QUARTA-FEIRA, 02/04/2025

L

Saúde

Estudo aponta que musculação pode proteger idosos contra demência

Prática também promove melhoras de memória e na anatomia cerebral

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo aponta que musculação pode proteger idosos contra demência
Rovena Rosa/Agência Brasil

Manter uma rotina de musculação não traz apenas benefícios como aumento de força e resistência, melhora na postura e prevenção contra lesões. Um estudo de enfoque original, desenvolvido no Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), confirmou que a atividade protege o cérebro de idosos contra demências.

Detalhado em artigo da revista GeroScience, o estudo acompanhou 44 pessoas que já apresentavam um comprometimento cognitivo leve, estágio que fica entre o comprometimento do envelhecimento normal e a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. O que se descobriu foi que praticar musculação duas vezes por semana, com intensidade moderada ou alta, preservou o hipocampo e o pré-cúneo, áreas cerebrais que se alteram quando esse diagnóstico.

Com ineditismo, os 16 pesquisadores também identificaram outro impacto positivo: o de melhora na chamada substância branca, parte do cérebro que opera em conjunto com a massa cinzenta, por meio de axônios, para garantir a conexão entre neurônios, mediante as sinapses. As vantagens chegaram à metade dos participantes, a dos que incorporaram a musculação ao seu cotidiano, já após seis meses e há possibilidade de que o impacto seja ainda mais expressivo, caso o período seja maior.

“No grupo que praticou musculação, todos os indivíduos apresentaram melhoras de memória e na anatomia cerebral. No entanto, cinco deles chegaram ao final do estudo sem o diagnóstico clínico de comprometimento cognitivo leve, tamanha foi a melhora”, ressalta a primeira autora do artigo, a bolsista de doutorado da Fapesp Isadora Ribeiro, vinculada à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para analisar os possíveis efeitos da musculação no cérebro dos participantes, a equipe responsável pela pesquisa realizou testes neuropsicológicos e exames de ressonância magnética. Os especialistas buscavam comparar índices e imagens, uma vez que já se sabe que, entre pessoas com perdas cognitivas, há atrofia, isto é, redução do volume de certas regiões do cérebro.

Atualmente, no Brasil, cerca de 2,71 milhões de pessoas com 60 anos ou mais convivem com quadros de demência, o que corresponde a 8,5% desse grupo populacional. De acordo com o Relatório Nacional sobre a Demência, lançado pelo Ministério da Saúde em setembro do ano passado, essa quantidade deve dobrar até 2050, subindo para 5,6 milhões.

O relatório sublinha que praticamente metade (45%) dos casos de demência poderiam ser evitados ou, pelo menos, faz com que chegue mais tarde. Entre os fatores que aumentam as probabilidades de se desenvolver demências estão:

Baixa escolaridade
Perda auditiva
Hipertensão
Diabetes
Obesidade
Tabagismo
Depressão
Inatividade física
Isolamento social.

Bem-estar

A professora aposentada, atriz e modelo Shirley de Toro, de 62 anos (na foto de destaque), é vizinha da unidade Sesc Santana, em São Paulo, e há 17 anos bate cartão no local para se exercitar. Passou a frequentá-la desde a inauguração, inicialmente pela programação artístico-cultural e depois para manter o corpo fortalecido.

Com histórico de saúde marcado por episódios de epilepsia e um acidente, ela considera a atividade como fundamental para seu bem-estar no presente e no futuro.

“Há 20 anos, fiz uma cirurgia no cérebro, porque tinha epilepsia, e, antes disso, não fazia nada. Só trabalhava, trabalhava, mas nunca foquei em academia. Depois, percebi a necessidade disso, aí comecei a fazer caminhada”, diz Shirley.

Ela conta também que, após ter sido atropelada, há cerca de 10 anos, descobriu os benefícios da musculação para a melhora das dores.

“Quebrei clavícula, costela, uma parte da coluna e isso foi o desencadeador para o esporte, porque eu fazia fisioterapia e saía chorando de dor. Simplesmente acabaram com meu braço. Tenho uma placa e doía demais. Quando vim para a academia, comecei a fazer exercícios de força e pararam as dores. Melhorou muito. Faço todo tipo de exercício, pego peso”, emenda.

Durante a pandemia de Covid-19, Shirley vivia com a filha mais nova e perdeu sua mãe, que morava no apartamento de baixo. No período, cumprir o ritual de exercícios físicos, ainda que pela internet, todos os dias, foi o que conservou sua saúde mental.

“Eu sinto falta hoje em dia. A gente acha que nunca vai sentir falta, né. Pensa: ‘ah, é chato”. Hoje eu sinto falta. Quando vou trabalhar, subo as escadarias do metrô, para dar um jeito [de me manter em movimento]”, diz a atriz, que pratica ginástica multifuncional.

