A saúde dos nossos pulmões pode influenciar o envelhecimento de todo o corpo, conforme demonstrado em um estudo do Instituto de Saúde Global de Barcelona. Baseado em dados de cerca de 30 mil pessoas, a pesquisa mostra que o pico da função pulmonar ocorre entre os 20 e 25 anos de idade, diminuindo progressivamente. Fatores como fumo, poluição e asma podem acelerar essa perda de capacidade.
A líder do estudo, Judith García-Aymerich, explica que quanto maior a capacidade pulmonar no auge, mais resiliente o indivíduo será a doenças respiratórias crônicas. A saúde dos pulmões também está relacionada ao sistema imunológico, peso e até mesmo ao cérebro.
Faça em casa: o teste simples da capacidade vital forçada (CVF)
Embora existam equipamentos clínicos de alta precisão, é possível ter uma ideia da sua capacidade pulmonar com um teste caseiro. Você precisará de uma garrafa plástica grande, um balde ou bacia e um pedaço de tubo de borracha.
- Marque a garrafa: Use um copo medidor para adicionar água, marcando o nível a cada 200 ml até a garrafa encher.
- Mergulhe a garrafa: Encha o balde com água e mergulhe a garrafa cheia, virando-a de cabeça para baixo dentro da água.
- Sopre no tubo: Mantenha a garrafa submersa, insira o tubo de borracha no gargalo e sopre com toda a força, após uma inspiração profunda.
- Calcule: Conte quantas linhas de 200 ml você consegue exalar. O número de linhas multiplicado por 200 ml é sua capacidade vital forçada (CVF).
A Associação Pulmonar Americana informa que a CVF pode diminuir cerca de 0,2 litros por década. Uma CVF saudável varia de 3 a 5 litros. O teste não é preciso como um exame clínico, mas pode dar um indicativo.
Como melhorar a saúde dos pulmões
Além de evitar o fumo, especialistas recomendam algumas ações para melhorar a saúde pulmonar:
- Exercícios regulares: Eles podem fortalecer os músculos respiratórios e reduzir inflamações.
- Alimentação saudável: Uma dieta rica em óleos de peixe, antioxidantes e vitaminas C e E ajuda a proteger os pulmões. Evitar o excesso de sal também é benéfico.
- Manter o peso ideal: O acúmulo de gordura abdominal pode limitar a expansão dos pulmões.
- Treinamento muscular inspiratório (TMI): Respirar com resistência usando aparelhos específicos, como o Powerbreathe, pode fortalecer os músculos respiratórios e reduzir o declínio da função pulmonar relacionado à idade.
- Cantar ou tocar instrumentos de sopro: Essas atividades ajudam a aumentar o controle e a flexibilidade do diafragma e dos músculos abdominais.
Em caso de qualquer preocupação com a saúde pulmonar, o ideal é consultar um profissional de saúde para uma avaliação clínica, que pode ser feita com um espirômetro.