SEGUNDA-FEIRA, 25/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Saúde

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas devem tomar

Por Tâmara Freire - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo
Tomaz Silva/Agência Brasil

A campanha de vacinação contra a gripe começou na última segunda-feira (7), nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com o objetivo de imunizar 90% do público-alvo, composto principalmente por idosos, crianças de idades entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas.

O Ministério da Saúde convoca esses grupos e os demais aptos a se vacinar procurem a proteção o mais rápido possível em unidades de saúde de seus municípios, porque o vírus causador da gripe circula com mais força no outono e no inverno nessas regiões. No segundo semestre, será a vez da Região Norte ser imunizada, para cobrir o “inverno amazônico”, período de chuvas de dezembro a maio.

Mas um obstáculo importante que a sociedade brasileira precisa superar para atingir a meta de vacinação são as muitas informações falsas circulando nas redes sociais. A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Monica Levi, alerta que o maior risco são os grupos vulneráveis acreditarem na desinformação e correrem riscos, inclusive de morte, sem a proteção.

“Informação falsa, às vezes, é mais letal do que a própria doença. Essa é uma das grandes ameaças à saúde humana”, avisa . “Algumas pessoas podem deixar de se vacinar, acreditando em histórias falsas e consequentemente vão continuar vulneráveis, o que pode até levar ao óbito”, ela complementa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença.

Saiba o que é verdade e o que é fake news

Veja abaixo as explicações da presidente da SBIm que desmentem algumas das informações falsas que mais circulam contra a vacina da gripe e colocam em risco a vida das pessoas:

MENTIRA: “A vacina pode fazer algumas pessoas pegarem a gripe”

VERDADE: De acordo com a especialista, essa é a época do ano em que mais circulam o rinovírus, o metapneumovírus, o vírus sincicial respiratório, entre outros vírus, mas as pessoas chamam qualquer quadro respiratório de gripe. Mesmo que a pessoa tenha febre, dor de garganta e tosse, pode ser outro vírus respiratório, como o da covid, por exemplo. Além disso, se a pessoa já tiver sido infectada, e estiver incubando o vírus, os sintomas podem aparecer depois que ela tomou a vacina. E é preciso duas semanas, no mínimo, para desenvolver a proteção. Nesse período, a pessoa continua vulnerável, inclusive à gripe, como quem não foi vacinado.

MENTIRA: “A vacina contra a gripe não é segura e pode provocar a morte de pessoas mais velhas”

VERDADE: Essa é uma vacina extremamente segura, tanto que os grupos prioritários escolhidos para tomar a vacina são os que têm maior comprometimento da imunidade. Uma pessoa que faz um transplante de medula óssea, a primeira vacina que ele tem que tomar, três meses pós-transplante, é a vacina contra a gripe. Por que ela é segura? Porque é uma vacina inativada, ou seja, o vírus é morto, fracionado e você só usa uma fração dele na produção de anticorpos. Então, em qualquer pessoa, seja imunocompetente ou imunocompromtida, seja uma pessoa que tenha alguma comorbidade, ela vai ser extremamente segura.

MENTIRA: “A vacina não evita totalmente o contágio, logo, não tem eficácia”

VERDADE: A vacina contra a gripe é eficaz principalmente para proteger contra a doença grave e suas complicações e contra o óbito. Dependendo da faixa etária e do grau de resposta imunológica da pessoa vacinada, ela pode ter uma menor eficácia contra o contágio pelo vírus, mas ela continua sendo muito importante para prevenir a forma grave da doença. Por isso, a recomendação é que as pessoas que são mais vulneráveis se vacinem todos os anos para não correr esse risco.

MENTIRA: “A gripe é uma doença comum, sem gravidade. Por isso, não é importante se vacinar”

VERDADE: A gripe é uma doença potencialmente grave. Nem todos casos vão ser assim, tem gente que vai ter sintomas, por mais ou menos uma semana, sem consequências. Mas algumas pessoas vão desenvolver pneumonia, vão desenvolver uma descompensação de outras doenças, como, por exemplo, diabetes, cardiopatia ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Por isso que essa é uma vacina muito importante na faixa etária dos idosos, porque eles apresentam mais quadros graves, com mais internação e mais óbitos. Depois, as pessoas com comorbidades e as crianças pequenas são as mais atingidas pelas formas graves.

