QUINTA-FEIRA, 30/10/2025

Em destaque

L

Saúde

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas devem tomar

Por Tâmara Freire - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo
Tomaz Silva/Agência Brasil

A campanha de vacinação contra a gripe começou na última segunda-feira (7), nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com o objetivo de imunizar 90% do público-alvo, composto principalmente por idosos, crianças de idades entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas.

--Continua após a publicidade--

O Ministério da Saúde convoca esses grupos e os demais aptos a se vacinar procurem a proteção o mais rápido possível em unidades de saúde de seus municípios, porque o vírus causador da gripe circula com mais força no outono e no inverno nessas regiões. No segundo semestre, será a vez da Região Norte ser imunizada, para cobrir o “inverno amazônico”, período de chuvas de dezembro a maio.

Mas um obstáculo importante que a sociedade brasileira precisa superar para atingir a meta de vacinação são as muitas informações falsas circulando nas redes sociais. A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Monica Levi, alerta que o maior risco são os grupos vulneráveis acreditarem na desinformação e correrem riscos, inclusive de morte, sem a proteção.

“Informação falsa, às vezes, é mais letal do que a própria doença. Essa é uma das grandes ameaças à saúde humana”, avisa . “Algumas pessoas podem deixar de se vacinar, acreditando em histórias falsas e consequentemente vão continuar vulneráveis, o que pode até levar ao óbito”, ela complementa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença.

Saiba o que é verdade e o que é fake news

Veja abaixo as explicações da presidente da SBIm que desmentem algumas das informações falsas que mais circulam contra a vacina da gripe e colocam em risco a vida das pessoas:

MENTIRA: “A vacina pode fazer algumas pessoas pegarem a gripe”

VERDADE: De acordo com a especialista, essa é a época do ano em que mais circulam o rinovírus, o metapneumovírus, o vírus sincicial respiratório, entre outros vírus, mas as pessoas chamam qualquer quadro respiratório de gripe. Mesmo que a pessoa tenha febre, dor de garganta e tosse, pode ser outro vírus respiratório, como o da covid, por exemplo. Além disso, se a pessoa já tiver sido infectada, e estiver incubando o vírus, os sintomas podem aparecer depois que ela tomou a vacina. E é preciso duas semanas, no mínimo, para desenvolver a proteção. Nesse período, a pessoa continua vulnerável, inclusive à gripe, como quem não foi vacinado.

MENTIRA: “A vacina contra a gripe não é segura e pode provocar a morte de pessoas mais velhas”

VERDADE: Essa é uma vacina extremamente segura, tanto que os grupos prioritários escolhidos para tomar a vacina são os que têm maior comprometimento da imunidade. Uma pessoa que faz um transplante de medula óssea, a primeira vacina que ele tem que tomar, três meses pós-transplante, é a vacina contra a gripe. Por que ela é segura? Porque é uma vacina inativada, ou seja, o vírus é morto, fracionado e você só usa uma fração dele na produção de anticorpos. Então, em qualquer pessoa, seja imunocompetente ou imunocompromtida, seja uma pessoa que tenha alguma comorbidade, ela vai ser extremamente segura.

MENTIRA: “A vacina não evita totalmente o contágio, logo, não tem eficácia”

VERDADE: A vacina contra a gripe é eficaz principalmente para proteger contra a doença grave e suas complicações e contra o óbito. Dependendo da faixa etária e do grau de resposta imunológica da pessoa vacinada, ela pode ter uma menor eficácia contra o contágio pelo vírus, mas ela continua sendo muito importante para prevenir a forma grave da doença. Por isso, a recomendação é que as pessoas que são mais vulneráveis se vacinem todos os anos para não correr esse risco.

MENTIRA: “A gripe é uma doença comum, sem gravidade. Por isso, não é importante se vacinar”

VERDADE: A gripe é uma doença potencialmente grave. Nem todos casos vão ser assim, tem gente que vai ter sintomas, por mais ou menos uma semana, sem consequências. Mas algumas pessoas vão desenvolver pneumonia, vão desenvolver uma descompensação de outras doenças, como, por exemplo, diabetes, cardiopatia ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Por isso que essa é uma vacina muito importante na faixa etária dos idosos, porque eles apresentam mais quadros graves, com mais internação e mais óbitos. Depois, as pessoas com comorbidades e as crianças pequenas são as mais atingidas pelas formas graves.

MENTIRA: “Os profissionais de saúde estão misturando a vacina da gripe com a vacina da covid”

VERDADE: Não se faz alquimia com nenhuma vacina. Cada uma tem os seus ingredientes, o seu volume, o seu conteúdo e jamais, nunca houve essa história de vacinas serem misturadas. O que existe são vacinas combinadas, que protegem contra várias doenças, mas elas já são fabricadas assim pelo próprio laboratório, com todas as quantidades e excipientes de cada um dos componentes, calculados, testados, com estudos clínicos e a aprovação de órgãos regulatórios. Mas isso não feito com a vacina da gripe e a vacina da covid.

