DOMINGO, 18/05/2025

L

Saúde

Brasil mantém certificado de país livre do sarampo, mas aumento de casos nas Américas acende alerta

Especialistas alertam para importância da vacinação contra a doença

Por Tâmara Freire - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil mantém certificado de país livre do sarampo, mas aumento de casos nas Américas acende alerta
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O aumento de casos de sarampo no continente americano acende um alerta para o Brasil, mas, por enquanto, os três casos confirmados aqui não comprometem o certificado de país livre da doença, reconquistado no ano passado.

“Para a gente perder essa recertificação, a gente tem que ter durante um ano, a partir do primeiro caso, cadeias de transmissão com o mesmo genótipo do vírus circulando”, explica a chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marilda Siqueira, O laboratório é credenciado como unidade de referência regional para sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por enquanto, o Ministério da Saúde confirmou apenas casos esporádicos: dois no Rio de Janeiro, em bebês gêmeos que ainda não tinham idade para se vacinar, e um no Distrito Federal, em uma mulher adulta que provavelmente foi infectada em uma viagem ao exterior.

Das 110 suspeitas notificadas até o dia 12 de março, 22 ainda estavam em investigação nessa data, de acordo com a última atualização do painel epidemiológico da pasta.

Os casos suspeitos de sarampo são de notificação compulsória, ou seja, devem ser comunicados imediatamente às autoridades de saúde. Há um protocolo rígido para quando são confirmados, que inclui a identificação e o monitoramento de todas as pessoas que podem ter sido infectadas pelo doente, e o bloqueio vacinal, que é o reforço da vacinação nos locais que essa pessoa frequentou, como escola e local de trabalho.

“O sarampo é causado por um dos vírus mais infecciosos que existem. Se alguém com sarampo chega em um ambiente com baixa cobertura vacinal, o vírus é transmitido para 17 pessoas, mais ou menos. Já o SARS-CoV, por exemplo, é transmitido para duas pessoas, apesar de ser um vírus que também é muito transmissível”, complementa a chefe do laboratório da Fiocruz.

Casos nas Américas

O risco se intensifica quando há surtos em outros países. Relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), divulgado em 24 de março, aponta que, este ano, 507 casos foram confirmados em outros países do continente, superando a contagem de todo o ano passado. São 301 nos Estados Unidos, com duas mortes; 173 no Canadá; 22 no México e 11 na Argentina. A Opas avalia que o risco de disseminação da doença, com ameaça à saúde, é alto.

O último grande surto vivido no Brasil comprova como os vírus não conhecem fronteiras. Em 2017, o Brasil estava recebendo muitos cidadãos da Venezuela, onde os casos de sarampo estavam altos. No ano seguinte, os registros explodiram nos estados próximos à fronteira, e começaram a surgir também em outros locais.

“Os culpados, por assim dizer, não foram os cidadãos da Venezuela. É porque naquela época nós já estávamos com deficiência na nossa cobertura vacinal. Hoje em dia, com todas as conexões que nós temos, principalmente através da aviação, naturalmente nós esperamos, não só no Brasil, um número de casos importados todos os anos. O que a gente não deve ter é essa grande batalha para que não tenha cadeias de transmissão. A gente tem uma ferramenta poderosa na nossa mão que é a vacina”, lembra Marilda Siqueira.

Vacinação

A vacina contra o Morbilivirus, causador do sarampo, foi desenvolvida na década de 1960, mas a imunização só foi intensificada no Brasil a partir dos anos 1990, quando autoridades de todo o mundo decidiram concentrar esforços no controle da doença, já que a maior preocupação anterior, a poliomielite, havia sido erradicada. Antes disso, o sarampo matava cerca de 2,5 milhões de crianças no mundo por ano.

Atualmente, ela é aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS) como parte do imunizante Tríplice Viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola. A primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade, e a segunda, aos 15. Em 2024, o Brasil atingiu a meta de cobertura de 95% na primeira dose, mas menos de 80% dos bebês tomaram a segunda.

