O governo federal proibiu nesta terça-feira (28) o produto Fellow Criativo, um pó para preparo de café em sachê da marca Cafellow. A decisão foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e veta a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto em todo o país.
Segundo a Anvisa, a proibição ocorreu por três motivos principais:
- O produto contém extrato de cogumelo Agaricus Bisporus, um ingrediente não avaliado quanto à segurança de uso em alimentos;
- A embalagem e a propaganda trazem alegações de “controle de insulina” e “diminuição do colesterol”, que não foram aprovadas pela agência;
- O rótulo apresenta informações que podem confundir o consumidor, levando-o a acreditar que se trata de café puro.
O g1 entrou em contato com a Cafellow, que comercializa seus produtos pela internet, mas a empresa ainda não respondeu.
O produto vetado
De acordo com o site oficial da Cafellow, o Fellow Criativo é composto por café torrado e moído 100% arábica, extrato de cogumelo e aromatizantes, com sabor caramelo e baunilha. A embalagem traz em destaque a inscrição “café em sachê”, embora o rótulo descreva o item como “pó para preparo de café”.
Além do Fellow Criativo, a marca também comercializa outras duas versões do produto — Fellow Determinado e Fellow Sensual — que não foram alvo da proibição.
O Fellow Determinado é descrito como “café puro”, enquanto o Fellow Sensual tem sabor “cereja e framboesa com maca peruana”, ambos também em sachê e com destaque para o termo “café em sachê” nas embalagens.
O que diz a legislação sobre o café
Segundo a legislação brasileira, só pode ser considerado café o produto composto exclusivamente por grãos de café, podendo conter até 1% de impurezas naturais (como galhos, folhas e cascas).
No entanto, a lei proíbe totalmente a presença de elementos estranhos, como milho, trigo, cevada, corantes, açúcar, caramelo ou borra de café solúvel, entre outros.
A Anvisa reforça que misturas com outras substâncias devem ser identificadas de forma clara no rótulo, evitando confusão sobre a natureza e composição do produto.










































