O Ministério da Saúde ampliou até dezembro a mobilização para a vacinação contra HPV. A campanha é voltada para jovens entre 15 e 19 anos que perderam a oportunidade de se imunizar na idade indicada, entre 9 e 14 anos.
A pasta informou que a estratégia conta com o apoio de estados e municípios para facilitar o acesso. A vacina está disponível não só nas unidades de saúde, mas também em locais como escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings. A imunização é considerada fundamental na prevenção de cânceres de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.
Dados do balanço e o novo esquema vacinal
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 115 mil adolescentes já foram vacinados nesta nova etapa da campanha. Os estados com maior número de imunizados são Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Desde 2024, o Brasil adota o esquema de dose única contra o HPV para o público de 9 a 14 anos, seguindo recomendações internacionais. Para pessoas imunocomprometidas, como pacientes oncológicos, transplantados ou com HIV/aids, o esquema vacinal permanece de três doses.
O que é o vírus HPV?
O papilomavírus humano, conhecido como HPV, é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns associados a verrugas genitais, enquanto outros podem causar tumores malignos.
A vacinação, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a forma mais eficaz de prevenção, juntamente com o uso de preservativos. Na maioria dos casos, o vírus não apresenta sintomas e pode ficar latente por meses ou anos.