“A eficácia dessa vacina é de 93% a 95%, o que significa que 5% a 7% das pessoas não vão responder de forma adequada. Então a gente faz a segunda dose por dois motivos: para evitar essa falha primária e porque, com o passar do tempo, a proteção diminui naturalmente, e o reforço prolonga essa proteção”, explica o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha.

Cunha complementa que o Brasil ainda está superando outro agravante: “Durante a pandemia, caiu muito a cobertura vacinal, então, vamos dizer, se a gente teve 70% de cobertura, significa que 30% daquelas crianças não foram vacinadas no tempo correto. Se elas não foram vacinadas até agora, elas vão engrossar um grupo de suscetíveis.”

Por isso, pessoas de até 59 anos, que não se vacinaram ou não sabem se foram imunizadas também devem procurar as unidades de saúde. Os dados das infecções registradas este ano nas Américas mostram que o sarampo não é uma doença exclusiva de crianças pequenas: quase metade dos infectados tem de 10 a 29 anos.

Ainda que os adultos tenham menos chances de adoecer com gravidade, eles transmitem a doença normalmente, inclusive para bebês menores de 1 ano e pessoas com alguma imunodeficiência que não podem se vacinar. Mas, se a cobertura de 95% for atingida para toda a população, nas duas doses, todos ficam protegidos pela imunidade coletiva, já que a vacinação em altas taxas quebra a cadeia de transmissão do vírus.

“O sarampo é frequentemente descrito como o melhor sinal de que a vacinação não vai bem em algum lugar, porque como ele é muito facilmente transmissível, qualquer perda na imunidade coletiva já permite que pessoas suscetíveis adoeçam, em especial, as crianças mais novas”, complementa a chefe de Saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Luciana Phebo.

Ela reforça que a queda na cobertura das vacinas de rotina, observada globalmente durante a pandemia de covid-19, é uma causa fundamental para esse aumento de casos de sarampo, mas também responsabiliza a hesitação vacinal, “que chegou a ser considerada uma das principais ameaças à saúde pública global”.

O termo significa o atraso ou a recusa em se vacinar, mesmo quando as vacinas estão disponíveis. A principal causa da hesitação é a perda do medo da doença, mas ela também pode acontecer quando as pessoas não estão bem informadas, e têm medo ou dúvidas sobre a vacina, ou quando acreditam em discursos falsos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hipertensão atinge 30% dos adultos no Brasil e afeta até 60% dos idosos, alerta Ministério da Saúde

Hipertensão atinge 30% dos adultos no Brasil e afeta até 60% dos idosos, alerta Ministério da Saúde

Prevalência aumenta com a idade e em pessoas acima de 60 anos
L

Brasil inicia aplicação de terapia genética contra AME pelo SUS

Zolgensma, um dos medicamentos mais caros do mundo, é disponibilizado gratuitamente por meio de acordo inovador com a fabricante
L
Governo de Rondônia aumenta repasses para a saúde e reforça atendimento nos municípios

Governo de Rondônia aumenta repasses para a saúde e reforça atendimento nos municípios

Todos os 52 municípios rondonienses foram contemplados ao longo do período de cinco anos.
L

Semana de Saúde nas Escolas em Porto Velho reforça ações de vacinação

Entre os dias 19 e 23 de maio, a prefeitura intensifica a imunização nas escolas
L

Prazo de inscrições para o processo seletivo da Saúde de Porto Velho é prorrogado até a próxima segunda-feira (19).

