QUINTA-FEIRA, 24/04/2025

L

Saúde

CBR defende segurança e eficácia da tomografia computadorizada após estudo sugerir risco de câncer

Exame evita cirurgias invasivas, internações e outros procedimentos

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

CBR defende segurança e eficácia da tomografia computadorizada após estudo sugerir risco de câncer
Imagem de Arquivo/Agência Brasil

O uso da tomografia computadorizada para o diagnóstico de doenças é seguro, eficaz e contribui para a redução das taxas de mortalidade e para o aumento da expectativa de vida. A avaliação é do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Em nota pública, divulgada nesta quinta-feira (24), a entidade reforça que a tomografia computadorizada impacta positivamente na queda no número de cirurgias invasivas, internações desnecessárias e tempo de permanência hospitalar.

A nota pública foi editada depois que um artigo, publicado no periódico JAMA Internal Medicine, sugeriu que, se práticas atuais de dosagem e utilização de radiação forem mantidas, cânceres associados à tomografia computadorizada poderiam, eventualmente, representar 5% de todos os novos diagnósticos da doença ao ano.

“Os pacientes devem continuar realizando tomografias computadorizadas sempre que indicadas por seus médicos, com diálogo transparente sobre benefícios e riscos envolvidos”, reforçou o CBR.

De acordo com a entidade, o estudo se baseia em modelagens matemáticas derivadas de dados de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, cuja exposição à radiação foi aguda, de origem não médica, e em circunstâncias portanto muito distintas das que ocorrem em exames.

Ainda segundo o CBR, o modelo utilizado no estudo assume que qualquer dose de radiação, por menor que seja, aumenta proporcionalmente o risco de câncer.

“Essa premissa, no entanto, é controversa, especialmente no caso de doses baixas repetidas, como as utilizadas na maioria das tomografias computadorizadas realizadas atualmente. Importante destacar que o estudo não apresenta um levantamento baseado em observações clínicas diretas, mas sim de estimativas teóricas.

O CBR cita ainda que entidades internacionais também se manifestaram sobre o tema no mesmo sentido, incluindo o Colégio Americano de Radiologia (ACR) e a Associação Americana de Físicos em Medicina (AAPM), organização em física médica que representa mais de 9 mil profissionais em 96 países.

Confira, a seguir, a íntegra da nota pública sobre a segurança das tomografias computadorizadas:

De acordo com o presidente do CBR, Rubens Chojniak, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem considera fundamental esclarecer a população e os profissionais de saúde sobre os dados divulgados na matéria publicada recentemente na imprensa a partir de estudo da Universidade da Califórnia (UCSF).

“É essencial contextualizar adequadamente os dados divulgados para evitar interpretações alarmistas que possam gerar receios infundados e até prejuízos à saúde da população. O estudo mencionado se baseia em modelagens matemáticas derivadas de dados de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, cuja exposição à radiação foi aguda, de origem não médica, e em circunstâncias portanto muito distintas das que ocorrem em exames”, disse Rubens Chojniak.

Ele explicou ainda que o modelo utilizado assume que qualquer dose de radiação, por menor que seja, aumenta proporcionalmente o risco de câncer. Essa premissa, no entanto, é controversa, especialmente no caso de doses baixas repetidas, como as utilizadas na maioria das TCs realizadas atualmente. Importante destacar que o estudo não apresenta um levantamento baseado em observações clínicas diretas, mas sim de estimativas teóricas.

Boas práticas

“O CBR valoriza o debate científico e reconhece a importância de promover o uso consciente e criterioso da radiação médica. Por isso, edita regularmente materiais educativos e estimula discussões permanentes sobre boas práticas no uso dos exames de imagem. Também apoia iniciativas internacionais como o Image Wisely e o Image Gently, que orientam profissionais e pacientes sobre a segurança e a adequação do uso da radiação, especialmente em populações mais sensíveis”, ressaltou ainda Chojniak.

Outras importantes organizações internacionais também se manifestaram sobre o tema no mesmo sentido, como o Colégio Americano de Radiologia (ACR) e a Associação Americana de Físicos em Medicina (AAPM), organização em física médica que representa mais de 9 mil profissionais em 96 países.

O uso das tomografias computadorizadas e outros exames de imagem qualifica muito a saúde da população, afirma o CBR, que na nota faz algumas recomendações aos pacientes e seus familiares para que tudo seja realizado de forma ainda mais segura e eficiente. Entre as recomendações está conversar com seu médico sobre o funcionamento de cada um dos diferentes tipos de procedimentos e as vantagens e os riscos envolvidos.

