QUARTA-FEIRA, 15/10/2025

L

Saúde

Brasil mantém certificado de país livre do sarampo, mas aumento de casos nas Américas acende alerta

Especialistas alertam para importância da vacinação contra a doença

Por Tâmara Freire - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil mantém certificado de país livre do sarampo, mas aumento de casos nas Américas acende alerta
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O aumento de casos de sarampo no continente americano acende um alerta para o Brasil, mas, por enquanto, os três casos confirmados aqui não comprometem o certificado de país livre da doença, reconquistado no ano passado.

“Para a gente perder essa recertificação, a gente tem que ter durante um ano, a partir do primeiro caso, cadeias de transmissão com o mesmo genótipo do vírus circulando”, explica a chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marilda Siqueira, O laboratório é credenciado como unidade de referência regional para sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por enquanto, o Ministério da Saúde confirmou apenas casos esporádicos: dois no Rio de Janeiro, em bebês gêmeos que ainda não tinham idade para se vacinar, e um no Distrito Federal, em uma mulher adulta que provavelmente foi infectada em uma viagem ao exterior.

Das 110 suspeitas notificadas até o dia 12 de março, 22 ainda estavam em investigação nessa data, de acordo com a última atualização do painel epidemiológico da pasta.

Os casos suspeitos de sarampo são de notificação compulsória, ou seja, devem ser comunicados imediatamente às autoridades de saúde. Há um protocolo rígido para quando são confirmados, que inclui a identificação e o monitoramento de todas as pessoas que podem ter sido infectadas pelo doente, e o bloqueio vacinal, que é o reforço da vacinação nos locais que essa pessoa frequentou, como escola e local de trabalho.

“O sarampo é causado por um dos vírus mais infecciosos que existem. Se alguém com sarampo chega em um ambiente com baixa cobertura vacinal, o vírus é transmitido para 17 pessoas, mais ou menos. Já o SARS-CoV, por exemplo, é transmitido para duas pessoas, apesar de ser um vírus que também é muito transmissível”, complementa a chefe do laboratório da Fiocruz.

Casos nas Américas

O risco se intensifica quando há surtos em outros países. Relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), divulgado em 24 de março, aponta que, este ano, 507 casos foram confirmados em outros países do continente, superando a contagem de todo o ano passado. São 301 nos Estados Unidos, com duas mortes; 173 no Canadá; 22 no México e 11 na Argentina. A Opas avalia que o risco de disseminação da doença, com ameaça à saúde, é alto.

O último grande surto vivido no Brasil comprova como os vírus não conhecem fronteiras. Em 2017, o Brasil estava recebendo muitos cidadãos da Venezuela, onde os casos de sarampo estavam altos. No ano seguinte, os registros explodiram nos estados próximos à fronteira, e começaram a surgir também em outros locais.

“Os culpados, por assim dizer, não foram os cidadãos da Venezuela. É porque naquela época nós já estávamos com deficiência na nossa cobertura vacinal. Hoje em dia, com todas as conexões que nós temos, principalmente através da aviação, naturalmente nós esperamos, não só no Brasil, um número de casos importados todos os anos. O que a gente não deve ter é essa grande batalha para que não tenha cadeias de transmissão. A gente tem uma ferramenta poderosa na nossa mão que é a vacina”, lembra Marilda Siqueira.

Vacinação

A vacina contra o Morbilivirus, causador do sarampo, foi desenvolvida na década de 1960, mas a imunização só foi intensificada no Brasil a partir dos anos 1990, quando autoridades de todo o mundo decidiram concentrar esforços no controle da doença, já que a maior preocupação anterior, a poliomielite, havia sido erradicada. Antes disso, o sarampo matava cerca de 2,5 milhões de crianças no mundo por ano.

Atualmente, ela é aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS) como parte do imunizante Tríplice Viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola. A primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade, e a segunda, aos 15. Em 2024, o Brasil atingiu a meta de cobertura de 95% na primeira dose, mas menos de 80% dos bebês tomaram a segunda.

“A eficácia dessa vacina é de 93% a 95%, o que significa que 5% a 7% das pessoas não vão responder de forma adequada. Então a gente faz a segunda dose por dois motivos: para evitar essa falha primária e porque, com o passar do tempo, a proteção diminui naturalmente, e o reforço prolonga essa proteção”, explica o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha.

Cunha complementa que o Brasil ainda está superando outro agravante: “Durante a pandemia, caiu muito a cobertura vacinal, então, vamos dizer, se a gente teve 70% de cobertura, significa que 30% daquelas crianças não foram vacinadas no tempo correto. Se elas não foram vacinadas até agora, elas vão engrossar um grupo de suscetíveis.”

