Após mais de uma década de espera, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inaugura nesta segunda-feira (25) a Unidade de Saúde da Família Três Marias (USF), localizada na rua Daniela, bairro Três Marias, zona Leste da capital.
A unidade vai atender cerca de 16 mil moradores do bairro e regiões próximas, que antes precisavam se deslocar para outras localidades em busca de atendimento básico. O investimento total foi de R$ 2.989.697,88, com recursos próprios da Semusa.
A USF Três Marias conta com quatro consultórios clínicos, dois consultórios odontológicos, consultório de enfermagem, consultório ginecológico, sala de nebulização, farmácia e outros setores. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Segundo Rafaela Castiel, diretora da Atenção Básica da unidade, a equipe será composta por quatro médicos, quatro enfermeiros, quatro odontólogos, 16 técnicos de enfermagem e 20 agentes comunitários de saúde. “Hoje a unidade está preparada para receber a população. A ansiedade é grande, porque são muitos anos de espera por esse momento. Vemos a alegria das pessoas que passam aqui na frente e perguntam quando será aberta”, afirmou.
A moradora Tânia Regina, que vive na região há mais de 30 anos, relatou o abandono da antiga unidade inaugurada em 2013 e nunca aberta. “O prédio ficou destruído, os vândalos levaram tudo. Além da questão da segurança, quem precisava de atendimento tinha que se deslocar para outras unidades distantes. Uma situação muito complicada que, com fé em Deus, vai mudar a partir de agora”, disse.
A solenidade de entrega ocorrerá às 16h30 e contará com a presença de autoridades municipais. Para o secretário da Semusa, Jaime Gazola, a inauguração marca um novo momento para a saúde na capital. “Esse com certeza será um marco para a população. O prefeito Léo Moraes tem dado passos significativos na saúde de Porto Velho nesses oito meses de gestão. A partir de agora, os moradores do Três Marias terão uma nova realidade”, destacou.