O modelo de unidades móveis de saúde para caminhoneiros será apresentado na próxima quinta-feira (4). As unidades, que serão ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), são parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. O objetivo é agilizar o atendimento primário em locais de grande fluxo de caminhoneiros, como postos de combustível e pontos de descanso em rodovias.
A apresentação será conduzida pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), em uma audiência pública virtual. A iniciativa busca resolver a dificuldade que muitos caminhoneiros enfrentam para acessar serviços de saúde, devido à rotina de longas jornadas e à falta de moradia fixa, o que dificulta o comparecimento regular a unidades de saúde.
Credenciamento e Estrutura
Além de apresentar o funcionamento das unidades, a audiência pública também vai debater o modelo de credenciamento para os prestadores de serviço que irão operar essas unidades. A proposta prevê que as unidades, que podem ser gerenciadas por empresas privadas, sejam equipadas com todos os materiais, insumos e equipes necessárias para o atendimento.