A Prefeitura de Porto Velho intensificou o combate às hepatites virais com uma ação de saúde itinerante realizada na segunda-feira (21), no Auto Posto Papagaio, bairro Nova Porto Velho. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com a Comunidade Cidadã Livre (Comcil), ofereceu testagens rápidas para HIV, AIDS, sífilis e hepatites, além de vacinação contra hepatite B e atualização do cartão vacinal.
De acordo com Ivonete Ferreira, gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Semusa, caso seja identificado resultado positivo, o tratamento já é iniciado com acompanhamento médico, psicológico e de enfermagem, além do suporte de residentes da Unir.
“Em caso positivo, a gente já tem medicamento disponível”, destacou Ivonete.
Ação noturna alcança caminhoneiros e profissionais do entorno
A estratégia da ação foi atender públicos que, muitas vezes, têm dificuldade de acesso à rede de saúde, como caminhoneiros, profissionais do sexo e frequentadores de postos de combustível. A coordenadora do Grupo Comcil, Karen de Oliveira, ressaltou a abrangência da atividade.
“A gente consegue abarcar três públicos em uma noite só. É uma ação ampla para quem está saindo, chegando ou só de passagem”, comentou.
Orientação, prevenção e tratamento
Além das testagens e imunizações, os profissionais orientaram sobre o uso de preservativos e a importância de exames periódicos. A médica da atenção básica e subgerente do Núcleo de IST’s/AIDS e Hepatites Virais, Ethianne Bastos, explicou como as hepatites virais agem no organismo.
“A hepatite é causada por vírus – A, B, C, D e E – e acomete o fígado. A hepatite B, por exemplo, pode evoluir para câncer hepático. Já a C tem cura, desde que diagnosticada. Por isso é essencial fazer o teste ao menos uma vez ao ano”, destacou Ethianne.
População aprova iniciativa
O motorista de aplicativo Geni Alves de Lima aproveitou o momento para fazer os testes e atualizar as vacinas.
“Fiz o teste e, graças a Deus, deu tudo negativo. Mas muita gente pode ter hepatite B, C ou outra DST sem saber”, alertou.
A professora de Jiu-Jitsu Hemilly Sena também participou após uma aula no espaço em cima do posto.
“Vi o pessoal da academia tomando vacina e fui junto. Tomei duas vacinas e fiz os testes rápidos”, relatou.
Próximas datas da campanha Julho Amarelo
A ação já passou pelo Auto Posto Carga Pesada (BR-364, km 3,5 – bairro Três Marias) na quarta-feira (23) e segue para o Auto Posto Mirian 2 (BR-364, km 6,5) no dia 29 de julho.
A campanha faz parte do Julho Amarelo, mês de conscientização, prevenção e combate às hepatites virais, que são doenças silenciosas e podem evoluir sem sintomas aparentes.