A Unidade de Saúde da Família Hamilton Gondim, localizada na Avenida José Amador dos Reis, zona Leste de Porto Velho, passou por melhorias importantes que marcam uma nova fase na prestação dos serviços públicos de saúde. A Prefeitura implantou sistema de climatização na recepção e sala de espera, além de ampliar o atendimento pediátrico no período noturno, dentro do programa Corujão da Saúde.
Desde a inauguração, esta é a primeira vez que o local recebe climatização. A mudança foi elogiada por usuários da unidade, como a microempreendedora Rosângela Niceia, moradora do bairro São Francisco.
“Ficou muito melhor. Antes o calor era demais. Agora está mais confortável para esperar e o atendimento continua ótimo. Isso mostra que estão olhando para a gente”, declarou.
Pediatria à noite melhora acesso para quem trabalha durante o dia
Outra novidade é o atendimento pediátrico noturno, das 18h às 00h, que tem como objetivo desafogar as UPAs e garantir mais agilidade para os casos de menor complexidade com crianças. A moradora da Cascalheira, Elenilde de Araújo, levou a filha de 1 ano e 4 meses à consulta no novo horário.
“Fiquei sabendo por uma amiga e vim logo. Fiquei surpresa com a estrutura nova e com o pediatra atendendo à noite ficou muito mais fácil. A gente que trabalha o dia todo precisava disso”, afirmou.
Segundo Alecsandro Assunção, diretor da unidade, a estrutura noturna hoje conta com dois clínicos gerais e um pediatra.
“A climatização era uma demanda antiga, agora atendida. A ampliação do Corujão reflete a orientação do prefeito Léo Moraes, que determinou atenção total às necessidades da população”, explicou.
Mais dignidade e cuidado com a população
Para o prefeito Léo Moraes, a medida representa mais do que investimento em infraestrutura:
“Climatizar a recepção é garantir dignidade. E oferecer pediatria no Corujão é cuidar das crianças no momento em que as famílias mais precisam. Nosso compromisso é com uma saúde pública de qualidade, acessível e humanizada”, afirmou.
Além da Hamilton Gondim, a USF Manoel Amorim de Matos, na zona Sul, também integra o Corujão da Saúde, com atendimentos noturnos de segunda a sexta-feira.