Corpo e mente

Alessandra Nascimento, técnica da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc de São Paulo, destaca que, atualmente, muitos estudos já têm comprovado os benefícios dos exercícios físicos tanto para o corpo quanto para a mente e que isso não fica restrito a modalidades como natação, ciclismo e corrida.

“Os trabalhos com sobrecarga, independentemente de ser peso, musculação, com o próprio peso, com elástico ou molas, têm mostrado que, além dos benefícios físicos, trazem melhoras cognitivas e relacionadas à saúde mental, de foco”, esclarece.

Atualmente, a calistenia, que é o método utilizado para a prática de exercícios físicos apenas com o peso do próprio corpo como resistência, é a terceira modalidade esportiva com mais interesse no mundo, segundo uma revista acadêmica.

A especialista lembra que só mais recentemente é que se começou a recomendar a idosos esse tipo de exercício, porque antes era consenso de que deviam praticar algo como hidroginástica ou dança. A imagem de fragilidade que se tinha dos idosos estava por trás dessa percepção, que agora mudou com as descobertas de pesquisas mais recentes.

Ela lembra que, a partir dos 30 anos de idade, toda pessoa vai perdendo força, equilíbrio e massa magra, processo que deve ser refreado.

“Hoje em dia, a gente vê o contrário, os médicos indicando um trabalho de força, de resistência, justamente porque os estudos vêm mostrando a importância de proteção, de ter mais massa muscular -, porque a gente vai perdendo essa massa para tantas coisas -, para conseguirmos fazer as atividades do dia a dia sem depender de ninguém”, afirma Alessandra.

A técnica do Sesc destaca a necessidade de políticas públicas para facilitar o acesso às atividades físicas por toda a população.

“A gente precisa de políticas públicas que consiga incluir o profissional de educação física nas UBS [Unidades Básicas de Saúde], no SUS [Sistema Único de Saúde], porque esse trabalho precisa ser multidisciplinar. Tem que ter o médico, o profissional de educação física, o fisioterapeuta e destacar o trabalho do educador físico. A gente ainda não vê tanto isso aqui no Brasil.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha de conscientização: Cero recebe cadeiras de rodas e outros equipamentos de locomoção para redistribuição

Campanha de conscientização: Cero recebe cadeiras de rodas e outros equipamentos de locomoção para redistribuição

A arrecadação beneficiará pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de entidades sociais.
L

Projeto Semusa na Comunidade esteve no bairro Jardim Santana no último fim de semana

Atendimento médico, vacinação, saúde bucal, entre outros serviços foram oferecidos
L

Porto Velho sedia a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora a partir de amanhã

Com participação popular, evento busca avanços na garantia de direitos e segurança dos trabalhadores
L

força de um jovem e a importância da doação de sangue

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a necessidade de manter os estoques de sangue abastecidos.
L
Rondônia melhora a saúde pública com menos filas de espera e mais cirurgias e exames

Rondônia fortalece a saúde pública com menos filas de espera e ampliação de cirurgias e exames

Foram realizadas 17.129 cirurgias nos últimos três anos, sendo 8.113 apenas em 2024, um crescimento expressivo em relação aos 3.799 procedimentos de 2022 e aos 4.763 de 2023.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Abril Azul: Programação em Porto Velho para conscientização sobre o autismo

Abril Azul: Programação em Porto Velho para conscientização sobre o autismo

É o momento em que unimos nossas vozes contra o preconceito e a discriminação e em defesa dos direitos das pessoas autistas.
L

Governador de RO lidera operação para garantir segurança nas áreas alagadas da BR-425 em Nova Mamoré

Com o apoio de guinchos e equipes 24 horas, a operação visa minimizar os impactos das inundações e oferecer suporte logístico imediato.
L

Agenda News: Rock, Feijoada e Diversão – Fim de Semana Imperdível no Grego Original Pub

Happy Friday, Feijuka com Rock e Especial Rock Brasileiro prometem agitar Porto Velho com boa música, gastronomia e encontros inesquecíveis!
L

Agenda News: VivaBem apresenta o curso Cozinha Saudável – sabor e saúde em cada receita

Aprenda pratos plant-based deliciosos e descubra como transformar sua alimentação em um estilo de vida consciente e equilibrado.
L
Câmara de Porto Velho aprova projeto de Sofia Andrade para garantir transparência em práticas religiosas nas escolas municipais

Câmara de Porto Velho aprova projeto de Sofia Andrade para garantir transparência em práticas religiosas nas escolas municipais

Com a aprovação quase unânime dos vereadores, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo Municipal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês
L

Concurso da Conab abre nove vagas para Rondônia com salários de até R$ 8,1 mil

No estado, as vagas são destinadas ao cargo de Assistente, que exige nível médio, com salário base de R$ 3.459,87, e ao cargo de Analista, voltado para candidatos com formação superior, cuja remuneração inicial ultrapassa os R$ 8 mil.
L
Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Ganho foi influenciado por aumento da formalidade e do salário mínimo
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto de Lei da deputada Dra. Taíssa, visa garantir atendimento prioritário e acolhimento especializado a pessoas com TEA em Rondônia

