TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

L

Saúde

CBR defende segurança e eficácia da tomografia computadorizada após estudo sugerir risco de câncer

Exame evita cirurgias invasivas, internações e outros procedimentos

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

CBR defende segurança e eficácia da tomografia computadorizada após estudo sugerir risco de câncer
Imagem de Arquivo/Agência Brasil

O uso da tomografia computadorizada para o diagnóstico de doenças é seguro, eficaz e contribui para a redução das taxas de mortalidade e para o aumento da expectativa de vida. A avaliação é do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Em nota pública, divulgada nesta quinta-feira (24), a entidade reforça que a tomografia computadorizada impacta positivamente na queda no número de cirurgias invasivas, internações desnecessárias e tempo de permanência hospitalar.

A nota pública foi editada depois que um artigo, publicado no periódico JAMA Internal Medicine, sugeriu que, se práticas atuais de dosagem e utilização de radiação forem mantidas, cânceres associados à tomografia computadorizada poderiam, eventualmente, representar 5% de todos os novos diagnósticos da doença ao ano.

“Os pacientes devem continuar realizando tomografias computadorizadas sempre que indicadas por seus médicos, com diálogo transparente sobre benefícios e riscos envolvidos”, reforçou o CBR.

De acordo com a entidade, o estudo se baseia em modelagens matemáticas derivadas de dados de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, cuja exposição à radiação foi aguda, de origem não médica, e em circunstâncias portanto muito distintas das que ocorrem em exames.

Ainda segundo o CBR, o modelo utilizado no estudo assume que qualquer dose de radiação, por menor que seja, aumenta proporcionalmente o risco de câncer.

“Essa premissa, no entanto, é controversa, especialmente no caso de doses baixas repetidas, como as utilizadas na maioria das tomografias computadorizadas realizadas atualmente. Importante destacar que o estudo não apresenta um levantamento baseado em observações clínicas diretas, mas sim de estimativas teóricas.

O CBR cita ainda que entidades internacionais também se manifestaram sobre o tema no mesmo sentido, incluindo o Colégio Americano de Radiologia (ACR) e a Associação Americana de Físicos em Medicina (AAPM), organização em física médica que representa mais de 9 mil profissionais em 96 países.

Confira, a seguir, a íntegra da nota pública sobre a segurança das tomografias computadorizadas:

De acordo com o presidente do CBR, Rubens Chojniak, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem considera fundamental esclarecer a população e os profissionais de saúde sobre os dados divulgados na matéria publicada recentemente na imprensa a partir de estudo da Universidade da Califórnia (UCSF).

“É essencial contextualizar adequadamente os dados divulgados para evitar interpretações alarmistas que possam gerar receios infundados e até prejuízos à saúde da população. O estudo mencionado se baseia em modelagens matemáticas derivadas de dados de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, cuja exposição à radiação foi aguda, de origem não médica, e em circunstâncias portanto muito distintas das que ocorrem em exames”, disse Rubens Chojniak.

Ele explicou ainda que o modelo utilizado assume que qualquer dose de radiação, por menor que seja, aumenta proporcionalmente o risco de câncer. Essa premissa, no entanto, é controversa, especialmente no caso de doses baixas repetidas, como as utilizadas na maioria das TCs realizadas atualmente. Importante destacar que o estudo não apresenta um levantamento baseado em observações clínicas diretas, mas sim de estimativas teóricas.

Boas práticas

“O CBR valoriza o debate científico e reconhece a importância de promover o uso consciente e criterioso da radiação médica. Por isso, edita regularmente materiais educativos e estimula discussões permanentes sobre boas práticas no uso dos exames de imagem. Também apoia iniciativas internacionais como o Image Wisely e o Image Gently, que orientam profissionais e pacientes sobre a segurança e a adequação do uso da radiação, especialmente em populações mais sensíveis”, ressaltou ainda Chojniak.

Outras importantes organizações internacionais também se manifestaram sobre o tema no mesmo sentido, como o Colégio Americano de Radiologia (ACR) e a Associação Americana de Físicos em Medicina (AAPM), organização em física médica que representa mais de 9 mil profissionais em 96 países.

O uso das tomografias computadorizadas e outros exames de imagem qualifica muito a saúde da população, afirma o CBR, que na nota faz algumas recomendações aos pacientes e seus familiares para que tudo seja realizado de forma ainda mais segura e eficiente. Entre as recomendações está conversar com seu médico sobre o funcionamento de cada um dos diferentes tipos de procedimentos e as vantagens e os riscos envolvidos.

No contato com o médico, o paciente ou familiar pode indagar sobre alternativas ao uso de tomografias computadorizadas que não utilizam radiação e são igualmente eficazes, como ressonância magnética ou ultrassonografia, certificando-se do grau de especificidade desejado pelo médico para cada caso.

Outra medida importante é verificar a infraestrutura do local onde os exames serão realizados (padrões dos equipamentos, avaliações regulares, posse de certificações e confirmação de que os laudos são emitidos por médicos radiologistas com rigorosos critérios de formação e treinamento). Por fim, o CBR orienta que os resultados dos exames de imagens sejam guardados para comparações posteriores.

