Neste sábado (9), o mundo celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para valorizar as populações originárias, preservar culturas e reforçar direitos. Em Rondônia, a data é marcada por ações que ampliam o acesso da população indígena a serviços especializados de saúde.
Um exemplo é o Hospital Regional Dr. Júlio Pérez, em Guajará-Mirim, que conta com espaço exclusivo para acompanhantes indígenas. Desde a inauguração, em março, a unidade já realizou mais de 100 atendimentos voltados à saúde indígena.
O governador Marcos Rocha destacou que o Estado vem fortalecendo a integração com unidades gestoras de saúde indígena. “Estamos ampliando o alcance dos serviços, oferecendo mais atendimentos especializados e reforçando a atenção primária, garantindo cuidado e dignidade aos indígenas.”
Ampliação da assistência
Com foco na atenção primária, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde (Coaps), reuniu-se na última segunda-feira (4) com a Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi). A pauta incluiu a participação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho na Planificação da Atenção à Saúde.
A iniciativa visa organizar e qualificar processos de trabalho, integrando atendimentos primários e especializados para melhorar a assistência aos usuários indígenas em todas as esferas do SUS.
A coordenadora da Coaps, Tamires Oliveira, explicou que a metodologia permitirá conhecer melhor os territórios indígenas e elevar a qualidade dos indicadores. Já o secretário de Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou que o Hospital Regional Dr. Júlio Pérez conta com equipe capacitada e ambiente especializado para atender a comunidade com qualidade.