SEGUNDA-FEIRA, 28/04/2025

L

Saúde

Estudo mostra que educação brasileira ainda não recuperou níveis de aprendizagem pré-pandemia e desigualdades aumentaram

Estudo analisou desempenho de alunos em matemática e português

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo mostra que educação brasileira ainda não recuperou níveis de aprendizagem pré-pandemia e desigualdades aumentaram
Sumaia Villela / Agência Brasil

A pandemia de covid-19 ainda impacta a educação brasileira. Embora os níveis de aprendizagem tenham avançado nos últimos anos, o país ainda não conseguiu retomar os patamares de 2019. Além disso, as desigualdades que já estavam presentes foram acentuadas. É o que mostra o estudo Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia, divulgado nesta segunda-feira (28), pelo Todos Pela Educação.

O estudo foi feito com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado para estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio para avaliar o desempenho em matemática e língua portuguesa. Em todas as etapas, os resultados de 2023 ainda não chegaram aos níveis atingidos em 2019.

No 5º ano do ensino fundamental, em 2023, 55,1% dos estudantes tinham aprendizagem adequada em língua portuguesa e 43,5%, em matemática. Esses índices eram de 56,5% e 46,7% em 2019, respectivamente;

No 9º ano do ensino fundamental, em 2023, 35,9% dos estudantes tinham aprendizagem adequada em língua portuguesa e 16,5% em matemática. Em 2019, essas porcentagens eram 35,9% e 18,4%;

No ensino médio, 32,4% dos estudantes alcançaram aprendizagem adequada em língua portuguesa e 5,2% em matemática em 2023. Antes da pandemia, em 2019, eram 33,5% e 6,9%, respectivamente.

“Se os desafios já eram grandes antes da pandemia da covid-19, o contexto atual torna ainda mais urgente o fortalecimento de políticas públicas focadas na recomposição das aprendizagens e na redução das desigualdades, garantindo o direito à educação de qualidade para todos”, diz o estudo.

A publicação mostra ainda que as desigualdades educacionais entre diversos grupos raciais e socioeconômicos e entre as unidades da federação, que já eram evidentes antes da pandemia, ou persistiram ou mesmo se aprofundaram. As desigualdades raciais na aprendizagem, por exemplo, destacadas no estudo, em 2023 eram maiores que em 2013.

Em 2013, a diferença no percentual de estudantes do 5º ano do ensino fundamental com aprendizagem adequada entre brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas foi de 7,9 pontos percentuais em língua portuguesa e 8,6 pontos percentuais em matemática. Em 2023, após a pandemia, essas diferenças cresceram para 8,2 pontos percentuais e 9,5 pontos percentuais, respectivamente.

No final da educação básica, no ensino médio, as desigualdades também persistem. A diferença entre brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas em língua portuguesa passou de 11,1 pontos percentuais, em 2013, para 14 pontos percentuais em 2023. Em matemática, no mesmo período, passou de 4,4 pontos percentuais para 3,9.

Dia Mundial da Educação

A divulgação do estudo marca o Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril. A data foi definida após o Fórum Mundial de Educação em Dakar, Senegal, do qual participaram 164 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram com o desenvolvimento da educação.

Junto ao Todos pela Educação, o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) disponibilizou dados sobre a aprendizagem em matemática, também com base no Saeb, que evidenciam os desafios em se ensinar e aprender essa disciplina no país. Os dados detalhados podem ser consultados na plataforma QEdu.

Em 2023, no 9º ano, 16% dos estudantes atingiram o aprendizado considerado adequado na disciplina. Em 2019, antes da pandemia, o índice era 18%, e, em 2021, 15%. Já no 3º ano do ensino médio, a porcentagem dos estudantes com aprendizado adequado mantém-se 5% desde 2021. As desigualdades também estão evidentes neste recorte. Entre os estudantes brancos, 8% tiveram aprendizado adequado em matemática; entre os pretos, 3%.

As desigualdades aparecem também de acordo com o nível socioeconômico. Entre os mais ricos, 61% dos alunos têm aprendizado adequado em língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental. Entre os alunos mais pobres, esse percentual é 45%. Em matemática, são 52% contra 32%.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema
L
Atividade física é essencial para prevenir quedas e garantir qualidade de vida na terceira idade, alerta especialista

Atividade física é essencial para prevenir quedas e garantir qualidade de vida na terceira idade, alerta especialista

Prática de atividades melhora resistência, flexibilidade e equilíbrio
L
Acervo da Pandemia reúne provas para ações judiciais e preservação da memória da gestão da Covid-19 no Brasil

Acervo da Pandemia reúne provas para ações judiciais e preservação da memória da gestão da Covid-19 no Brasil

Registro traz evidências de condutas criminosas e negacionistas
L
Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035
L
Ministério da Saúde retoma Dia D Nacional para aumentar vacinação contra gripe e atingir meta de 90% do público-alvo

Ministério da Saúde retoma Dia D Nacional para aumentar vacinação contra gripe e atingir meta de 90% do público-alvo

Primeira edição será em 10 de maio, véspera do Dia das Mães
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entre esta segunda-feira (28) e amanhã, a probabilidade de chuvas de nível 2 pode causar tempestades severas, alterando o clima

Apesar disso, Rondônia não aparece entre os estados com as maiores precipitações na semana.
L

Rondônia lidera dívidas com a União: R$ 2,8 bilhões

Rondônia lidera dívidas com a União
L

Antes e Depois da Ponte: alunos de Porto Velho transformam natureza e identidade em poesia

Projeto literário reúne obras de estudantes da rede municipal e estadual em livro que celebra a cultura amazônica e a preservação ambiental
L

Em Rondônia, 25 prisões por furto de energia foram registradas nos meses de março e abril

Os registros ocorreram durante inspeções nos municípios de Alta Floresta, Ariquemes, Porto Velho, Rolim de Moura, Ji – Paraná, Ministro Andreazza, Cacoal e Vilhena.
L

7 motos no Sorteio do RondônCAP! Confira quem ganhou na Semana das Motos RondônCAP!

