hospitais de Rio Branco, no Acre, cidade mais próxima e com melhores recursos. E isso são os que têm recurso para o deslocamento, os que não têm apenas contam com a misericórdia de Deus e a sorte!
A Unidade de Saúde da Família (USF) Vista Alegre do Abunã, situada na Rua João Leandro Barbosa, esquina com João Bortoloso, s/n, deveria estar operando em sua capacidade total, prestando atendimento médico à população no horário habitual das 8h às 18h, conforme o cronograma das Unidades de Saúde da Semusa – Atenção Básica e Média Complexidade.
Não houve comunicado oficial sobre ponto facultativo durante as festividades de final de ano. A ausência de atendimento tem sido encarada como negligência médica pelos moradores da região.
“Acredito que as UBS não podem ficar totalmente fechadas. O administrador local deveria reportar o problema, mesmo que se sinta impedido de criticar a gestão, que está deixando a desejar”, comentou uma moradora em um grupo local do WhatsApp.











































