QUARTA-FEIRA, 27/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Saúde

Estudo aponta que musculação pode proteger idosos contra demência

Prática também promove melhoras de memória e na anatomia cerebral

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo aponta que musculação pode proteger idosos contra demência
Rovena Rosa/Agência Brasil

Manter uma rotina de musculação não traz apenas benefícios como aumento de força e resistência, melhora na postura e prevenção contra lesões. Um estudo de enfoque original, desenvolvido no Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), confirmou que a atividade protege o cérebro de idosos contra demências.

Detalhado em artigo da revista GeroScience, o estudo acompanhou 44 pessoas que já apresentavam um comprometimento cognitivo leve, estágio que fica entre o comprometimento do envelhecimento normal e a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. O que se descobriu foi que praticar musculação duas vezes por semana, com intensidade moderada ou alta, preservou o hipocampo e o pré-cúneo, áreas cerebrais que se alteram quando esse diagnóstico.

Com ineditismo, os 16 pesquisadores também identificaram outro impacto positivo: o de melhora na chamada substância branca, parte do cérebro que opera em conjunto com a massa cinzenta, por meio de axônios, para garantir a conexão entre neurônios, mediante as sinapses. As vantagens chegaram à metade dos participantes, a dos que incorporaram a musculação ao seu cotidiano, já após seis meses e há possibilidade de que o impacto seja ainda mais expressivo, caso o período seja maior.

“No grupo que praticou musculação, todos os indivíduos apresentaram melhoras de memória e na anatomia cerebral. No entanto, cinco deles chegaram ao final do estudo sem o diagnóstico clínico de comprometimento cognitivo leve, tamanha foi a melhora”, ressalta a primeira autora do artigo, a bolsista de doutorado da Fapesp Isadora Ribeiro, vinculada à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para analisar os possíveis efeitos da musculação no cérebro dos participantes, a equipe responsável pela pesquisa realizou testes neuropsicológicos e exames de ressonância magnética. Os especialistas buscavam comparar índices e imagens, uma vez que já se sabe que, entre pessoas com perdas cognitivas, há atrofia, isto é, redução do volume de certas regiões do cérebro.

Atualmente, no Brasil, cerca de 2,71 milhões de pessoas com 60 anos ou mais convivem com quadros de demência, o que corresponde a 8,5% desse grupo populacional. De acordo com o Relatório Nacional sobre a Demência, lançado pelo Ministério da Saúde em setembro do ano passado, essa quantidade deve dobrar até 2050, subindo para 5,6 milhões.

O relatório sublinha que praticamente metade (45%) dos casos de demência poderiam ser evitados ou, pelo menos, faz com que chegue mais tarde. Entre os fatores que aumentam as probabilidades de se desenvolver demências estão:

Baixa escolaridade
Perda auditiva
Hipertensão
Diabetes
Obesidade
Tabagismo
Depressão
Inatividade física
Isolamento social.

Bem-estar

A professora aposentada, atriz e modelo Shirley de Toro, de 62 anos (na foto de destaque), é vizinha da unidade Sesc Santana, em São Paulo, e há 17 anos bate cartão no local para se exercitar. Passou a frequentá-la desde a inauguração, inicialmente pela programação artístico-cultural e depois para manter o corpo fortalecido.

Com histórico de saúde marcado por episódios de epilepsia e um acidente, ela considera a atividade como fundamental para seu bem-estar no presente e no futuro.

“Há 20 anos, fiz uma cirurgia no cérebro, porque tinha epilepsia, e, antes disso, não fazia nada. Só trabalhava, trabalhava, mas nunca foquei em academia. Depois, percebi a necessidade disso, aí comecei a fazer caminhada”, diz Shirley.

Ela conta também que, após ter sido atropelada, há cerca de 10 anos, descobriu os benefícios da musculação para a melhora das dores.

“Quebrei clavícula, costela, uma parte da coluna e isso foi o desencadeador para o esporte, porque eu fazia fisioterapia e saía chorando de dor. Simplesmente acabaram com meu braço. Tenho uma placa e doía demais. Quando vim para a academia, comecei a fazer exercícios de força e pararam as dores. Melhorou muito. Faço todo tipo de exercício, pego peso”, emenda.

Durante a pandemia de Covid-19, Shirley vivia com a filha mais nova e perdeu sua mãe, que morava no apartamento de baixo. No período, cumprir o ritual de exercícios físicos, ainda que pela internet, todos os dias, foi o que conservou sua saúde mental.

“Eu sinto falta hoje em dia. A gente acha que nunca vai sentir falta, né. Pensa: ‘ah, é chato”. Hoje eu sinto falta. Quando vou trabalhar, subo as escadarias do metrô, para dar um jeito [de me manter em movimento]”, diz a atriz, que pratica ginástica multifuncional.

