O Sistema Único de Saúde (SUS) celebra 35 anos de sua criação nesta sexta-feira, 19 de setembro de 2025. O Ministério da Saúde, em nota, destacou que o sistema se consolidou como o maior do mundo a oferecer atendimento público, gratuito e universal. Atualmente, 76% dos brasileiros dependem diretamente do SUS.
O sistema, que atende a 2,8 bilhões de pessoas por ano, surgiu de um movimento social na década de 1980 e foi oficializado na Constituição de 1988, que estabeleceu a saúde como um direito de todos. Antes de sua criação, apenas trabalhadores formais tinham acesso garantido a serviços de saúde, beneficiando cerca de 30 milhões de pessoas.
Conquistas e desafios do sistema
Entre os destaques do SUS ao longo de sua história, o Ministério da Saúde ressaltou a Estratégia Saúde da Família, que oferece atenção primária em todo o país. O sistema também é responsável pela maior rede pública de transplantes do mundo, com um recorde de 30 mil procedimentos realizados em 2024. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) também é um dos maiores da América Latina e contribuiu para a erradicação de doenças como a poliomielite.
Apesar das conquistas, o SUS enfrenta desafios, como o longo tempo de espera por atendimento especializado. Para sanar o problema, o governo federal criou o programa “Agora Tem Especialistas”, focado em seis áreas, e busca a expansão da telessaúde, que pode reduzir o tempo de espera em até 30%. O governo também pretende, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde, expandir e modernizar a infraestrutura do sistema.