Com o objetivo de fortalecer o abastecimento de sangue no estado e garantir atendimento eficiente aos pacientes da rede pública, uma ação itinerante de coleta de sangue foi realizada nos dias 25 e 26 de abril, nos municípios de Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé. A iniciativa, coordenada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), contou com atendimento multiprofissional nas unidades da Fhemeron de Guajará-Mirim e no Centro de Diagnóstico e Imunização Ellen Cristina, em São Francisco.
A ação teve como objetivo ampliar o estoque de sangue da hemorrede estadual e incentivar o cadastro de novos doadores de medula óssea, fortalecendo as ações de saúde pública. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) organizou as atividades, garantindo a segurança dos doadores e o suporte necessário à população dos dois municípios.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação faz parte dos esforços para garantir que nenhum paciente deixe de receber atendimento por falta de sangue. “O governo do estado tem trabalhado para estruturar a hemorrede e levar atendimento até quem mais precisa, mesmo nos locais mais distantes”, ressaltou.
As coletas resultaram no total de 363 bolsas de sangue coletadas e 49 novas pessoas cadastradas para banco de medula óssea, números que fortalecem o atendimento das unidades de saúde em todo o estado e ampliam as possibilidades de salvar vidas em casos de necessidade de transfusão e transplante.
A mobilização envolveu equipes técnicas da Fhemeron e apoio das secretarias municipais de saúde de Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé. As atividades foram realizadas na sede da Fhemeron em Guajará-Mirim, localizada na Avenida XV de Novembro, nº 1.299 – Centro, e no Centro de Diagnóstico e Imunização Ellen Cristina, na Avenida Tancredo de Almeida Neves, em São Francisco.