Corpo e mente

Alessandra Nascimento, técnica da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc de São Paulo, destaca que, atualmente, muitos estudos já têm comprovado os benefícios dos exercícios físicos tanto para o corpo quanto para a mente e que isso não fica restrito a modalidades como natação, ciclismo e corrida.

“Os trabalhos com sobrecarga, independentemente de ser peso, musculação, com o próprio peso, com elástico ou molas, têm mostrado que, além dos benefícios físicos, trazem melhoras cognitivas e relacionadas à saúde mental, de foco”, esclarece.

Atualmente, a calistenia, que é o método utilizado para a prática de exercícios físicos apenas com o peso do próprio corpo como resistência, é a terceira modalidade esportiva com mais interesse no mundo, segundo uma revista acadêmica.

A especialista lembra que só mais recentemente é que se começou a recomendar a idosos esse tipo de exercício, porque antes era consenso de que deviam praticar algo como hidroginástica ou dança. A imagem de fragilidade que se tinha dos idosos estava por trás dessa percepção, que agora mudou com as descobertas de pesquisas mais recentes.

Ela lembra que, a partir dos 30 anos de idade, toda pessoa vai perdendo força, equilíbrio e massa magra, processo que deve ser refreado.

“Hoje em dia, a gente vê o contrário, os médicos indicando um trabalho de força, de resistência, justamente porque os estudos vêm mostrando a importância de proteção, de ter mais massa muscular -, porque a gente vai perdendo essa massa para tantas coisas -, para conseguirmos fazer as atividades do dia a dia sem depender de ninguém”, afirma Alessandra.

A técnica do Sesc destaca a necessidade de políticas públicas para facilitar o acesso às atividades físicas por toda a população.

“A gente precisa de políticas públicas que consiga incluir o profissional de educação física nas UBS [Unidades Básicas de Saúde], no SUS [Sistema Único de Saúde], porque esse trabalho precisa ser multidisciplinar. Tem que ter o médico, o profissional de educação física, o fisioterapeuta e destacar o trabalho do educador físico. A gente ainda não vê tanto isso aqui no Brasil.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Quase 1,5 mil médicos são integrados ao Mais Médicos

Quase 1,5 mil médicos são integrados ao Mais Médicos

Profissionais começam a atuar em 987 municípios e 23 distritos indígenas do país para reforçar o atendimento na atenção primária e na saúde da família.
L
Anvisa proíbe manipulação de semaglutida, substância do Ozempic

Anvisa proíbe manipulação de semaglutida, substância do Ozempic

A medida restringe a manipulação do princípio ativo para proteger pacientes de medicamentos sem garantia de pureza e dosagem, mas a tirzepatida, do Mounjaro, continua permitida.
L
Riscos à saúde pública com atendimento oftalmológico irregular

Riscos à saúde pública com atendimento oftalmológico irregular

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia alertou sobre o aumento de denúncias contra pessoas sem formação que realizam procedimentos oftalmológicos.
L
Consultas regulares previnem doenças graves na visão

Consultas regulares previnem doenças graves na visão

Atrasar o diagnóstico de problemas oculares pode levar a complicações e até cegueira, segundo alerta o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
L
Demência no Brasil associada a 60% de fatores modificáveis

Demência no Brasil associada a 60% de fatores modificáveis

Estudo da USP aponta que baixa escolaridade, perda visual e depressão são os principais fatores de risco para demência que poderiam ser prevenidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho facilita vacinação de pets com sistema de agendamento on-line

Prefeitura de Porto Velho facilita vacinação de pets com sistema de agendamento on-line

Vacinação Pet garante praticidade para tutores e reforça a proteção contra a raiva em cães e gatos.
L

Sicredi é reconhecido como uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina pelo GPTW LATAM 2025

Instituição financeira cooperativa se destaca pelo seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e inspirador
L

Documentário Melodias da Devoção | fé e cultura fortalecem tradição em Pedras Negras

A exibição do documentário Melodias da Devoção emocionou a comunidade quilombola de Pedras Negras e reforçou o valor das tradições do Vale do Guaporé.
L
Senado votará projeto que protege crianças na internet

Senado votará projeto que protege crianças na internet

O projeto de lei que cria regras contra a adultização e outros crimes digitais deve ser votado na Casa e obriga as plataformas a adotarem medidas de segurança.
L

Momento Empresarial | Entrevista Cláudio Antônio Fontoura de Azeredo

Cláudio Antônio Fontoura de Azeredo fala sobre os serviços da Azeredo Soluções em Porto Velho e região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina tem PL aprovado que libera capital estrangeiro em prevenção ao câncer