MENTIRA: “Os profissionais de saúde estão misturando a vacina da gripe com a vacina da covid”

VERDADE: Não se faz alquimia com nenhuma vacina. Cada uma tem os seus ingredientes, o seu volume, o seu conteúdo e jamais, nunca houve essa história de vacinas serem misturadas. O que existe são vacinas combinadas, que protegem contra várias doenças, mas elas já são fabricadas assim pelo próprio laboratório, com todas as quantidades e excipientes de cada um dos componentes, calculados, testados, com estudos clínicos e a aprovação de órgãos regulatórios. Mas isso não feito com a vacina da gripe e a vacina da covid.

Vacina atualizada

Todos os anos, a vacina é atualizada para proteger contra os três tipos do vírus influenza com maior circulação, por isso, o imunizante que está sendo aplicado previne contra a influenza A H1N1 e H3N2 e contra a Influenza B.

Por isso, para se manter protegido, é necessário receber a vacina todo ano.

Quem deve se vacinar contra a gripe

Idosos
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanentes
População privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens
Profissionais das Forças Armadas e das áreas de saúde, educação, segurança pública, salvamento, unidades prisionais, transporte rodoviário coletivo e de carga e portos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Após 13 anos, Prefeitura de Porto Velho entrega Unidade de Saúde da Família do bairro Três Marias

Após 13 anos, Prefeitura de Porto Velho entrega Unidade de Saúde da Família do bairro Três Marias

Inauguração da USF Três Marias beneficia cerca de 16 mil moradores e encerra anos de abandono e precariedade na região
L
Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

A Conitec, comissão ligada ao Ministério da Saúde, recomendou que as chamadas “canetas emagrecedoras” não sejam incluídas no Sistema Único de Saúde.
L
Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Unidade oferece hemodiálise, acompanhamento multiprofissional e assistência gratuita a moradores de nove municípios da região.
L
Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Amazonas é o único estado com aumento de registros em crianças pequenas
L
Médicos do trabalho lançam guia para prevenir adoecimento

Médicos do trabalho lançam guia para prevenir adoecimento

Documento digital com orientações sobre cuidados no ambiente laboral foi distribuído para empresas, sindicatos e órgãos públicos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ancelotti define convocados para a Seleção e inclui novos nomes

Ancelotti define convocados para a Seleção e inclui novos nomes

O técnico Carlo Ancelotti divulgou sua segunda lista de convocados para a seleção brasileira. A equipe se prepara para os jogos contra o Chile e a Bolívia, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
L
Professor dá dicas para conquistar vaga no concurso da Prefeitura de Porto Velho

Professor dá dicas para conquistar vaga no concurso da Prefeitura de Porto Velho

Especialista em redação orienta candidatos sobre preparação antecipada e estratégias para obter melhor desempenho nas provas.
L

Como se preparar para o ENEM: disciplina e apoio especializado fazem a diferença

Planejamento, prática constante e equilíbrio emocional são essenciais para conquistar bons resultados no exame
L

Nota de pesar: Raymunda Dutra de Souza

Raymunda, mulher de fé e esperança, deixa lembranças de amor e alegria em Porto Velho.
L

Claudio Santana retorna a Porto Velho para temporada especial de atendimentos

Hair beauty com experiência internacional traz técnicas modernas e agenda limitada entre 28 de agosto e 1º de outubro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Alex Redano participa de ação social em Ariquemes e leva saúde à população

Alex Redano participa de ação social em Ariquemes e leva saúde à população

Deputado estadual apoia iniciativa que ofereceu consultas médicas, exames e serviços gratuitos a centenas de moradores do bairro Marechal Rondon.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 470 mil para lazer e saúde em Cujubim

Cláudia de Jesus destina R$ 470 mil para lazer e saúde em Cujubim

Deputada estadual garante revitalização de praça e entrega de motocicletas para agentes comunitários de saúde no município.
L
Alex Redano questiona Aegea e cobra transparência na terceirização do saneamento em Rondônia

Alex Redano questiona Aegea e cobra transparência na terceirização do saneamento em Rondônia

Presidente da Assembleia Legislativa alerta para riscos na concessão dos serviços de água e esgoto e enfatiza a importância de critérios rigorosos na escolha da empresa.
L
Eyder Brasil apoia encontro da SEJUCEL com gestores municipais de cultura em Rondônia

Eyder Brasil apoia encontro da SEJUCEL com gestores municipais de cultura em Rondônia

Evento será realizado de 26 a 28 de agosto na Assembleia Legislativa e busca fortalecer o Sistema Estadual de Cultura nos municípios rondonienses.
L

