Rondônia se consolidou como referência nacional no crescimento de cirurgias eletivas. Em apenas sete meses de 2025, o estado realizou 4.506 procedimentos, por meio do Programa Agora tem Especialistas (Pate), que envolve 12 municípios. Só o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, e o Hospital Regional de Cacoal foram responsáveis por 3.034 cirurgias.
A adesão dos municípios ao programa exige articulação entre órgãos estaduais, prefeituras e instituições sem fins lucrativos, garantindo uma gestão integrada e eficiente.
Avanços expressivos
Segundo o governador Marcos Rocha, o resultado é fruto de investimentos em diferentes frentes.
“O governo tem investido e trabalhado para atender seus pacientes com eficiência e responsabilidade”, ressaltou.
Em 2024, entre fevereiro e dezembro, Rondônia já havia registrado um aumento de 47% nas cirurgias eletivas em relação a 2023, ficando entre os cinco estados com melhor desempenho do país, ao lado de Santa Catarina (40%), Maranhão (39%), Paraíba (39%) e Piauí (33%).
O crescimento rondoniense mais que dobrou a média nacional (20%) e foi três vezes superior à média da Região Norte (14%). No período, o estado realizou 5.761 cirurgias eletivas pelo Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF).
Metas superadas
De acordo com o Relatório de Indicadores do PNRF, Rondônia superou 100% da meta de execução física, ou seja, realizou mais cirurgias do que havia planejado. Também ultrapassou a totalidade da execução orçamentária, fazendo parte dos 17 estados que otimizaram os recursos federais recebidos.
Para 2025, a projeção indica crescimento de 23,1% em relação a 2024, segundo dados do portal controleavaliacao.saude.gov.br.
O secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, reforçou o compromisso com a população:
“Estamos trabalhando para contribuir de forma significativa para a melhoria do acesso à saúde no estado, assegurando que a população seja atendida com maior rapidez e redução das filas de espera.”