Vacina atualizada

Todos os anos, a vacina é atualizada para proteger contra os três tipos do vírus influenza com maior circulação, por isso, o imunizante que está sendo aplicado previne contra a influenza A H1N1 e H3N2 e contra a Influenza B.

Por isso, para se manter protegido, é necessário receber a vacina todo ano.

Quem deve se vacinar contra a gripe

Idosos
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanentes
População privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens
Profissionais das Forças Armadas e das áreas de saúde, educação, segurança pública, salvamento, unidades prisionais, transporte rodoviário coletivo e de carga e portos.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Colapso na Saúde: Empresas suspendem transporte de pacientes graves por falta de pagamento

Atrasos superiores a três meses nos repasses da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU/RO) levam a empresa INSTRUAUD a suspender atividades a partir de 31 de outubro, afetando serviços essenciais em Porto Velho, Extrema e São Francisco do Guaporé.
L
Anvisa proíbe duas substâncias em produtos de unhas em gel por risco à saúde

Anvisa proíbe duas substâncias em produtos de unhas em gel por risco à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso das substâncias TPO e DMPT em cosméticos, incluindo produtos de unhas em gel, por representarem potencial risco de câncer e problemas de fertilidade.
L
Vilhena se destaca com gestão eficiente e conquista 14ª posição nacional em acesso à saúde

Vilhena se destaca com gestão eficiente e conquista 14ª posição nacional em acesso à saúde

Transformação no Hospital Regional e investimentos do Grupo Chavantes colocam Vilhena entre os municípios com melhor atendimento público do Brasil.
L
Intoxicação por metanol atinge 59 casos confirmados no Brasil

Intoxicação por metanol atinge 59 casos confirmados no Brasil

O Ministério da Saúde atualizou os dados da intoxicação por metanol, que já causou 15 mortes e concentra o maior número de casos no estado de São Paulo.
L
Semusa abre edital para locação de imóvel destinado ao Ponto de Apoio Logístico da Malária em São Carlos

Semusa abre edital para locação de imóvel destinado ao Ponto de Apoio Logístico da Malária em São Carlos

Medida garante continuidade das ações de controle e prevenção da doença na região ribeirinha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Fábio Maia e Darlan Souza falam sobre a chegada da Flowers em Porto Velho

A marca, já consolidada em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, chega ao Porto Velho Shopping com uma proposta vibrante que mistura arte, cultura e estilo, valorizando a identidade amazônica e o charme da mulher brasileira.
L

Giro News: Giovanni Marini fala sobre obras e investimentos da Seinfra em Rondônia

A edição desta quinta, às 16h, recebe Giovanni Marini, secretário executivo da Seinfra.
L
Gestão municipal de Porto Velho completa 10 meses com avanços em serviços e infraestrutura

Gestão municipal de Porto Velho completa 10 meses com avanços em serviços e infraestrutura

Prefeitura sob comando de Léo Moraes moderniza ações, reduz tarifa de transporte e amplia acesso à cultura e saúde na cidade
L

Paraguai vai declarar PCC e CV como terroristas e ativa alerta máximo na fronteira com o Brasil

O ministro da Defesa Nacional, Cíbar Benítez, anunciou que o governo de Santiago Peña emitirá um decreto classificando o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
L
Prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies termina hoje

Prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies termina hoje

Os interessados em vagas remanescentes do Fies têm até as 23h59 desta quinta-feira (30) para se inscreverem exclusivamente pela internet. O financiamento é destinado a estudantes de baixa renda.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com a educação em reunião com secretária Albaniza Oliveira em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com a educação em reunião com secretária Albaniza Oliveira em Guajará-Mirim

Encontro alinhou demandas das escolas estaduais da região, incluindo unidades indígenas, e planejou melhorias na infraestrutura escolar.
L
Dra. Taíssa prestigia inauguração da Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer de Buritis

Dra. Taíssa prestigia inauguração da Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer de Buritis

Nova estrutura amplia oportunidades para atividades esportivas e culturais, fortalecendo o desenvolvimento social no município
L
Moraes nega pedido de Gayer para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar

Moraes nega pedido de Gayer para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou pela segunda vez o pedido do deputado Gustavo Gayer para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro. A proibição se deve ao fato de Gayer ser investigado em um caso conexo ao de Bolsonaro.
L
Sofia Andrade cobra implantação da Atividade Delegada e do concurso da Guarda Municipal em Porto Velho

Sofia Andrade cobra implantação da Atividade Delegada e do concurso da Guarda Municipal em Porto Velho

