Mais de 240 bolsas de sangue foram coletadas em ações promovidas pelo governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), entre os dias 17 e 18 de outubro, em Alta Floresta d’Oeste e Porto Velho.
Em Alta Floresta d’Oeste, a coleta itinerante conduzida pelo Hemocentro de Rolim de Moura mobilizou 222 candidatos à doação, resultando em 192 bolsas de sangue e 30 novos cadastros para doação de medula óssea (HLA). Já em Porto Velho, a Fhemeron realizou uma coleta externa em uma instituição religiosa, com a obtenção de 49 bolsas de sangue.
O objetivo das ações é fortalecer os estoques da hemorrede estadual e garantir o atendimento contínuo às demandas hospitalares, além de incentivar a doação voluntária de sangue e medula óssea, especialmente em municípios mais distantes.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações reforçam o compromisso do governo com a vida e o cuidado à população. “A ampliação das coletas e o incentivo à doação voluntária de sangue e medula óssea demonstram um compromisso concreto com a vida. Seguimos promovendo iniciativas que levam esperança e cuidado com as pessoas em todos os cantos de Rondônia”, destacou.
A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, enfatizou a importância da participação comunitária. “Cada pessoa que se apresenta para doar simboliza um elo da grande corrente de solidariedade. Doar sangue e medula óssea é um ato simples, seguro e profundamente humano.”
As coletas itinerantes levam atendimento especializado aos municípios, reforçando a rede estadual de saúde e garantindo apoio vital aos tratamentos que dependem de transfusão ou transplante.