Deputada Sílvia Cristina tem PL aprovado que libera capital estrangeiro em prevenção ao câncer

Projeto de Lei 1027/22, aprovado na CCJ, permite doação de recursos e transferência de tecnologia para políticas públicas de combate ao câncer.
L
Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Racismo e Burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Declaração de Lula sobre foto em revista do governo gera acusações de racismo, críticas nas redes sociais e comparações com falas de Bolsonaro.
L

Após pedido de Sofia Andrade, Eco Rondônia limpa trecho da Av. Chiquilito Erse em Porto Velho

Vereadora fiscalizou denúncia de acúmulo de lixo; empresa realizou a limpeza, instalou contêiner e anunciou ações de educação ambiental
L

Pedro Fernandes recebe Medalha Mérito Capitão Sílvio da Polícia Militar de Rondônia

Deputado estadual foi condecorado em Porto Velho pelo apoio à segurança pública e valorização da Polícia Militar
L
Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro por ações nos EUA

Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro por ações nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a atuação do deputado federal nos Estados Unidos representa uma “traição à pátria”, pedindo que o Congresso discuta a cassação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem tem motocicleta furtada enquanto era atendido na UPA em Porto Velho

Homem tem motocicleta furtada enquanto era atendido na UPA em Porto Velho

O crime aconteceu na Rua Urtiga, no bairro Nova Floresta. A vítima, Welliton Duarte de Lima, não encontrou a moto após sair da UPA sul.
12
Polícia recupera bicicleta furtada em Ji-Paraná

Polícia recupera bicicleta furtada em Ji-Paraná

Objeto de cor rosa e da marca Lotus foi encontrado abandonado por uma equipe em patrulhamento de rotina e devolvido ao proprietário.
10
Colaborador da Manaim Colchões se acidenta em trajeto para Cujubim

Colaborador da Manaim Colchões se acidenta em trajeto para Cujubim

O funcionário dirigia uma picape que foi atingida por um caminhão na RO-205, mas sofreu apenas ferimentos leves.
16
Incêndio atinge área rural em Theobroma e coloca moradores em risco

Incêndio atinge área rural em Theobroma e coloca moradores em risco

Fogo na Linha 08, Assentamento Santa Catarina, já destruiu cerca de 6 alqueires de uma propriedade e se espalha por pastagens e mata da região.
10
Motociclista se fere em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Motociclista se fere em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Colisão entre carro e motoneta ocorreu em uma rotatória e a mulher foi levada pelo Corpo de Bombeiros para a UPA.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram no dia 31

Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram no dia 31

Premiação oferece R$ 200 mil para iniciativas sustentáveis e busca fortalecer empreendedorismo e inovação na Região Amazônica.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): ALCEU LUIS CAMILLO

Licença prévia, licença de instalação e licença de operação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): AGROVARGAS SERVIÇO DE SECAGEM DE GRÃOS

Licença prévia, licença de instalação e licença de operação.
L

Festival de Música Portal da Amazônia movimenta Vilhena com diversidade cultural e shows gratuitos

Evento da ACEMDA, com patrocínio do Banco da Amazônia, reuniu artistas locais e nacionais em dois dias de celebração da música e da inclusão
L
Homem é preso com armas de fogo em Rolim de Moura

Homem é preso com armas de fogo em Rolim de Moura

Ação da equipe PATAMO da PM aconteceu durante uma abordagem de rotina por infração de trânsito e levou à apreensão de revólveres e munições.
14
Mãe e filho são vítimas de roubo e criança de 3 anos é agredida em RO

Mãe e filho são vítimas de roubo e criança de 3 anos é agredida em RO

Crime em Rolim de Moura aconteceu na terça-feira. Criminoso, que estava em uma moto, roubou pertences e agrediu o garoto com a arma.
16
Homem é assassinado com golpes de machado e martelo em Cacoal

Homem é assassinado com golpes de machado e martelo em Cacoal

Corpo da vítima, identificada como André Serafim de Lima, foi encontrado em uma residência no bairro Habitar Brasil.
18

Sicredi é reconhecido como uma das 25 melhores empresas para trabalhar na América Latina

Instituição financeira cooperativa estreia no ranking GPTW LATAM 2025 e reforça seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e inclusivo
L
Acidente na BR-364 deixa um morto e três feridos

Acidente na BR-364 deixa um morto e três feridos

Colisão entre dois carros e uma moto teria sido causada por tentativa de ultrapassagem e buraco na pista.
18
Alunos vandalizam escola pública e são detidos em Vilhena

Alunos vandalizam escola pública e são detidos em Vilhena

Adolescentes são flagrados danificando equipamentos e câmeras de segurança, e um deles é pego com maço de cigarros.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.