Semana das Motos sorteou 7 motos Honda e no próximo sorteio tem RondonCAP Especial do Trabalhador e o Título é só 10 reais!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadora Sofia Andrade faz visita oficial ao Ecoparque de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade faz visita oficial ao Ecoparque de Porto Velho

A vereadora Sofia Andrade (PL) realizou uma visita institucional ao Ecoparque de Porto Velho, unidade responsável pela destinação final dos resíduos sólidos classe II gerados no município.
L

Deputada Sílvia Cristina acompanha repasse de R$ 100 mil para a Apae de Urupá

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e encaminha recursos para as entidades.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador solicita informações ao MDA sobre a doação de terras pela Vale ao MST

Parlamentar cobra esclarecimentos sobre a viabilidade de terras doadas pela Vale para assentamentos ligados ao MST.
L

Vulgo “Stalone”: Equipe do 5º Batalhão prende suspeito de violência doméstica e tráfico no Orgulho do Madeira

Suspeito, apontado como liderança do CV, foi encontrado com drogas após agredir a companheira no Orgulho do Madeira.
12

Sílvia Cristina se coloca à disposição de Ji-Paraná, durante encontro com prefeito Affonso Cândido

Deputada disse que tem compromisso com o município, acima de questões políticas
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

O mandado de prisão foi cumprido em 26 de abril pela Polícia Civil do Acre, onde J.M. estava foragido.
16
Polícia Civil deflagra operação integrada contra crime organizado em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação integrada contra crime organizado em Rondônia

Mais de 120 agentes da PC e da Polícia Militar (PM) foram mobilizados, com o apoio de unidades especializadas.
10
Polícia Civil de Rondônia elucida homicídio ocorrido em fevereiro em Porto Velho

Homicídio é registrado próximo ao Cemitério Municipal de Presidente Médici

A perícia constatou quatro perfurações nas costas causadas por disparos, sendo duas transfixantes. Além disso, foi verificado que a vítima usava tornozeleira eletrônica, indicando que cumpria medida judicial.
18
PATAMO desmantela “disk droga” e prende suspeito

PATAMO desmantela “disk droga” e prende suspeito

A operação ocorreu na sexta-feira (25), na Rua Feijó, após investigações que identificaram intensa movimentação de usuários e denúncias anônimas de moradores.
10
PATAMO prende suspeito com drogas e dinheiro durante patrulhamento

PATAMO prende suspeito com drogas e dinheiro durante patrulhamento

Ao realizar a revista pessoal, os policiais encontraram 90 pedras de crack e R$ 260,00 em dinheiro. C.B.R. admitiu ter rompido a tornozeleira eletrônica e estar vendendo entorpecentes na região.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão de regularização fundiária no bairro Costa e Silva continua até 3 de maio

Trabalho é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e o Governo de Rondônia
L

Operação segue com mais de 55 mil toneladas de lixo removidas

Prefeitura intensifica ações de limpeza urbana nos bairros e distritos para promover saúde, segurança e qualidade de vida
L

Pavimentação da rua Eduardo Lima e Silva simboliza progresso das obras no bairro Cidade Nova, em Porto Velho

Serviço faz parte de amplo pacote de infraestrutura que também contemplou as ruas adjacentes
L

Biblioteca Municipal Francisco Meireles e Ajeb-RO realizam campanha para arrecadar livros

A campanha homenageia o nascimento de Monteiro Lobato, autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que marcou gerações
L
Bairro Cohab recebe a Operação Cidade Limpa a partir desta quarta-feira (30)

Bairro Cohab recebe a Operação Cidade Limpa a partir desta quarta-feira (30)

Moradores devem ficar atentos às datas para o descarte correto de resíduos.
L
Obras do governo de RO em infraestrutura impulsionam lazer e qualidade de vida no Cone Sul

Obras do governo de RO em infraestrutura impulsionam lazer e qualidade de vida no Cone Sul

Praça Nossa Senhora Aparecida em Colorado do Oeste, localizada em frente à igreja matriz.
L
Prefeitura de Porto Velho promove campanha de prevenção a acidentes de trabalho e combate ao assédio

Prefeitura de Porto Velho promove campanha de prevenção a acidentes de trabalho e combate ao assédio

Trabalho em parceria com o Cemetron contemplou servidores da Sema.
L

Semana da Dança leva arte e movimento ao Porto Velho Shopping com programação gratuita

O público poderá participar de oficinas, exposições e apresentações de dança.
L
Casal é preso por furto em motel e estelionato contra motorista de aplicativo

Casal é preso por furto em motel e estelionato contra motorista de aplicativo

De acordo com a ocorrência, registrada às 6h09, a equipe foi acionada para atender denúncia de furto em uma suíte do estabelecimento.
14

Homem é assassinado com cinco tiros em Vilhena

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, constatou o óbito, acionando, em seguida, a equipe da perícia técnica.
18
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.