O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (23), mais uma etapa do atendimento móvel a pacientes da rede pública, com as carretas do programa Agora Tem Especialistas. Nesta fase, cinco carretas de saúde da mulher chegam a municípios de Alagoas (AL), do Rio Grande do Sul (RS), Pará (PA) e Piauí (PI), além do Distrito Federal (DF).
No âmbito da campanha Outubro Rosa, serão oferecidos consultas, exames, biópsias e diagnósticos com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou o início desta etapa em Ceilândia (DF) e destacou que o objetivo do programa é reduzir o tempo de espera para exames e procedimentos. A expectativa é que, nos próximos 30 dias, cerca de 1,5 mil mulheres sejam atendidas na unidade de Ceilândia.
Atendimentos em todo o país
A marcação de consultas e o encaminhamento dos pacientes fica a cargo das secretarias de saúde locais.
Nesta sexta-feira (24), as outras quatro unidades chegam a Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelotas (RS). No total, 28 carretas estarão operando em 22 unidades federativas por, no mínimo, 30 dias. A meta do programa é de alcançar 150 unidades móveis em circulação até 2026.
A previsão do Outubro Rosa é que mais de 42 mil pacientes da rede pública sejam recebidos nessas unidades móveis de saúde, com toda a estrutura e equipes multiprofissionais. A expectativa é realizar cerca de 130 mil procedimentos.
Para a prevenção e diagnóstico de câncer de mama, as carretas oferecem:
Mamografia e ultrassonografia mamária bilateral.
Punção de mama por agulha grossa.
Biópsia/exérese de nódulo de mama.
Exame anatomopatológico de mama.
Para o rastreamento de câncer de colo do útero, estão disponíveis procedimentos como colposcopia e biópsias. As mulheres também têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica para a saúde ginecológica em geral.









