Nova proposta quer tornar Rondônia referência em inclusão e cuidado com pessoas com TEA.
L

Após cobranças da deputada Dra. Taíssa, Emater de Nova Mamoré será reformado e servidores terão nova estrutura provisória

Nova estrutura garantirá melhores condições aos servidores
L
Sílvia Cristina destaca a importância da inclusão de pessoas autistas e do combate ao preconceito

Sílvia Cristina destaca a importância da inclusão de pessoas autistas e do combate ao preconceito

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, deputada defende reflexão de toda a sociedade.
L
Cristiane Lopes direciona R$ 360 mil para expandir atendimento a autistas em Rondônia

Cristiane Lopes direciona R$ 360 mil para expandir atendimento a autistas em Rondônia

Deputada reforça compromisso com a causa no Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
L
Coluna Resenha Política

Coluna Resenha Política

Confira.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende homem por embriaguez ao volante em Ariquemes

PRF prende homem por embriaguez ao volante em Ariquemes

Valor da aferição extrapolava em mais de três vezes o limite para que a conduta fosse considerada apenas como infração de trânsito.
10
Operador de máquinas pesadas morre dentro de carro após queda de moto

Operador de máquinas pesadas morre dentro de carro após queda de moto

Segundo testemunhas, o rapaz e uma mulher estavam de moto no setor chacareiro, quando sofreram uma queda ao passar na lombada.
18
Adolescente é esfaqueado durante confusão por causa de bicicleta furtada

Adolescente é esfaqueado durante confusão por causa de bicicleta furtada

O adolescente ferido ainda conseguiu caminhar por várias ruas até cair.
16

Polícia investiga abuso e roubo contra jovem

Ao chegarem, os agentes encontraram a vítima em estado de choque, relatando ter sido abusada e roubada por um homem de cerca de 40 anos.
16
Polícia recupera motocicleta furtada na zona rural

Polícia recupera motocicleta furtada na zona rural

O trabalhador acionou a Polícia Militar, que enviou uma equipe ao local. Após consulta, os agentes confirmaram que a moto tinha registro de furto.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Previsões do Horóscopo desta quarta (02/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta (02/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta-feira (2/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Divulgada a lista de convocação para matrícula de crianças em unidades conveniadas com a Prefeitura

O prazo final é dia 25 de abril para regularizar a matrícula escolar
L
Governo de Rondônia entrega novo quartel do Corpo de Bombeiros em Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega novo quartel do Corpo de Bombeiros em Pimenta Bueno

Segundo o comandante-geral do CBMRO, coronel Nivaldo de Azevedo, enfatizou a melhoria nas condições operacionais da corporação.
L
Governo de RO inicia Censo Cadastral Previdenciário 2025 para servidores, aposentados e pensionistas

Governo de RO inicia Censo Cadastral Previdenciário 2025 para servidores, aposentados e pensionistas

Os servidores, aposentados e pensionistas terão até o dia 1º de julho para realizar o cadastro.
L
Governo de RO atua para reduzir impacto de alagamento na BR-425 e conta com apoio de caminhão da Sepat

Governo de RO atua para reduzir impacto de alagamento na BR-425 e conta com apoio de caminhão da Sepat

Além da atuação direta na BR-425, o governo de Rondônia segue monitorando a situação e estudando novas estratégias para enfrentar os desafios impostos pela cheia do Rio Madeira.
L
Governo de RO lança PAA 2025 e apresenta versão inédita para indígenas em encontro com lideranças rurais e comunitárias

Governo de RO lança PAA 2025 e apresenta versão inédita para indígenas em encontro com lideranças rurais e comunitárias

A Emater é fundamental para fazer chegar os recursos dessa política pública para o setor rural a quem mais necessita, e agora também a essa versão inédita, o PAA indígena
L
Governo de RO firma parceria com a Prefeitura de São Miguel do Guaporé para distribuição de fertilizantes orgânicos

Governo de RO firma parceria com a Prefeitura de São Miguel do Guaporé para distribuição de fertilizantes orgânicos

A agricultura familiar é um dos pilares da economia de São Miguel do Guaporé, que movimenta a economia local e proporciona a subsistência de muitas famílias.
L
Exportações 2025: Governo de RO adota novas estratégias para ampliar e fortalecer mercados

Exportações 2025: Governo de RO adota novas estratégias para ampliar e fortalecer mercados

O estado é referência na produção de tambaqui, café, cacau e carne bovina de alto padrão de qualidade.
L

Atendimentos médicos e exposição de equipamentos marcam ação no Parque da Cidade

O Samu na Praça teve a intenção de aproximar a comunidade dos serviços ofertados
L

Agricultores impactados pela cheia do rio Madeira recebem apoio da Prefeitura de Porto Velho

Cheia tem dificultado o acesso às lavouras e moradias, gerando preocupação entre os agricultores
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.