Ferramenta útil

As tomografias computadorizadas produzem imagens detalhadas do corpo, oferecendo mais informações do que exames de raios-X comuns. “O uso da tomografia computadorizada é seguro, eficaz e amplamente reconhecido pela comunidade médica como ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento de diversas doenças. Evidências mostram, por exemplo, que a TC reduz drasticamente erros diagnósticos em casos como apendicite, além de ser decisiva na triagem e detecção precoce de cânceres como o de pulmão”, disse o presidente do Colégio.

No contexto brasileiro, o principal desafio da saúde pública é, muitas vezes, o acesso a esse tipo de exame em determinadas regiões. A indisponibilidade da tomografia, representa um risco real e mais imediato à saúde da população do que os efeitos teóricos do uso responsável da radiação médica. “O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem segue atento aos avanços científicos e tecnológicos, e permanece à disposição da sociedade e dos gestores da saúde pública e privada para contribuir com informações baseadas em evidências, que assegurem o acesso dos brasileiros a um diagnóstico por imagem seguro, ético e de excelência”, conclui o CBR em sua nota.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

O produto 9D White Teeth Whitening Strips foi barrado por falta de registro e autorização de funcionamento da fabricante em território nacional.
L
Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Prefeitura de Porto Velho fortalece ações de saúde ocupacional com ampliação dos serviços, novo endereço de atendimento e foco na prevenção e bem-estar dos servidores municipais.
L
Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Atividade integra a Campanha Janeiro Branco e promove conscientização sobre cuidado emocional e bem-estar no trabalho.
L
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

A agência determinou o recolhimento dos produtos por riscos à saúde após testes reprovarem o teor de iodo no sal e identificarem plástico no pó decorativo para festas.
L
Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

A nova regra entrou em vigor nesta segunda-feira em São Paulo e outros três estados, passando a permitir também o uso de veículos automáticos nos exames.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Pagamento dos servidores municipais é antecipado pela Prefeitura de Porto Velho, muda de sexta para quarta-feira e injeta recursos na economia local, beneficiando ativos, aposentados e pensionistas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

A ministra Cármen Lúcia destacou a necessidade de proteger a liberdade de escolha do eleitor contra o uso malicioso de tecnologias durante o ciclo eleitoral.
L
Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Deputada propõe ampliar assentos gratuitos para idosos e PCDs em ônibus executivos, tornando efetivo o direito ao passe livre previsto na lei estadual.
L
Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Proposta da deputada aprovada na Assembleia Legislativa reconhece a Sociedade Pestalozzi como entidade de utilidade pública em todo o estado de Rondônia.
L
Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

O presidente brasileiro participa como convidado especial de encontro que discute infraestrutura, inteligência artificial e comércio na América Latina.
L
ICMS do gado em Rondônia: Pedro Fernandes comemora redução

ICMS do gado em Rondônia: Pedro Fernandes comemora redução

Deputado celebra aprovação de projeto que reduz imposto sobre a venda do gado em pé, amplia a liberdade de negociação do produtor rural e fortalece a competitividade do setor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Dois adolescentes investigados pelas agressões que levaram à morte do animal em Florianópolis viajam ao exterior.
16
Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

A Polícia Militar apreendeu drogas e objetos furtados em um imóvel utilizado como ponto de tráfico; um dos suspeitos usava peruca e forneceu nome falso para evitar a prisão.
12
Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira durante manobras de acesso à rodovia federal em Jaru; apesar do impacto lateral, não houve registro de feridos.
14
Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que o suspeito levou o veículo na madrugada desta segunda-feira em Jaru; a polícia busca identificar o autor do crime.
12
PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

As diligências da Operação Bisturi ocorreram em Porto Velho e Guajará-Mirim para identificar colaboradores que ajudaram na fuga de investigadas para a Bolívia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: A F CECCON JUCA & OLIVEIRA LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE –LAPP
L
Honda Fit EX CVT 2015 Conforto E Confiabilidade na Zé Veículos

Honda Fit EX CVT 2015 Conforto E Confiabilidade na Zé Veículos

Automático, espaçoso e econômico, ideal para quem busca praticidade e durabilidade no dia a dia.
L
Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

O governo espanhol aprovou medida extraordinária que beneficia estrangeiros sem antecedentes criminais que residiam no país até o fim de 2025.
L
Carnaval seguro: Energisa orienta blocos de rua

Carnaval seguro: Energisa orienta blocos de rua

Reunião com Funcultural e organizadores reforça cuidados com a rede elétrica, prevenindo acidentes durante desfiles, trios elétricos e eventos carnavalescos.
L
Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

O animal foi resgatado em uma residência no município de Sorriso após uma vizinha avistar a cena da sacada de um prédio.
L
ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Enamed: Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Relatório do Enamed revela falhas graves no conhecimento de estudantes de medicina em temas básicos como manejo da dengue e tratamento de Parkinson.
L
Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Alunos aprovados em universidades enfrentam dificuldades para obter o diploma escolar e temem perder prazos de matrícula devido à falta de sistema digital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.