O governo de Rondônia concluiu, em abril, a ampliação da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, referência em obstetrícia na região Norte. A obra aumentou a capacidade de atendimento e melhorou a estrutura física e tecnológica, proporcionando mais conforto e bem-estar para mães e bebês.
A nova ala conta com 42 leitos, distribuídos em 14 enfermarias e 4 quartos de internação, cada um com 4 leitos. Além da ampliação, houve modernização das enfermarias e reforço na infraestrutura, com foco na humanização do atendimento.
Segundo o governador Marcos Rocha, o investimento faz parte de um esforço contínuo para qualificar a saúde pública. “O governo tem investido e trabalhado para fortalecer o atendimento em saúde em todas as regiões do estado, com melhorias estruturais e cuidado especializado, que garantem mais conforto e dignidade à população”, afirmou.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jefferson Ribeiro, a maternidade atende pacientes de todo o estado e até de países vizinhos. O investimento foi de R$ 4.541.492,22. A segunda etapa das obras prevê a entrega do novo centro obstétrico, que contará com área de repouso médico e salas cirúrgicas.
Segurança e atendimento especializado
Atualmente, a maternidade possui 80 leitos e recebe gestantes de alto risco, com casos como diabetes gestacional, hipertensão e infecções. O centro obstétrico existente, que dispõe de dois leitos operatórios e uma sala vermelha, passará por modernização para garantir ainda mais segurança e conforto às mães e recém-nascidos.