Por isso, pessoas de até 59 anos, que não se vacinaram ou não sabem se foram imunizadas também devem procurar as unidades de saúde. Os dados das infecções registradas este ano nas Américas mostram que o sarampo não é uma doença exclusiva de crianças pequenas: quase metade dos infectados tem de 10 a 29 anos.

Ainda que os adultos tenham menos chances de adoecer com gravidade, eles transmitem a doença normalmente, inclusive para bebês menores de 1 ano e pessoas com alguma imunodeficiência que não podem se vacinar. Mas, se a cobertura de 95% for atingida para toda a população, nas duas doses, todos ficam protegidos pela imunidade coletiva, já que a vacinação em altas taxas quebra a cadeia de transmissão do vírus.

“O sarampo é frequentemente descrito como o melhor sinal de que a vacinação não vai bem em algum lugar, porque como ele é muito facilmente transmissível, qualquer perda na imunidade coletiva já permite que pessoas suscetíveis adoeçam, em especial, as crianças mais novas”, complementa a chefe de Saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Luciana Phebo.

Ela reforça que a queda na cobertura das vacinas de rotina, observada globalmente durante a pandemia de covid-19, é uma causa fundamental para esse aumento de casos de sarampo, mas também responsabiliza a hesitação vacinal, “que chegou a ser considerada uma das principais ameaças à saúde pública global”.

O termo significa o atraso ou a recusa em se vacinar, mesmo quando as vacinas estão disponíveis. A principal causa da hesitação é a perda do medo da doença, mas ela também pode acontecer quando as pessoas não estão bem informadas, e têm medo ou dúvidas sobre a vacina, ou quando acreditam em discursos falsos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil registra 34 casos de sarampo e Ministério da Saúde emite alerta de vigilância

Brasil registra 34 casos de sarampo e Ministério da Saúde emite alerta de vigilância

Estados de Tocantins, Maranhão e Mato Grosso estão em surto da doença, que retornou ao país devido à queda na cobertura vacinal, que está abaixo da meta de 95%.
L
Prefeitura contrata 150 servidores para reforçar a saúde pública em Porto Velho

Prefeitura contrata 150 servidores para reforçar a saúde pública em Porto Velho

Novos profissionais atuarão nas unidades básicas e de pronto atendimento, ampliando a cobertura de serviços e reduzindo o tempo de espera da população.
L
Policlínica Oswaldo Cruz oferece acompanhamento e tratamento especializado para pacientes com hanseníase

Policlínica Oswaldo Cruz oferece acompanhamento e tratamento especializado para pacientes com hanseníase

Atendimento gratuito na Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho, reforça a importância do diagnóstico precoce e da quebra do estigma em torno da hanseníase.
L
Prefeitura de Porto Velho alerta sobre emissão indevida de atestados médicos

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre emissão indevida de atestados médicos

Busca por documentos sem necessidade real sobrecarrega unidades de saúde da capital.
L
Casos de intoxicação por metanol chegam a 32 no Brasil

Casos de intoxicação por metanol chegam a 32 no Brasil

Ministério da Saúde confirma aumento para 32 casos de intoxicação por metanol no país, com 181 ocorrências ainda em investigação e cinco mortes confirmadas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Eyder Brazil faz balanço do primeiro ano de mandato com foco em educação, assistência social e segurança pública

O deputado estadual Eyder Brazil destacou o retorno à Assembleia Legislativa após dois anos como suplente, ressaltando avanços significativos nas áreas de educação, agricultura familiar, esporte, segurança pública e atendimento social à população rondoniense.
L

Agenda News: Jaqueline Cassol fala sobre fé, raízes e força feminina

aqueline revela como suas raízes no campo moldaram sua trajetória política e pessoal, inspirando outras mulheres a escreverem suas próprias histórias de superação.
L
Influenciadora realizará primeiro reality show de Porto Velho em novembro

Influenciadora realizará primeiro reality show de Porto Velho em novembro

Influenciadora Ester Muniz confirma que reality estreia em 6 de novembro, terá três dias de provas e R$ 10 mil em prêmios.
L

Comunidade News: Exporturismo em Rondônia ganha destaque com especialistas

A entrevista também trará informações sobre a importância da parceria entre Fecomércio e Sesc na organização e estrutura do evento, bem como oportunidades para o público participar.
L

Devido à previsão de fortes chuvas em todo o estado nesta terça-feira, órgãos emitem alerta para a população

O estado de Rondônia, especificamente as regiões Noroeste e Centro-Oeste, devem observar um aumento na intensidade das precipitações a partir de quarta-feira (15). Prevê-se que as chuvas atinjam o nível 2, expandindo a área sob risco.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Trama golpista: réus do Núcleo 4 pedem absolvição ao STF

