Nesta quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) deu início às ações do Outubro Rosa com um evento especial voltado às servidoras da pasta. Realizado na sede da secretaria, o encontro abordou o tema “A importância da prevenção e do autocuidado no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero”, reforçando a necessidade da realização de exames preventivos e do acompanhamento regular com profissionais de saúde.
Diagnóstico precoce salva vidas
O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, destacou que identificar o câncer em estágios iniciais aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.
“O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e garante um tratamento mais eficaz. É fundamental que as mulheres mantenham o autocuidado e realizem os exames preventivos regularmente”, afirmou.
A gerente do setor de Diagnóstico por Imagens, Paula Guimarães, explicou que os exames de mamografia são realizados no Centro de Especialidades Médicas Dr. Alfredo Silva e estão disponíveis para todas as mulheres mediante encaminhamento médico ou de enfermagem. A partir da avaliação profissional, é indicado o tipo de mamografia adequada de rastreamento ou diagnóstica.
Paula reforçou ainda que o acesso aos exames é permanente, não se limitando ao mês de outubro.
“É importante lembrar que o exame pode ser realizado em qualquer época do ano, garantindo atendimento contínuo e tratamento precoce”, destacou.
Ampliação da faixa etária para rastreamento
A chefe do Núcleo de Saúde da Mulher, Cidiane Rodrigues, ressaltou a importância da mamografia e do exame citopatológico, realizados conforme orientações do Ministério da Saúde.
“A campanha visa ampliar o diagnóstico precoce, aumentar as chances de cura e incentivar o autocuidado e o acompanhamento médico”, disse.
Ela lembrou que as Unidades de Saúde da Família de Porto Velho, tanto urbanas quanto rurais, estão preparadas para realizar exames preventivos, solicitar mamografias e fazer o agendamento por meio da regulação. A nova faixa etária para rastreamento do câncer de mama foi ampliada e agora inclui mulheres de 40 a 74 anos antes, o limite máximo era 69 anos.
Programação ao longo do mês
O evento de abertura marca o início de uma programação especial que ocorrerá durante todo o mês de outubro, com ações voltadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado integral da saúde da mulher. A campanha busca incentivar a população feminina a procurar as unidades de saúde para realizar exames e obter informações sobre os serviços disponíveis.