No contato com o médico, o paciente ou familiar pode indagar sobre alternativas ao uso de tomografias computadorizadas que não utilizam radiação e são igualmente eficazes, como ressonância magnética ou ultrassonografia, certificando-se do grau de especificidade desejado pelo médico para cada caso.

Outra medida importante é verificar a infraestrutura do local onde os exames serão realizados (padrões dos equipamentos, avaliações regulares, posse de certificações e confirmação de que os laudos são emitidos por médicos radiologistas com rigorosos critérios de formação e treinamento). Por fim, o CBR orienta que os resultados dos exames de imagens sejam guardados para comparações posteriores.

Ferramenta útil

As tomografias computadorizadas produzem imagens detalhadas do corpo, oferecendo mais informações do que exames de raios-X comuns. “O uso da tomografia computadorizada é seguro, eficaz e amplamente reconhecido pela comunidade médica como ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento de diversas doenças. Evidências mostram, por exemplo, que a TC reduz drasticamente erros diagnósticos em casos como apendicite, além de ser decisiva na triagem e detecção precoce de cânceres como o de pulmão”, disse o presidente do Colégio.

No contexto brasileiro, o principal desafio da saúde pública é, muitas vezes, o acesso a esse tipo de exame em determinadas regiões. A indisponibilidade da tomografia, representa um risco real e mais imediato à saúde da população do que os efeitos teóricos do uso responsável da radiação médica. “O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem segue atento aos avanços científicos e tecnológicos, e permanece à disposição da sociedade e dos gestores da saúde pública e privada para contribuir com informações baseadas em evidências, que assegurem o acesso dos brasileiros a um diagnóstico por imagem seguro, ético e de excelência”, conclui o CBR em sua nota.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OMS, Unicef e Gavi alertam para ameaça global à imunização com reemergência de sarampo, meningite e febre amarela

OMS, Unicef e Gavi alertam para ameaça global à imunização com reemergência de sarampo, meningite e febre amarela

Vacinas salvaram mais de 150 milhões em 50 anos, destaca entidade
L
Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados

Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados

Cerca de 24,9 mil profissionais já trabalham em 4,2 mil municípios
L

Porto Velho reforça enfrentamento da doença com medidas preventivas e ampliação dos atendimentos

Dia Mundial da Luta Contra a Malária lembra os esforços municipais na redução dos casos e o pioneirismo da capital na utilização do novo medicamento
L
Anvisa aprova medicamento Kisunla para Alzheimer em estágio inicial

Anvisa aprova medicamento Kisunla para Alzheimer em estágio inicial

Donanemabe teve resultado em pessoas com estágio inicial da doença
L
Governo de RO alerta população e profissionais de saúde sobre risco de reintrodução do sarampo no estado

Governo de RO alerta população e profissionais de saúde sobre risco de reintrodução do sarampo no estado

O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa, mas totalmente evitável com a vacina.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ana Julia Carnevali, Miss Rondônia, disputa o Miss Beauty Global 2025

Aos 12 anos, a jovem de Ariquemes representa Rondônia e o Brasil em concurso internacional de beleza
L

#comunidadenews | Entrevista Antônio Elisbao da Silva

No dia 24, às 15h, o Comunidade News entrevista Antônio Elisbao da Silva, o conhecido Cabeça Branca, para falar sobre a EFMM e a criação do Projeto Mão Amiga, que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas.
L

Omoda E5: silencioso, veloz e conectado por R$ 209.990,00

Modelo elétrico da marca chinesa tem autonomia para mais de 300 quilômetros e motor com 204 cavalos de potência
L

Agenda News: Aprenda a falar em público com confiança e impacto

Transforme o medo e a ansiedade em confiança com o curso de oratória MasterTalker, ministrado por Nicandro Campos, especialista em comunicação e expressão verbal.
L

Buraco sem tampa na Avenida Calama preocupa motoristas e põe vidas em risco

Condutor de motocicleta relata acidente no local; moradores pedem ação imediata da prefeitura
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus se reúne com movimentos sociais e trabalhadores para discutir avanços na educação

Deputada defende que o novo Plano Nacional de Educação priorize a escola pública.
L

