Um mutirão do programa Agora Tem Especialistas levará atendimento médico à Aldeia do Itacoai, no Vale do Javari, no Amazonas. A ação, que vai desta sexta-feira (29) até 7 de setembro, tem como objetivo atender cerca de 1.317 indígenas isolados do povo Kanamari.
O mutirão oferecerá uma variedade de serviços, incluindo consultas em oftalmologia, pediatria, ginecologia e infectologia, além de exames laboratoriais e de ultrassonografia. Em uma segunda etapa, o projeto prevê a realização de cirurgias oftalmológicas e atendimentos voltados para a saúde da mulher.
Esta é a terceira ação especializada promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), com o objetivo principal de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias em comunidades de difícil acesso.
Planejamento para outras comunidades
No total, o projeto prevê cinco mutirões entre agosto e novembro, em territórios indígenas nos estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso. A iniciativa já contabilizou 15,2 mil atendimentos na região do Alto e Médio Solimões, e os próximos locais a serem atendidos são os Distritos Sanitários Especiais Indígenas Xavante (MT) e Alto Rio Juruá (AC).