Conhecida popularmente como dor nas costas ou dor nos rins, a lombalgia é uma patologia que afeta a região mais baixa da coluna, sendo considerada a segunda maior causa de consultas médicas, perdendo apenas para o resfriado comum. Segundo o fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus, que participou do Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Salvador, Bahia, a estimativa é que até 80% da população mundial sofra com o problema em algum momento da vida.
Apesar da alta incidência, a boa notícia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é que a lombalgia geralmente se resolve de forma espontânea. Cerca de 50% dos pacientes relatam melhora em uma semana e 90% em até oito semanas. Apenas uma pequena parcela, aproximadamente 5%, continua com sintomas por mais de seis meses ou apresenta alguma incapacidade.
Causas e prevenção
As causas da lombalgia são variadas. Geralmente, a dor está ligada a problemas posturais, como sentar ou dormir em posições incorretas, ou ao esforço para carregar objetos pesados. No entanto, o fisioterapeuta explica que outros fatores, como infecções, fraturas e traumas, também podem causar a patologia. Quando a dor se intensifica e passa a limitar as atividades diárias, a recomendação é procurar um médico imediatamente para um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.
Para evitar a lombalgia, a principal dica do especialista é “manter-se em movimento”. A prática de exercícios físicos regulares e a adoção de bons hábitos e rotinas são essenciais para minimizar o risco de dores lombares. Fábio Luciano Arcanjo de Jesus enfatiza que “movimento é vida”, ressaltando a importância de se manter ativo para a saúde da coluna.