O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (10) uma parceria que permitirá a produção no Brasil da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O acordo de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer visa produzir o imunizante, que será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuído a partir da segunda quinzena de novembro. A expectativa é que as primeiras 1,8 milhão de doses sejam entregues até o final de 2025.
O imunizante, que será de dose única, é indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, permitindo a transferência de anticorpos para o bebê, protegendo-o nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade. O VSR é responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos, e a vacina tem o potencial de prevenir cerca de 28 mil internações anuais.
Produção de medicamento para esclerose múltipla
Além da vacina, o Brasil também passará a produzir o natalizumabe, um medicamento biológico para o tratamento da esclerose múltipla. A transferência de tecnologia será feita pela farmacêutica Sandoz para o Instituto Butantan. A medida fortalece a soberania do SUS e garante o acesso da população a um medicamento que atualmente é ofertado apenas por um único fabricante no país.
A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, principalmente em adultos jovens, e o medicamento é indicado para pacientes com a forma remitente-recorrente de alta atividade. A produção nacional é um passo importante para a saúde pública, especialmente após a vulnerabilidade na oferta de insumos durante a pandemia de Covid-19.