A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) iniciou um novo processo de seleção para contratar uma empresa especializada na gestão de hospitais públicos. O edital foi publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) no último domingo (13), e prevê a atuação da empresa na direção e operação de três importantes unidades: Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII), Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e Hospital de Retaguarda de Rondônia (HRRO).
A proposta inclui não apenas o gerenciamento das equipes e da infraestrutura, mas também o fornecimento de insumos, equipamentos e materiais necessários para o funcionamento pleno dessas unidades.
Mais eficiência, sem abrir mão do controle público
Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Rocha, o objetivo principal é enfrentar a falta de profissionais especializados e assegurar a continuidade dos atendimentos.
“A gestão continua sendo pública, com total acompanhamento do governo estadual. Nenhum contrato atual será prejudicado, seja de servidores efetivos ou contratados emergencialmente”, destacou.
O novo modelo de parceria busca fortalecer o sistema de saúde, mantendo o compromisso com a qualidade dos serviços e o respeito ao trabalhador da saúde.
Melhorias já comprovadas
O governador Marcos Rocha destacou que a medida faz parte de um plano mais amplo de modernização e ampliação do atendimento à população.
“Essa iniciativa representa um avanço significativo no cuidado com quem mais precisa, valorizando o usuário do SUS e aprimorando os serviços oferecidos.”
Esse modelo de gestão já foi adotado com sucesso em outras regiões do estado. Um dos exemplos é o Hospital Regional de Guajará-Mirim, que se tornou referência em estrutura e atendimento especializado, além de gerar mais de 400 empregos diretos na área da saúde.
Fora de Rondônia, o Rio Grande do Sul também apostou nessa modalidade, aplicando o mesmo modelo no Hospital Alvorada, com bons resultados na melhoria da infraestrutura e dos serviços oferecidos.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo no link do PNCP – Dispensa 90127 JPII, AMI, HRRO.
Com essa iniciativa, o governo de Rondônia reafirma seu compromisso com uma saúde pública mais eficiente, acessível e centrada no cuidado com as pessoas.