A Semana Nacional de Imunização encerra nesta quarta-feira (30), em Porto Velho. Nesses últimos dias, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), intensificou a vacinação em diversos pontos, entre eles, no Residencial Orgulho do Madeira, localizado na zona leste da capital.
Lançada no dia 24 de abril, a Semana D de Vacinação disponibilizou todos os imunizantes presentes no Plano Nacional de Imunização. De acordo com o secretário da Semusa, Jaime Gazola, em especial no Orgulho do Madeira, por dia cerca de 300 pessoas procuraram por imunização. A meta da Semusa era aplicar mais de 2 mil doses nesses dias de ação.
“Estamos hoje terminando a semana nacional de imunização, em especial aqui no Orgulho do Madeira, conseguimos atingir nossos objetivos, atingindo também as metas do Ministério da saúde e estamos iniciando na próxima semana a imunização nas escolas, principalmente a imunização contra o HPV, que é a vacina que previne o câncer do colo de útero”, disse o secretário.

Segundo a gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, além do residencial Orgulho do Madeira, a ação aconteceu, ao mesmo tempo, nas unidades básicas, escolas e ainda em localidades do baixo Madeira. “Aqui no Orgulho do Madeira, para se fazer um parâmetro do início da campanha até agora, tinham algumas com 64% de cobertura e a gente chegou durante essa semana em 80%, por isso foi muito bom”, concluiu a gerente de imunização.
A ação da Prefeitura de Porto Velho no residencial Orgulho do Madeira facilitou o atendimento das famílias que têm dificuldades de deslocamento para outros pontos.

Quem aproveitou a oportunidade foi a cabeleireira Cristiane Soares, que ficou surpresa com as ofertas dos imunizantes. “Eu moro aqui no residencial e quando soube dessa ação, aproveitei e trouxe minha neta para tomar as vacinas e atualizar a caderneta de vacinação”, disse a moradora.
Vale ressaltar, por exemplo, que a vacinação contra a gripe em Porto Velho segue em andamento até o dia 31 de julho, como parte da campanha nacional iniciada em setembro de 2024. As doses estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde e também no ponto fixo de vacinação no Porto Velho Shopping.
“Nós sabemos que nem todas as áreas do município de Porto Velho têm cobertura de assistência à saúde, por isso é importante que a gente vá até esses grandes condomínios habitacionais, nessas áreas descobertas, para que possamos realizar a vacinação e prevenir contra diversas doenças”, finaliza o secretário da Semusa.