O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Elizabeth Paranhos, da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), realizou na última sexta-feira (31) um encontro/passeio no Parque Circuito com famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). A ação ocorreu das 8h às 11h30, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
O Paif, serviço essencial da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), tem como objetivo fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos familiares e comunitários e promovendo o acesso a direitos sociais.
Famílias e relatos
Maria de Nazaré Barros do Nascimento, residente em Porto Velho há mais de cinco anos, acompanhou seus cinco filhos no encontro, incluindo Osmar Emmanuel, de oito anos, que tem deficiência. Ela destacou a importância do Paif:
“Frequento o Cras há mais de dois anos. É uma bênção. Nos auxilia em tudo: benefícios, documentos, saúde e educação dos filhos”.
Para a coordenadora do Cras Elizabeth Paranhos, Luciana Nascimento, a atividade reforça a valorização da vida, o diálogo e o cuidado com o bem-estar, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Atividades lúdicas e educação ambiental
Durante o encontro, a Sema promoveu jogos educativos com materiais recicláveis e exposições de resíduos reutilizáveis, despertando em crianças e adultos o interesse pela reciclagem e preservação ambiental. Além disso, os personagens “Bobby Goods”, do Departamento de Gestão de Políticas Ambientais, encantaram o público e reforçaram a mensagem de cuidado com o meio ambiente.
Serviços oferecidos pelos Cras
O Cras oferece:
- Apoio direto às famílias vulneráveis, incluindo beneficiárias de programas de transferência de renda;
- Espaços coletivos de escuta e troca de experiências;
- Articulação com políticas públicas de saúde, educação e habitação;
- Mobilização comunitária por meio de campanhas, palestras e eventos;
- Identificação e encaminhamento de demandas sociais.
Atendimento
Famílias em situação de vulnerabilidade podem procurar o Cras mais próximo para atendimento gratuito pelo Paif, realizado por equipes multidisciplinares, como assistentes sociais, psicólogos e educadores.
Endereços dos Cras em Porto Velho:
- Elizabeth Paranhos: Rua Guanabara, 2611 – São João Bosco. Tel: 98473-4881.
- Betinho: Rua Vila Mariana, 9968 – Mariana. Tel: 98473-6269.
- Irmã Dorothy: Rua Fonte Boa, s/n – Socialista. Tel: 98473-4364.
- Paulo Freire: Av. Amazonas, 3660 – Agenor de Carvalho. Tel: 98473-6076.
- Dona Cotinha: Rua Tamarino, 2946 – Cohab Floresta. Tel: 98473-6030.
- Fernando Rocha: Rua 9, s/n – Jardim Santana.
- Pe. Teodoro Crommo: Via 01, Quadra 1, Casa 03 – Jaci-Paraná. Tel: 99955-5438 / 3236-6178.









































