Uma nova lei federal, publicada no Diário Oficial da União em 15 de setembro, instituiu a campanha Agosto Branco. O objetivo é conscientizar a população anualmente sobre o câncer de pulmão, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é a quarta neoplasia mais comum no Brasil. A campanha vai focar em divulgar sintomas, prognósticos, tratamentos e os serviços de saúde de referência para os pacientes.
As iniciativas do Agosto Branco serão conduzidas por gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com entidades civis, associações profissionais e instituições de ensino. O movimento reforça a importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto desde 1986. A data chama a atenção para os danos do tabagismo, que, segundo a Fundação do Câncer, é responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil.
Benefícios de parar de fumar
O Inca destaca que o tabagismo é uma doença séria e que parar de fumar traz benefícios imediatos e de longo prazo, independentemente do tempo de vício. Confira o que acontece no corpo de quem abandona o cigarro:
Após 20 minutos: A pressão sanguínea e a pulsação retornam ao normal.
Após 2 horas: A nicotina deixa de circular no sangue.
Após 8 horas: O nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 1 ano: O risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade.
Após 10 anos: O risco de infarto se iguala ao de pessoas que nunca fumaram.
O tratamento para deixar o cigarro é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Pessoas interessadas podem procurar a coordenação de controle do tabagismo na secretaria de saúde de sua cidade para obter mais informações e começar a jornada para uma vida mais saudável.