A Campanha Estadual Vacinação Sem Fronteira, realizada pelo governo de Rondônia por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), chegou às comunidades rurais e ribeirinhas de Cabixi, na divisa com Mato Grosso e fronteira com a Bolívia. A ação garantiu a imunização de moradores, trabalhadores e até turistas que estavam no rio Guaporé.
Atendendo às principais demandas da Prefeitura de Cabixi, a equipe reorganizou o fluxo e atualizou o sistema de vacinas, registrando todas as doses aplicadas. Isso assegura mais segurança e eficiência no controle da cobertura vacinal.
De casa em casa, os profissionais percorreram centenas de quilômetros para levar imunização às famílias das vilas Neide e São João. A funcionária de uma pousada, Eliane Cordeiro, vacinou toda a família sem precisar se deslocar até a cidade. “Agora está todo mundo protegido”, comemorou.
Na região, também houve atendimentos em uma fazenda, onde além da vacinação, foi realizada palestra do Setembro Amarelo, com foco na prevenção ao suicídio. O gerente da propriedade, Gustavo Bueno, destacou a importância da ação. “É um reforço para a assistência aos nossos funcionários, especialmente porque estamos próximos à Bolívia, onde há surto de sarampo.”
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou o compromisso do governo em ampliar o acesso à saúde. “Não importa se é na cidade, no campo ou na beira do rio, a campanha leva proteção e cuidado para todos”, afirmou.
O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, reforçou a relevância da iniciativa. “Vacinação é integração e cuidado. Esse trabalho conjunto com os municípios garante que ninguém fique sem acesso à imunização.”
O secretário adjunto de saúde de Cabixi agradeceu a parceria estadual. “A experiência da equipe da Agevisa trouxe exatamente o que precisávamos: um sistema pronto e atualizado.”
A ação reafirma a união entre governo estadual e prefeituras, levando vacinas, atendimento e informação para além das fronteiras, fortalecendo a saúde pública e garantindo proteção a comunidades inteiras.