Mais de 600 vagas imediatas e cadastro reserva vão atender as demandas emergenciais do município.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gazin Porto Velho e Goianésia empatam em jogo equilibrado pela Série D

Partida válida pela 5ª rodada do Grupo A5 termina em 1 a 1 no Estádio Valdeir José de Oliveira
L

VWCO aposta na eletrificação e inicia testes do e-Volksbus 22L

Quatro unidades do ônibus elétrico começam a operar na capital paulista para testes de desempenho
L

Ainda dá tempo? Audiências em Ji-Paraná e Vilhena vão exigir duplicação total e pedágios menos caros na BR-364

A meta é mudar alguns dos itens vitais da proposta tornada contrato com o consórcio vencedor, principalmente o que limita a duplicação da Rodovia da Morte em pouco mais de 100 quilômetros…
L

Início da colheita do café evidencia compromisso do governador Marcos Rocha com avanço da cafeicultura

Representando o governador Marcos Rocha, a primeira-dama e titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, destacou que mais de 20 mil famílias vivem da cultura do café em Rondônia.
L

SOU JESUS!: homem tenta doar lápis da Havan… sem pagar antes

Suspeito de furto alegou missão divina ao ser pego com camisa e lápis no estacionamento
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto de Lei do senador garante tratamento penal mais rigoroso aos criminosos reincidentes

Tratamento mais rigoroso também valeria para reincidentes em crimes dolosos
L

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L

“Educar também é proteger”, afirma Samuel Costa sobre súmula do STJ que criminaliza álcool para menores

Para o advogado criminalista, a decisão do STJ consolida um importante instrumento de conscientização e responsabilização na proteção infantojuvenil
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Crianças são atropeladas por Fiat Uno na zona leste de Porto Velho

Vítimas foram socorridas em estado grave na noite deste domingo (18)
12

No abdômen: homem é baleado e pede socorro após ataque na zona sul de Porto Velho

Tentativa de homicídio ocorreu na madrugada deste domingo (18) no bairro Cidade do Lobo
16

URGENTE: Jovem de 24 anos é executado após briga em tabacaria no centro de Jaci-Paraná

Crime ocorreu na manhã deste domingo (18) e é investigado pela Polícia Civil
12

Colisão entre carreta e carro deixa uma pessoa morta na BR-364, próximo a Ji-Paraná

Sinistro ocorreu na manhã deste domingo (18) e mobilizou equipes de resgate
18

VÍDEO: Mulher é presa por embriaguez após sofrer grave sinistro de trânsito na zona leste de Porto Velho

O sinistro de trânsito entre um carro e uma moto ocorreu na noite deste sábado (17), no cruzamento da Rua União com a Avenida Mário Andreazza, no bairro São Francisco, zona leste.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça do Trabalho alinha com parceiros detalhes para a 21ª edição do TRT Comunidade

O  mutirão de serviços gratuitos está marcado para o dia 31 de maio (sábado), das 8h às 13h, na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro, (bairro Tiradentes, zona leste de Porto Velho).
L

Jovem do Acre luta contra câncer raro após acidente com bezerro e mobiliza campanha solidária em Rondônia

Claudiney, de 14 anos, enfrenta osteossarcoma longe de casa e precisa de ajuda para seguir com o tratamento em Porto Velho
L

Festa com menores bebendo e som alto termina com prisão de dois adultos em Vilhena

Ocorrência foi registrada no bairro Cidade Verde III; narguilé, cigarro eletrônico e bebidas alcoólicas estavam sendo consumidos por adolescentes
10

Força Tática do 5° prende homicida com drogas na zona leste

Na revista pessoal, foram encontradas várias porções de cocaína, dinheiro e material para embalar os entorpecentes.
10

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CAMILLO F G LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, destaca que Rondônia não para de colher bons indicadores econômicos e celebra a construção de um cenário de desenvolvimento em plena evolução.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Major da PM e foragido são presos em bar na zona leste

Segundo a PM, a equipe foi ao local após uma denúncia que informava que o militar havia repassado sua arma para outro homem portar na cintura.
10

Homem é morto a facadas após tentar intervir em briga, em Cerejeiras

Vítima foi perseguida e atingida por golpes de faca após tentar apartar confusão em danceteria
18
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.