Jaru capacita profissionais para atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência doméstica

Ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério Público, reforça o uso do fluxograma de enfrentamento e garante acolhimento humanizado às vítimas
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança de 7 anos morre ao cair de prédio em obras

Acidente ocorreu enquanto menino soltava pipa; mãe passou mal e precisou de atendimento médico
18

Professor é investigado por assédio sexual contra alunas

Operação da Polícia Civil do Mato Grosso recolhe eletrônicos do suspeito para investigação de denúncias envolvendo estudantes do ensino fundamental
16
Homem é preso por desejar morte de venezuelanos e bolivianos nas redes sociais

Homem é preso por desejar morte de venezuelanos e bolivianos nas redes sociais

Na pesquisa foi verificado um mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas. O suspeito contou que condenação se deu por conta de postagens nas redes sociais desejando a morte de estrangeiros.
10
Rondônia apreende mais de 16 kg de entorpecentes no final de semana

Rondônia apreende mais de 16 kg de entorpecentes no final de semana

Um homem foi preso em Guajará-Mirim
12
Motociclista quebra a perna em grave acidente na Calama

Motociclista quebra a perna em grave acidente na Calama

A PM foi chamada para fazer o registro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO entrega caminhão de combate a incêndios e reforça segurança em Pimenta Bueno

Governo de RO entrega caminhão de combate a incêndios e reforça segurança em Pimenta Bueno

Investimento de R$ 1,36 milhão amplia capacidade operacional do Corpo de Bombeiros na Região Cone Sul
L
Recapeamento e drenagem na rua Ibrahim Sued promete acabar com alagamentos em Porto Velho

Recapeamento e drenagem na rua Ibrahim Sued promete acabar com alagamentos em Porto Velho

Obras da Seinfra incluem instalação de manilhas e nova camada de asfalto, garantindo tráfego mais seguro e qualidade de vida aos moradores
L
Casamento comunitário oficializa união de 61 casais em Porto Velho

Casamento comunitário oficializa união de 61 casais em Porto Velho

Primeira edição do evento, promovida pela Defensoria Pública e com apoio da Prefeitura, reuniu histórias de diferentes gerações e marcou a consolidação da cidadania
L
Concessionária solta nota sobre a denúncia de vereadora Sofia Andrade sobre lixo

Concessionária solta nota sobre a denúncia de vereadora Sofia Andrade sobre lixo

A Concessionária de Limpeza Urbana de Porto Velho esclarece as acusações da vereadora Sofia sobre o acúmulo de lixo na Avenida Chiquilito Erse, afirmando que a coleta é feita conforme o cronograma e a situação foi causada por descarte irregular.
L
Secom realiza reunião de alinhamento e inicia elaboração do Plano Plurianual 2026-2029

Secom realiza reunião de alinhamento e inicia elaboração do Plano Plurianual 2026-2029

Secretaria de Comunicação de Porto Velho define diretrizes e metas para os próximos anos e reforça estratégias de transparência e padronização institucional
L
Jaru recebe prêmio Solo Seguro do Conselho Nacional de Justiça

Jaru recebe prêmio Solo Seguro do Conselho Nacional de Justiça

Município foi um dos 27 do país reconhecidos por boas práticas em regularização fundiária.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza I Fórum Municipal de Mobilidade Urbana nesta terça-feira

Prefeitura de Porto Velho realiza I Fórum Municipal de Mobilidade Urbana nesta terça-feira

Evento promovido pela Semtran busca ouvir a população e adotar medidas para melhorar a segurança no trânsito da capital
L
MPRO participa da abertura da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

MPRO participa da abertura da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Evento em Porto Velho discute políticas públicas para promoção da igualdade e combate à discriminação.
L
Agosto Lilás: MPRO realiza ações de prevenção à violência contra a mulher em Ariquemes

Agosto Lilás: MPRO realiza ações de prevenção à violência contra a mulher em Ariquemes

Campanha promovida pelo Ministério Público de Rondônia inclui palestras, pit-stop educativo, rodas de conversa e atividades em escolas.
L
Prefeitura de Porto Velho celebra Dia do Feirante e destaca importância desses profissionais

Prefeitura de Porto Velho celebra Dia do Feirante e destaca importância desses profissionais

Feirantes contribuem para a economia local, preservação cultural e alimentação saudável da população da capital rondoniense.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.