Trama golpista: réus do Núcleo 4 pedem absolvição ao STF

Julgamento foi suspenso e será retomado na próxima terça-feira (21).
L
Gislaine Lebrinha destina R$ 2,17 milhões para ponte em São Domingos

Gislaine Lebrinha destina R$ 2,17 milhões para ponte em São Domingos

Recursos já estão disponíveis para construção da Ponte do Hélio
L
Gislaine Lebrinha destina R$ 1,98 milhão para infraestrutura em Alvorada d’Oeste

Gislaine Lebrinha destina R$ 1,98 milhão para infraestrutura em Alvorada d’Oeste

Recursos serão usados em bloqueteamento e aduelas, beneficiando tráfego e população.
L
Gislaine Lebrinha viabiliza R$ 286 mil para aquisição de camioneta em Alvorada d'Oeste

Gislaine Lebrinha viabiliza R$ 286 mil para aquisição de camioneta em Alvorada d’Oeste

Recurso já está disponível e será usado para atender serviços da Prefeitura
L
Alex Redano solicita manutenção urgente da ponte sobre o Rio Preto, na RO-140, em Rio Crespo

Alex Redano solicita manutenção urgente da ponte sobre o Rio Preto, na RO-140, em Rio Crespo

Parlamentar alerta que desgaste da estrutura representa risco a motoristas, pedestres e produtores rurais que utilizam a via diariamente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubo a mulher no Jardim Santana

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubo a mulher no Jardim Santana

Membro do CV conhecido como “Pince” foi capturado por policiais do 5º Batalhão em Porto Velho; um simulacro de pistola foi encontrado com o suspeito.
12
DHPP de Rondônia prende casal em Manaus acusado de dois homicídios e esquartejamento

DHPP de Rondônia prende casal em Manaus acusado de dois homicídios e esquartejamento

Ação conjunta com a Polícia Civil do Amazonas capturou Z. R. de A. e E. da S. P., foragidos de Porto Velho e investigados por crimes brutais motivados por desavenças.
10
Polícia Civil de Alvorada do Oeste prende investigado por crimes sexuais e coação

Polícia Civil de Alvorada do Oeste prende investigado por crimes sexuais e coação

Mandado de prisão preventiva foi cumprido nesta segunda-feira contra D. do P. G., que é acusado de delitos graves, incluindo estupro de vulnerável e assédio sexual.
16
Polícia Civil de Vilhena prende foragido acusado de homicídio na Operação Venator

Polícia Civil de Vilhena prende foragido acusado de homicídio na Operação Venator

Ação conjunta da DERCCV resultou na captura de F.B.P., um dos autores do crime ocorrido em julho após uma discussão fútil que levou à morte da vítima.
14
Polícia Civil de São Miguel do Guaporé prende em flagrante autor de homicídio

Polícia Civil de São Miguel do Guaporé prende em flagrante autor de homicídio

Ação rápida da Delegacia de Polícia resultou na prisão de E.S.S. e na apreensão da arma do crime, motivado por dívidas relacionadas ao tráfico de drogas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STJ anula condenação e determina soltura de acusado do "Crime da 113 Sul" em Brasília

STJ anula condenação e determina soltura de acusado do “Crime da 113 Sul” em Brasília

Francisco Mairlon Aguiar estava preso há cerca de 15 anos, condenado pelo triplo assassinato de José Guilherme Villela, sua esposa e a empregada; decisão aponta irregularidades processuais.
L
Presidência da COP30 mapeia iniciativas e descobre que 300 projetos climáticos foram descontinuados

Presidência da COP30 mapeia iniciativas e descobre que 300 projetos climáticos foram descontinuados

A Agenda de Ação brasileira cobrou um balanço de 722 projetos lançados desde a COP21, em Paris, e mudou a estratégia para conectar as ações da sociedade civil diretamente às metas do Acordo de Paris.
L
Estudo aponta que financiamento climático no Brasil é desigual

Estudo aponta que financiamento climático no Brasil é desigual

Oxfam diz que desigualdade nos créditos aprofunda exclusões.
L
Polícia Civil de Rondônia prende faccionados por agressão em Guajará-Mirim

Polícia Civil de Rondônia prende faccionados por agressão em Guajará-Mirim

Integrantes de grupo criminoso foram identificados e detidos após agredir gravemente um homem que teria sido submetido a uma “disciplina interna” da facção.
10
Operação prende seis por adulteração de bebidas em São Paulo

Operação prende seis por adulteração de bebidas em São Paulo

Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.