Vereadora também destacou anteprojeto que cria programa de videomonitoramento com reconhecimento facial para modernizar a segurança pública.
L
Ministério da Cultura lança edital Rouanet Festivais com R$ 17 milhões

Ministério da Cultura lança edital Rouanet Festivais com R$ 17 milhões

O Ministério da Cultura (MinC) lançou o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais, que disponibilizará R$ 17 milhões via Lei Rouanet para incentivar pelo menos 30 projetos em todo o país, com foco em inclusão e diversidade regional.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Trabalhador é socorrido de helicóptero após queda de telhado em escola municipal

Trabalhador é socorrido de helicóptero após queda de telhado em escola municipal

Após o acidente, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenaram o resgate em uma aeronave do Grupo de Aviação do Estado (GAVE), que encaminhou a vítima às pressas ao Hospital João Paulo II.
16
Adolescente de 12 anos morre afogado em represa de Ji-Paraná

Adolescente de 12 anos morre afogado em represa de Ji-Paraná

Adolescente de 12 anos morre afogado em represa enquanto brincava com amigos em caiaque nos fundos do Residencial Carneiro.
18
Jaru julgará réu acusado de tentativa de homicídio contra policial federal

Jaru julgará réu acusado de tentativa de homicídio contra policial federal

Caso será analisado na 3ª Vara Federal de Rondônia com depoimentos remotos e sorteio de jurados.
16
Polícia prende dupla por vandalismo contra placas em Rolim de Moura

Polícia prende dupla por vandalismo contra placas em Rolim de Moura

Jovens de 18 e 17 anos foram flagrados danificando sinalização viária e encaminhados à delegacia.
14
PF realiza operação contra invasões e danos ambientais na Terra Indígena Latundê, em Rondônia

PF realiza operação contra invasões e danos ambientais na Terra Indígena Latundê, em Rondônia

Ação integrada inutilizou acampamentos ilegais e apreendeu motos utilizadas para ingresso irregular.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banda Monolito celebra dois anos do álbum Voice Of Rage com show gratuito em Ariquemes

Banda Monolito celebra dois anos do álbum Voice Of Rage com show gratuito em Ariquemes

Power trio rondoniense comemora o segundo aniversário do álbum Voice Of Rage com apresentação gratuita neste sábado (1º) no Teatro Belas Artes de Ariquemes.
L
Sebrae RO lança programa nacional Ali Coop para fortalecer cooperativas

Sebrae RO lança programa nacional Ali Coop para fortalecer cooperativas

Sebrae Rondônia lança programa nacional Ali Coop para modernizar cooperativas e impulsionar a bioeconomia, beneficiando mais de 3 mil famílias na Amazônia.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO) MINISTERIO DA JUSTICA E SEGURANCA PUBLICA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental: MELOCRA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS – LTDA -EPP

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE Nº 71 SOL/DLA
L
Dono encontra motoneta vendida por adolescente e aciona Polícia Militar em Vilhena

Dono encontra motoneta vendida por adolescente e aciona Polícia Militar em Vilhena

Veículo comprado por R$ 18 mil foi revendido por 60% do valor; adolescente de 14 anos é investigado.
14
ADPF das Favelas: as regras do STF para operações policiais no Rio

ADPF das Favelas: as regras do STF para operações policiais no Rio

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu diversas medidas na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas, para reduzir a letalidade policial no Rio de Janeiro. A discussão retornou após a Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes.
L
Concafé 2025 consagra Débora Fuzinato de Rolim de Moura como produtora do melhor café de Rondônia

Concafé 2025 consagra Débora Fuzinato de Rolim de Moura como produtora do melhor café de Rondônia

Com nota de 90,38, cafeicultora recebe maior premiação da história do concurso, que totaliza mais de R$ 400 mil em prêmios
L
Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged

Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou a abertura de 213.002 postos de trabalho com carteira assinada em setembro. A criação de vagas, no entanto, caiu 15,6% em relação ao mesmo mês de 2024.
L
Inep divulga resultado de recursos da 2ª etapa do Revalida 2025/1

Inep divulga resultado de recursos da 2ª etapa do Revalida 2025/1

Os candidatos da segunda etapa do Revalida 2025/1 que apresentaram recursos já podem consultar o parecer final das bancas de especialistas. O resultado definitivo do exame será publicado nesta sexta-feira (31).
L
PEC da Segurança enfrenta resistência no Congresso apesar de ser 1º passo

PEC da Segurança enfrenta resistência no Congresso apesar de ser 1º passo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/2025), aposta do governo para a segurança pública, enfrenta resistência no Congresso e de governadores. A principal crítica é a atribuição à União da elaboração do plano nacional, vista como uma “centralização” de poder.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.