Dra. Taíssa cobra agilidade em cirurgias de neurologia para pacientes do Hospital João Paulo II

Parlamentar cobra solução urgente da Sesau e apela por sensibilidade dos profissionais diante da crise no atendimento.
L

Governo inaugura nova ala humanizada na maternidade do Hospital de Base, após solicitação do deputado Edevaldo Neves

A ação é resultado do trabalho conjunto entre o Parlamento e o Executivo estadual, que atenderam prontamente à demanda apresentada pelo deputado
L
Everaldo Fogaça celebra criação da Guarda Municipal Armada com 500 vagas e salários entre R$ 4 mil e R$ 8,8 mil

Everaldo Fogaça celebra criação da Guarda Municipal Armada com 500 vagas e salários entre R$ 4 mil e R$ 8,8 mil

Vereador Everaldo Fogaça (PSD), comemora projeto de Lei que cria Guarda Municipal Armada.
L

A comunicação como arma política e a cegueira estratégica do deboche

Samuel Costa é rondoniense, professor, advogado e especialista em Ciência Política.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa tentando entrar com drogas nas partes íntimas no 603

Mulher é presa tentando entrar com drogas nas partes íntimas no 603

Foram apreendidas 37 porções de entorpecentes.
12
PF investiga fraudes em benefícios do INSS para venezuelanos e bloqueia R$ 16 milhões em Roraima

PF investiga fraudes em benefícios do INSS para venezuelanos e bloqueia R$ 16 milhões

Operação mira advogados e ex-delegado por falsificação de documentos
L
Motociclista fica ferido após colidir com caminhão estacionado

Motociclista fica ferido após colidir com caminhão estacionado

Testemunhas levantaram a hipótese de que ele estivesse manuseando o celular durante o trajeto, já que trabalha como entregador.
14
Onça-pintada suspeita de matar caseiro no Pantanal é capturada por força-tarefa

Onça-pintada suspeita de matar caseiro no Pantanal é capturada por força-tarefa

A ação integrou uma força-tarefa determinada pelo governo estadual para localizar o animal suspeito do ataque ocorrido na segunda-feira (21).
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho

O evento de lançamento acontecerá no dia 30 de abril de 2025, às 19h30, no Auditório Shirley Vilhalva, localizado no Bloco 1H do Prédio de Educação Bilíngue da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho.
L
MPRO consegue condenação de acusado por envolvimento em organização criminosa em São Francisco do Guaporé

MPRO consegue condenação de acusado por envolvimento em organização criminosa em São Francisco do Guaporé

Advogado é condenado a mais de 5 anos de prisão por integrar grupo que promovia invasões de terras e usava armas para intimidar vítimas em São Francisco do Guaporé.
L
Sindojaf e UniOficiais repudiam divulgação de imagens de oficial de Justiça que intimou Bolsonaro na UTI

Sindojaf e UniOficiais repudiam divulgação de imagens de oficial de Justiça que intimou Bolsonaro na UTI

Oficial de Justiça entregou documento em UTI de hospital em Brasília
L
Exportação de frutas brasileiras cresce 26% no primeiro trimestre de 2025, com aumento de 7% no faturamento

Exportação de frutas brasileiras cresce 26% no primeiro trimestre de 2025, com aumento de 7% no faturamento

Dados do 4º Boletim Prohort da Conab foram divulgados nesta quinta
L
Somente Contag e Sindnapi se manifestam em investigação da Operação Sem Desconto sobre descontos indevidos no INSS

Somente Contag e Sindnapi se manifestam em investigação da Operação Sem Desconto sobre descontos indevidos no INSS

Das 11 entidades investigadas, apenas 2 falaram à Agência Brasil
L
CNI projeta crescimento de 2,3% para o PIB em 2025, com desaceleração na economia e impacto da alta da taxa Selic

CNI projeta crescimento de 2,3% para o PIB em 2025, com desaceleração na economia e impacto da alta da taxa Selic

Previsão é inferior aos 2,4% projetados no fim de 2024
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: RONALDO D LEAL

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Bolsonaro apresenta piora clínica e segue na UTI após cirurgia abdominal, diz hospital

Bolsonaro apresenta piora clínica e segue na UTI após cirurgia abdominal, diz hospital

Boletim médico foi divulgado pelo Hospital DF Star
L

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BRASILEIRO DE POLITICAS PUBLICAS

LICENÇA AMBIETAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.